+55 (47) 2101-7070
Voltar

Por que investir em tecnologia de Tesouraria?

14 Abril 2020

Ao pensarmos a produtividade da equipe de finanças, é impossível não falarmos na utilização da tecnologia de tesouraria. Na atualidade, as empresas já não precisam gastar milhões de reais para adquirir os melhores softwares, portanto, não há desculpa na hora de equipar o time tecnicamente.

Sobre isso queremos ajudá-lo a refletir ao longo deste artigo.
Continue lendo para entender por que é tão importante ter uma estratégia tecnológica visando a melhoria da produtividade do time de tesouraria!

Investir em tecnologia não é mais um “luxo” 

“Ainda hoje, ao conhecer as dependências de uma grande empresa no Brasil, é possível deparar-se com profissionais de tesouraria realizando trabalhos manuais e utilizando tecnologias ultrapassadas, como planilhas não integradas e negociação de divisas por telefone”.

É o que afirma o Chefe de Vendas para a América Latina da Bloomberg, Geraldo Coelho, na edição do último trimestre da revista do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). No artigo, Coelho alerta para dois riscos decorrentes do uso de tecnologias obsoletas: o prejuízo com transações cambiais e a perda de competitividade das empresas instaladas em solo nacional.

Desde meados do ano passado, o horizonte econômico e geopolítico global vem se tornando mais incerto e os mercados e moedas, mais voláteis, tanto em países desenvolvidos como emergentes. Ao redor do mundo, empresas têm relatado ganhos menores por causa de perdas cambiais, nota Coelho, e, por aqui, a situação não poderia ser diferente. Além da maior volatilidade, muitos tesoureiros corporativos ainda precisam lidar com falta de automatização de processos e tecnologias desatualizadas.

Por isso, a seguir, vamos entender melhor os desafios que a tesouraria corporativa enfrenta, no contexto brasileiro, e como algumas tecnologias podem reduzir riscos e perdas para as empresas.

O papel estratégico da Tesouraria

O tesoureiro corporativo, hoje, é responsável tanto pelas transações financeiras, como por avaliar os riscos que elas geram para a operação. A tesouraria desempenha, portanto, um papel extremamente estratégico dentro de qualquer empresa.

Além de trabalhar com taxas de juros, prazos, garantias e condições de financiamentos, o dia a dia dos tesoureiros envolve a negociação de moedas estrangeiras, operações de hedge para assegurar uma cotação razoável no futuro, e hedge accounting.

Quanto mais eficiência e clareza houver na realização dessas tarefas, maiores serão os ganhos de produtividade para a organização. E uma das maneiras de se conseguir isso é usando tecnologias que reduzem o tempo empregado em tarefas manuais e oferecem uma visão analítica e gerencial das atividades.

Diante de um cenário contemporâneo, o tempo torna-se um fator ainda mais precioso para desenvolver insights, gerir riscos e recursos financeiros de maneira verdadeiramente assertiva.

Os objetivos da tesouraria são:

  • Reduzir riscos;
  • Trazer informações com maior confiabilidade;
  • Realizar análises mais qualitativas;

Os desafios da gestão de Tesouraria

Por outro lado, ao longo dos anos, a abertura de novos mercados impuseram maior complexidade e sofisticação para o trabalho da tesouraria: a abundância de bancos e instituições financeiras, o crescimento dos fundos multimercados e outros intermediários financeiros.

É justamente essa complexidade que tem permitido ao tesoureiro corporativo explorar novas ideias e investir seu tempo de maneira estratégica, como nota o membro da ACT (Association of Corporate Treasurers), Peter Child, em artigo para o blog da associação.

No entanto, uma série de fatores associados ao de tecnologias desatualizadas coloca muitos tesoureiros de companhias nacionais em franca desvantagem e, consequentemente, suas empresas vulneráveis a erros e inconsistências.

Entre elas, Coelho elenca a falta de dados estruturados para tomar decisões eficazes de hedge, maior dificuldade em garantir que dados de negociação tenham sido inseridos corretamente no sistema de gerenciamento da empresa e a lentidão na análise manual do registro de transações realizadas.

Além disso, há a limitação no número de bancos e instituições por meio dos quais as empresas transacionam, o que pode elevar as despesas de empresas com transações de moeda. Ou seja, os impactos em uma tesouraria corporativa podem ser bastante significativos.

Vantagens de investir em tecnologia de Tesouraria

Diante de tantos desafios, cabe às empresas avaliar o custo-benefício das tecnologias voltadas para a gestão de tecnologia disponíveis e assumir uma posição clara em relação ao processo de evolução do departamento.

O setor de finanças e tesouraria pode ser beneficiado diretamente e converter seus ganhos de produtividade em rentabilidade para a empresa.

Confira, a seguir, os principais benefícios que podem ser obtidos ao implementar um bom software de gestão de tesouraria, a partir das ferramentas que aumentam a eficiência e a segurança das ações realizadas.

Fluxo de trabalho

A começar pela adoção de sistemas integrados, eles permitem estabelecer e controlar as etapas do fluxo de trabalho, otimizando o tempo dos profissionais e reduzindo erros de operação.

A automatização de processos até então realizados manualmente, ou em vários sistemas, reduz a carga de trabalho dos profissionais, que podem ter uma atuação mais analítica e estratégica.  

Gestão da informação

Quanto ao controle e acompanhamento de dados, há soluções que permitem gerir de forma rápida e intuitiva aplicações, projetar cenários, acessar informações gerenciais e operacionais com maior grau de confiabilidade e possibilitar isso tudo em relatórios dinâmicos e consolidados.

Uma gestão mais orientada a dados fornece à equipe e ao gestor mais insumos para decisões acertadas e, principalmente, em tempo hábil. 

Automatização

Entrando mais profundamente no tema da automação, alguns sistemas fornecem cotações e projeções oriundas de diversas fontes de dados com intuito de otimizar a atualização automática de saldos, cálculo e projeções, economizando tempo do analista financeiro.

Isso significa que não é preciso um input humano para obter indicadores e gerar relatórios, por exemplo. Um bom sistema faz isso automaticamente e disponibiliza as informações de maneira gráfica, o que facilita a interpretação e as decisões posteriores.

Transparência

Esses recursos ainda contribuem para um maior grau de transparência, sendo úteis em auditorias quanto nas demonstrações financeiras trazendo maior fidedignidade, além de segurança e produtividade. Essas tecnologias permitem que os tesoureiros avaliem e analisem de maneira mais rápida e eficiente o cenário, resolvam problemas e planejem estratégias de negociação mais eficazes.

As vantagens do uso da tecnologia são evidentes e serão cada vez mais importantes para diferenciar o trabalho convencional e aplicação de novas estratégias. Agora, cabe saber quando esse passo será dado pelas empresas que estão para trás na corrida pela revolução digital.

 

Soluções da Gesplan para elevar a produtividade e a competitividade de finanças e Tesouraria

Por fim, confira agora um resumo das principais soluções que a Gesplan oferece ao mercado para elevar os resultados dos departamentos de finanças e tesouraria. 

WFN Cash – Fluxo de Caixa

O WFN Cash integra diferentes fontes de informação para o tratamento dos dados de finanças. Com ele, é possível monitorar e analisar as movimentações financeiras, entradas, saídas.

O time consegue, por exemplo, controlar contas correntes, conciliações financeiras e bancárias, contabilização de despesas e tarifas e a gestão diária de caixa. 

O sistema, que pode ser adquirido no modelo de serviço na nuvem, oferece uma visão ampla ou detalhada do fluxo de caixa, e facilita a obtenção dos objetivos planejados; também fornece insumos para análises de ocorrência, tendências e cenários alternativos.

Entre as principais vantagens oferecidas pelo WFN Cash, destacamos:

  • informações centralizadas, com cálculos automatizados e padronizados;
  • previsibilidade de despesas, tarifas e tributos;
  • poder de análise por meio de simulações de cenários;
  • facilidade de integração com ERPs;
  • acesso rápido à informações administrativas e operacionais;
  • conformidade com normas vigentes e auditorias (IFRS, SOX etc.).

WFN Financing – Operações Financeiras

O WFN Financing é um sistema completo destinado às operações financeiras das organizações. Ele fornece o controle total, ágil e intuitivo de aplicações, empréstimos, derivativos, mútuos e fianças bancárias.

Pode ser adquirido e utilizado na nuvem (SaaS) e está sempre sincronizado e atualizado com as principais operações financeiras de mercado.

Aqui estão os principais benefícios do WFN Financing:

  • controle e projeções de aplicações e dívidas;
  • acesso rápido e facilitado às informações gerenciais e operacionais;
  • garantia da confiabilidade das informações geradas;
  • fluxo de trabalho (workflow) adaptado às rotinas da empresa;
  • atualização automática de saldos e projeções;
  • conformidade com normas vigentes e auditorias (IFRS, SOX, etc.);
  • cálculos padronizados e automáticos;
  • otimização de tempo e recursos.

WFN Lease – Contratos de Locações (IFRS 16 / CPC 06)

O WFN Lease é um software pensado para seguir as regras do IFRS 16, determinadas pelo Conselho Internacional de Normas Contábeis (IASB) — com ele, é possível administrar os contratos de locações e arrendamentos. 

Com o WFN Lease, a equipe pode calcular projeções de reajustes contratuais e gerenciar os ativos arrendados da organização. Além disso, realizar o reconhecimento financeiro e contábil do saldo dos contratos e cálculos à valor presente, fazer a contabilização de forma automática e integrada e analisar tudo isso com relatórios dinâmicos e fáceis de serem interpretados.

Podemos resumir os benefícios do WFN Lease nos seguintes tópicos:

  • gerenciamento dos ativos arrendados;
  • automatização, melhoria e integração dos processos;
  • conformidade com a IFRS 16 (Compliance, SOX, IFRS);
  • gestão e controle da tesouraria complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • informações unificadas das operações financeiras;
  • automatização de cálculos, reajustes e depreciação.

Como você viu, há inúmeras razões para investir em tecnologia de tesouraria e finanças. A produtividade da equipe é uma das grandes vantagens visíveis neste investimento. Mas também a competitividade do negócio e a inteligência da gestão, que passa a ser baseada em dados sempre atualizados e corretamente processados não pode ser ignorada.

Como está o investimento da sua empresa em tecnologia de tesouraria? Faça contato conosco para conhecer nossas soluções e elevar os resultados do seu negócio!

 

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo