+55 (47) 2101-7070
Voltar

Eliane Revestimentos potencializa inteligência de dados da Tesouraria com dashboards Gesplan

01 Setembro 2020

Fundada em 1960, a Eliane é a maior exportadora de revestimentos cerâmicos do Brasil. Presente em mais de 80 países, ampliou sua tecnologia e operações, integrando ao grupo norte-americano, Mohawk Industries, a maior empresa global do mesmo segmento.

Com uma soma expressiva de recursos fora do Brasil e a nacionalização destes recursos, o controle das operações financeiras e o gerenciamento do fluxo de caixa são mensurados e analisados através dos Dashboards Gesplan, integrados à sua robusta plataforma de Tesouraria.

O desafio

Sair das planilhas para uma solução integrada e inteligente

Em 2016, a Eliane Revestimentos passou por uma reconfiguração importante. Foram ampliados os investimentos em tecnologia e alguns processos foram otimizados. Tudo isso visando os novos rumos estratégicos do negócio. 

O gerenciamento de empréstimos e do fluxo de caixa, antes controlado em diversas planilhas, foi substituído pela solução de tesouraria da Gesplan. Isso permitiu aos gestores mais visibilidade dos negócios e exploração de possíveis cenários. Tudo em um único ambiente tecnológico.

Para Luiz Flor, analista de tesouraria e usuário-chave do sistema na Eliane, além da facilidade operacional, a agilidade no processo e a confiabilidade das informações geradas se destacaram para adesão da empresa à solução. 

Sem a interferência manual na geração dos gráficos e relatórios, extraídos direto do sistema, os resultados se mostraram incontestáveis e seguros para embasar a tomada de decisão gerencial.

“Trabalhando com planilhas fazíamos um bom trabalho, mas só chegávamos ao fechamento no sexto ou sétimo dia útil do mês. Com as soluções da Gesplan, nosso fechamento agora se dá no primeiro dia útil. Ganhamos agilidade e confiabilidade em nossos processos financeiros, de controladoria e contabilidade.”

Luiz Flor –  Tesouraria
Eliane Revestimentos

A solução

Visibilidade dos negócios com inteligência de dados

Altamente flexível, a dinâmica para melhor visualização dos dados é determinada pelo próprio usuário. Sendo assim, o Dashboard Gesplan permite a criação de data marts personalizados com parâmetros customizáveis. 

Também permite o compartilhamento de gráficos, tabelas e relatórios com a equipe, para contribuição ou visualização das informações. Tudo isso tendo com as informações já contempladas nos módulos WFN Cash e WFN Financing.

Corroborando com a versatilidade da ferramenta, a Eliane Revestimentos explorou seus próprios parâmetros para analisar visualmente os relatórios e indicadores.

“Os rumos do negócio aumentaram a demanda de outras operações financeiras. E a solução da Gesplan nos ajudou a ter uma gestão mais sistematizada, ágil e confiável.”

Luiz Flor –  Tesouraria
Eliane Revestimentos

O grau de endividamento no curto e longo prazo foram transformados em alertas programados para acompanhar a saúde financeira da companhia e a necessidade de reprogramar os contratos, renegociações e o alcance de metas internas. 

O controle das captações, evolução dos saldos, controles de impostos, relação de tarifas bancárias, métricas para a posição e a necessidade de novas garantias são convertidos em reports gráficos para melhor percepção e análise da diretoria e do conselho fiscal. Tudo em tempo real, em posições retroativas ou futuras.

Os resultados

Dashboards pré-definidos para geração de relatórios, confiança, agilidade e suporte a auditorias

Contemplando as informações da tesouraria de maneira unificada, nos dashboards foram criados indicadores. A fim de balizar o desempenho dentro das regras de compliance da companhia, permitindo a tomada de decisão mais criteriosa e assertiva, apoiada nas informações geradas pelo sistema. 

Além disso, o tempo da equipe, antes dedicado à construção e geração de relatórios de diferentes perspectivas dos dados, agora é otimizado para a sua análise e diagnóstico.

Luiz Flor comenta que a automatização e a confiabilidade trazidas pela solução foram fundamentais. “Hoje, a falta das soluções da Gesplan tornaria nossa operação praticamente impossibilitada. Temos dezenove usuários, sendo que cinco deles precisam usar as soluções diariamente. Estamos muito satisfeitos com o suporte que a Gesplan nos dá”. 

Seu time de tesouraria também quer tornar tudo mais ágil, com visibilidade e inteligência? Descubra como os Dashboards Gesplan podem otimizar a análise gerencial e embasar sua tomada de decisão mais assertiva. Entre em contato para uma demonstração!

20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo
21 Fevereiro 2024

Mercado de capitais: o que podemos esperar para 2024?

Quem acompanha o universo dos investimentos sabe: em 2023, o mercado de capitais passou por momentos difíceis. Mas quais...

Continue lendo
07 Fevereiro 2024

Tecnologia em nuvem: 4 práticas que geram valor para um negócio

As estratégias de migração para a nuvem precisam ser elaboradas de acordo com as características, recursos e demandas de...

Continue lendo