Gestão da Tesouraria: Por que a inovação em nuvem é importante em uma economia digital

A modernização das soluções para o gerenciamento financeiro em nuvem está impulsionando mudanças positivas para as equipes de Tesouraria, permitindo que os CFOs e líderes corporativos melhorem sua tomada de decisões e aprimorem seus resultados, de acordo com o relatório da pesquisa de mercado global do IDC MarketScape.                      

As organizações que adotaram soluções modernas se beneficiam de uma série de melhorias, como automação, integração com aplicativos de terceiros e um conjunto de práticas recomendadas que permitem às empresas atingirem as suas metas de crescimento. Esses novos modelos operacionais são definidos para melhorar consideravelmente as operações de negócios.

“A transformação digital está agora se consolidando no mercado de aplicações de risco e tesouraria. Os sistemas de tesouraria estão começando a se tornar mais sofisticados para atender à essas necessidades. Somente fornecedores capazes de oferecer soluções com ampla funcionalidade de tesouraria junto com a nova onda de ferramentas digitais como nuvem, APIs e inteligência vão prosperar no mercado de aplicações de risco e tesouraria.”

 

Kevin M. Permenter, Analista Sênior de Pesquisa,
Enterprise Applications e Digital Commerce 

O desenvolvimento de novas ferramentas digitais para otimização do capital de giro, moedas estrangeiras, gerenciamento de dívidas e receita tem grande efeito para otimizar o tempo dos profissionais de tesouraria, que são responsáveis tanto por tarefas operacionais quanto por demandas mais complexas dos CFOs. Nesse cenário, a automação de funções como gerenciamento de caixa, fluxo de caixa, capital de giro, conciliação bancária, permitem que os usuários mudem seu foco para requisitos de nível mais alto, incluindo previsão de caixa, gerenciamento de risco financeiro, gerenciamento de hedge, conformidade e outras demandas.

Gestão da Tesouraria

As soluções de gestão de risco e tesouraria estão evoluindo rapidamente para melhor atender os CFOs e as equipes de tesouraria. É fundamental que os usuários destas soluções entendam não apenas como os fornecedores, produtos e serviços estão posicionados atualmente, mas também como eles podem desenvolver-se nos próximos três meses ou 20 anos. Por isso, é importante garantir que as ferramentas utilizadas proporcionem uma gama de cenários possíveis para conduzir as decisões que determinam o futuro da empresa.

Alguns dos fatores a serem considerados ao tomar decisões de compra sobre SaaS e software de tesouraria incluem:

  • Experiência na implementação de soluções de tesouraria;
  • Conhecimento do fornecedor de regulamentos e diretrizes financeiras, tanto locais quanto globais;
  • Disponibilidade de suporte;
  • Compromisso do fornecedor com o mercado e perspectiva de investimento estratégico;
  • Capacidade de integração com sistemas de TI internos e parceiros existentes;
  • Recursos disponíveis, como relatórios, conectividade bancária, extratos, integrações, gerenciamento de caixa e risco, etc.

Migração para a nuvem

Um número crescente de empresas está transferindo suas informações de gerenciamento de risco e tesouraria para a nuvem. A IDC estima que a divisão entre o software de nuvem local e público mudará de 82,2% e 17,8% em 2016 para 70,7% e 29,3%, respectivamente, até 2021. Em outras palavras, nos próximos anos, os aplicativos locais tendem a diminuir em 11,5% e, inversamente, as soluções em nuvem aumentarão na mesma proporção. 

Oportunidades futuras

A adoção de aplicativos modernos de gerenciamento de risco e tesouraria é prática importante para os profissionais de finanças e tesouraria, para ajudá-los a fornecer mais apoio de decisão estratégica ao CFO e também para gerar mudanças positivas para sua empresa. Olhando para o futuro, em busca de benefícios que as soluções financeiras modernas devem oferecer, a pesquisa da IDC conclui que a alavancagem de inteligência de negócios para fornecer mais informações sobre posições de caixa e mobilização de caixa para subsidiar a gestão estratégica das finanças é uma vantagem para as soluções de tesouraria, da qual a Gesplan já contempla.

 

A Gesplan fornece, há mais de 15 anos, soluções em software para o planejamento estratégico e gestão financeira de empresas de médio e grande porte, reduzindo riscos e incertezas do processo decisório e estratégico dos seus negócios.

Deixe um comentário