+55 (47) 2101-7070
Voltar

Como o WFN Lease (IFRS 16) trouxe mais agilidade e segurança para a controladoria da Sotreq

13 Agosto 2021

Fundada em 1941, a Sotreq atua como revendedora de máquinas, peças, serviços e sistemas Caterpillar. Hoje, conta com 60 unidades no Brasil, oferecendo soluções tecnológicas e especializadas para obras de infraestrutura de diversas complexidades e segmentos, como construção, florestal, agrícola, energia, mineração, industrial, marítimo, entre outros. A Sotreq, durante sua trajetória, ganhou diversos prêmios e certificações, comprovando sua excelência e qualidade nos serviços prestados.

O desafio

Otimizar o tempo da equipe ao controlar e mapear contratos de arrendamentos

A nova norma IFRS 16 exigiu das empresas algumas adaptações, gerando mais complexidade e abrangência na gestão de contratos de locações e arrendamentos. Para a Sotreq, o tempo investido na gestão dos contratos era o maior desafio.

Isso porque a empresa utilizava planilhas para realizar essa operação, o que com as adaptações para atender a norma, tornou o processo menos produtivo. Antes, era gasto um tempo médio de uma hora por contrato para montar a base mensal. Sendo assim, no fechamento, a situação era mais crítica. De acordo com Caroline Deodoro, da Controladoria da Sotreq, “Para contabilizar tudo, levava um dia inteiro.

Por conta disso, a Sotreq procurou por uma ferramenta prática e eficaz que pudesse auxiliar no controle e mapeamento dos contratos, a fim de trazer mais agilidade nos cálculos em conformidade com a norma contábil. Dessa forma, não só os resultados seriam mais precisos, mas também a rotina da equipe seria otimizada.

A Solução

Um sistema que simplifica e agiliza a gestão de contratos de arrendamentos

Para suprir os requisitos que a controladoria demandava para otimizar os processos de adequação à IFRS 16, a Sotreq implementou o WFN lease da Gesplan, solução que padroniza e realiza a contabilização de forma automática e em conformidade com a norma, além de ser totalmente integrada ao sistema contábil da empresa.

Lislie Barros, do setor de Soluções Digitais da Sotreq, apontou que a escolha pela Gesplan se deu em razão do custo-benefício oferecido pela empresa e pelo fato do WFN Lease poder ser integrado ao sistema SAP, atendendo as necessidades da Sotreq. Outro ponto relevante na decisão foi a facilidade na utilização do sistema, como conta Caroline Deodoro, da Controladoria: “Achamos a ferramenta muito amigável, bem fácil de usar.

Além disso, Caroline conta que uma preocupação era a contabilização de todos os contratos, mas isto não é um problema para a Gesplan:

“Uma preocupação que tínhamos ao implantar o sistema era se estávamos fazendo as contabilizações certas, pois é crítico e gera dúvidas. [...] E todas as contabilizações que a Gesplan trouxe estavam corretas!”

Os resultados

A solução WFN Lease trouxe diversos benefícios para a Sotreq, como:

  • Garantia de adequação à norma IFRS 16;
  • Agilidade nos cálculos e fechamentos;
  • Segurança e confiabilidade das informações;
  • Contabilização automática e integrada ao sistema contábil da empresa;
  • Integração nativa com o ERP SAP.

Estes benefícios tornaram a rotina da controladoria da Sotreq mais produtiva e ágil. Hoje, a equipe possui um trabalho adequado à norma, mais seguro e otimizado. O processo, que antes durava um dia inteiro para ser concluído utilizando planilhas, ficou muito mais prático:

"No controle mensal, gastávamos mais ou menos 1 hora por contrato, e são 60 contratos. Mas no fechamento, levávamos um dia inteiro com as planilhas. Agora, com o Gesplan, eu faço em 5 minutos, é muito rápido."

Caroline Deodoro | Controladoria

A solução WFN Lease

O WFN Lease da Gesplan é a solução em nuvem para a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas, adequando o cálculo dos contratos às regras do IFRS 16, determinadas pelo IASB.

Permitindo o reconhecimento financeiro e contábil do saldo dos contratos e cálculos a valor presente, o WFN Lease realiza a contabilização de forma automática e totalmente integrada ao sistema contábil da empresa.

A ferramenta agrega benefícios disponibilizando diversos recursos e funcionalidades como:

  • Gestão e controle da tesouraria, complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • Dashboards dinâmicos financeiros, contábeis e gerenciais;
  • Confiabilidade das informações financeiras e contábeis.
  • Automatização, melhoria e integração dos processos;
  • Permite a inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos.

Tudo isso para facilitar, otimizar e alavancar os resultados da sua empresa!

O WFN Lease é uma solução pensada para a gestão simplificada dos contratos de arrendamento, tornando o processo mais ágil e seguro.

New call-to-action

Tags:

IFRS 16 Cases

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo