+55 (47) 2101-7070
Voltar

Como a Klabin adequou seu controle à norma IFRS 16 com a solução WFN Lease

04 Maio 2021

Com 24 unidades industriais e 4 unidades de negócios, a Klabin S.A. está entre as maiores empresas do Brasil. É a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e líder na produção de embalagens de papel biodegradáveis. Presente há 121 anos em sua área, cria soluções customizáveis para diferentes setores, compartilhando de um ideal de futuro renovável e sustentável.

O desafio

Adequação à norma IFRS 16 com automatização e produtividade

A IFRS 16 exigiu algumas adaptações por parte das empresas e para a Klabin não foi diferente. Com variados modelos de contratos de locações, considerou utilizar planilhas para realizar os cálculos de valor presente, mensurações de ativos e passivos, bem como despesas financeiras, contrato a contrato. Contudo, percebeu que toda esta operacionalização traria um esforço e custo gigantesco para suas equipes.

A decisão, portanto, foi buscar no mercado uma solução que pudesse agregar agilidade aos cálculos e auxiliar na adequação do controle em conformidade com a norma IFRS 16, além de otimizar a rotina da equipe e garantir a precisão dos dados aliado às necessidades do dia a dia do setor.

A solução

A Klabin encontrou o WFN Lease para atender às suas necessidades. Desenvolvido para administrar contratos de locações e arrendamentos, é um software que permite calcular saldos a valor presente, reajustes contratuais, assim como segregar eventos contábeis e gerenciar ativos arrendados da empresa de forma automática, facilitando as tarefas de controle.

Além disso, a solução unifica as informações das áreas de contratos, suprimento, contabilização, jurídico e pagamentos, trazendo uma visualização mais clara para os gestores ao consolidá-las em um único controle, além de otimizar tempo e processos na adequação à norma IFRS 16.

Resultados muito positivos vieram com a implementação da solução Gesplan, sendo que o sistema auxiliou desde o início, trazendo produtividade e acuracidade dos números, como relatado pela gestão da Controladoria:

“A Gesplan possui relatórios completos e bem flexíveis, com boa navegação, atendendo aos critérios contábeis. Cada dia de fechamento são mais de 4 horas de atividades que são reduzidas e otimizadas, além da segurança da informação e a automatização que reduz os erros manuais.”


Silvio Roberto Camargo, Controladoria Corporativa Klabin

É fácil perceber como o recurso oferece alto custo-benefício e auxilia as empresas a lidarem com a demanda de adequação de contratos, trazendo confiabilidade à gestão.

Resultados

Além de estarem adequados às exigências da norma, ao implementar o WFN Lease, a Klabin teve grandes benefícios, como:

  • Agilidade nos processos;
  • Automatização de cálculos de usufruto, amortização, depreciação e juros;
  • Relatórios dinâmicos específicos para controle de auditoria;
  • Gerenciamento de contratos por categoria, o que traz melhorias ao  procedimento; 
  • Mensuração automática do Ativo de direito de uso e Passivo de arrendamento;
  • Integração automática de taxas e cotações de mercado;

E mais.

Todos estes benefícios permitiram  gerar economia financeira e de horas no orçamento, uma vez que o acesso aos relatórios com todos os contratos tornou-se mais eficiente.

Ao conversar com duas analistas de controladoria da Klabin, Julyana Jesus Falcão e Miriã Erica Cirino, sobre uma possível rotina sem a solução WFN Lease, ambas responderam de forma enfática: “Não poderia nem imaginar!”. Julyana ainda pontuou alguns dos benefícios encontrados na solução da Gesplan:

“Entre os benefícios estão a agilidade nos cálculos e os dashboards, pois montamos os relatórios do jeito que precisamos e isso facilita bastante. Montamos relatórios no Gesplan e já deixamos salvos e quando precisamos é só ir configurar o período, então já estão prontos. É muito rápido, se fizéssemos manualmente, certamente demoraria muito tempo.”


Julyana Falcão, Controladoria Corporativa Klabin

WFN  Lease:

Desenvolvido pela Gesplan, o WFN Lease é uma solução em nuvem, que pode ser facilmente integrada ao ERP, para a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas, adequando o cálculo dos contratos às regras do IFRS 16. 

Conferindo eficácia no processo de montagem de relatórios e visualização através de dashboards, de maneira simples e rápida, o que facilita toda a rotina de gestão. Por meio dela, as empresas conseguem se adaptar de maneira mais efetiva. 

A ferramenta agrega benefícios disponibilizando diversos recursos e funcionalidades que conferem:

  • Gestão e controle da tesouraria, complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • Dashboards dinâmicos financeiros, contábeis e gerenciais;
  • Confiabilidade das informações financeiras e contábeis.
  • Automatização, melhoria e integração dos processos;
  • Permite a inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos.


Os templates e dashboards disponíveis tornam mais produtiva a rotina dos profissionais, oferecendo agilidade em cadastros, informações padronizadas e centralizadas, além de integração com ERPs e sistemas legados.

New call-to-action

Tags:

IFRS 16 Cases

20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo
21 Fevereiro 2024

Mercado de capitais: o que podemos esperar para 2024?

Quem acompanha o universo dos investimentos sabe: em 2023, o mercado de capitais passou por momentos difíceis. Mas quais...

Continue lendo
07 Fevereiro 2024

Tecnologia em nuvem: 4 práticas que geram valor para um negócio

As estratégias de migração para a nuvem precisam ser elaboradas de acordo com as características, recursos e demandas de...

Continue lendo