+55 (47) 2101-7070
Voltar

[Case] Alibem eleva a segurança e a confiabilidade de suas Operações Financeiras com WFN Financing Gesplan

14 Julho 2022

Fundada no ano 2000, a Alibem é uma empresa do ramo alimentício que atua na produção de carne suína e bovina, carregando os títulos de segunda maior companhia no mercado de suínos no Rio Grande do Sul e quinta maior em abates em todo o país. 

Com mais de 4 mil empregos diretos gerados e uma parceria com cerca de 800 pequenos produtores rurais, distribui seus produtos por todo o Brasil e exporta para mais de 40 países.

Em 2020, focada em melhorar sua gestão financeira e aperfeiçoar seus processos, a Alibem encontrou no WFN Financing a solução para a gestão das suas operações financeiras.

 

O desafio

Visão ampla do financeiro e informações em tempo real 

A equipe financeira da Alibem precisava de maior produtividade e uma visão mais ampla e segura das capacidades da empresa.

A inserção manual de dados e cálculos em planilhas demandava mais tempo e atenção da equipe, impactando diretamente na rotina de trabalho e, especialmente, no Compliance. Além disso, os  relatórios gerenciais em planilhas dificultavam o acesso à informação em tempo real. Era necessário mudar essa realidade.

 

O que a Alibem buscava

Automação, segurança e produtividade

Diante dos desafios, a Alibem buscava uma solução que fosse capaz de otimizar a inserção de dados, proporcionando uma visão sistêmica de todo o financeiro.

De acordo com Paulo Vargas de Carvalho, gerente financeiro da Alibem, a ideia era encontrar um sistema integrado de gestão, que permitisse automatizar os processos e agilizar o acesso aos relatórios e informações importantes. “No projeto macro do financeiro, nosso objetivo era a automatização do fluxo de caixa como um todo. Ou seja, ter tanto a informação quanto o cálculo realizado de uma maneira segura e validada por um terceiro”, explica.

Sintetizando em pontos-chave, a empresa buscava:

  • Sair das planilhas;
  • Relatórios gerenciais;
  • Funcionalidades automatizadas;
  • Acompanhamento claro e simplificado das operações financeiras;
  • Visão detalhada das posições de endividamento e aplicações de caixa;
  • Segurança das informações;
  • Informações em tempo real para auxiliar na tomada de decisões.

 

Buscando os recursos que melhor se encaixavam à sua realidade, a Alibem encontrou no WFN Financing a solução de Gestão de Operações Financeiras mais adequada às necessidades da empresa.

 

A solução

Gestão de Operações Financeira, com o WFN Financing

O WFN Financing, software que oferece o gerenciamento automatizado dos contratos de aplicações, empréstimos, derivativos, fianças e mútuos, foi implantado, alcançando de imediato uma rotina mais ágil e segura. 

O novo sistema também favoreceu a equipe sobre a visão de seus indicadores. Através dos campos personalizáveis, modelos inteligentes de cadastro e cotações automáticas, a Alibem passou a gerar relatórios com mais velocidade, além de ter a confiabilidade das informações levantadas.

"Quanto fazíamos uma nova estrutura de contrato, montávamos o template e cálculos em planilha. O sistema ajudou a ter a praticidade dos templates prontos e, principalmente, a ter as informações de forma mais rápida”, conta Paulo.

 

O resultado

Automatização como ferramenta para um trabalho mais ágil e íntegro

O processo de implantação do WFN Financing envolveu a equipe completa da área de finanças da Alibem, contando com treinamentos realizados pela Gesplan para garantir que a solução estivesse bem ajustada às necessidades da empresa.

Após a implantação e uso do sistema, os benefícios começaram a aparecer:

  • Contabilizações automáticas;
  • Confiabilidade das informações;
  • Segurança e rapidez nas atividades;
  • Facilidade na geração de relatórios.

 

Além da otimização do tempo e da eficiência na gestão das informações entre as áreas, a solução também trouxe a segurança desejada.

Nosso maior benefício estratégico é ter tudo automatizado, tanto a informação quanto o cálculo, feitos de uma maneira segura.

Paulo Vargas de Carvalho | Gerente Financeiro

 

WFN Financing – sistema avançado da Gesplan para gestão de operações financeiras

 

Com o WFN Financing é possível otimizar e automatizar as operações de gestão financeira, garantindo mais eficiência aos processos através de cálculos avançados.

Solução em nuvem, disponibilizada como serviço SaaS Financeiro, o sistema está sempre atualizado com o mercado, garantindo que os contratos estejam refletindo as cotações e projeções mais atualizadas.

Algumas das possibilidades que o WFN Financing apresenta, são:

  • Atualização automática de saldos, cotações, taxas e índices dos contratos;
  • Relatórios gerenciais de rentabilidade da carteira e custeio da dívida;
  • Workflow customizável;
  • Cálculos avançados automatizados;
  • Integração automática das informações financeiras e contábeis;
  • Adequação às normas vigentes e auditoriais (IFRS, SOX, etc.);
  • Integridade das informações financeiras e contábeis;
  • Templates inteligentes atendendo aos padrões das operações;
  • Otimização de tempo e recursos;
  • Painéis e relatórios interativos, com filtros dinâmicos;
  • E mais.

Se você procura uma solução intuitiva para uma tesouraria inteligente, fale com nossos especialistas e descubra tudo que a Gesplan pode fazer para elevar a performance das suas operações financeiras.

 

Kit Tecnologias na Tesouraria

Tags:

Cases

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo