+55 (47) 2101-7070
Voltar

Tesouraria Estratégica tem espaço na sua empresa?

22 Janeiro 2019

Como tornar a tesouraria mais estratégica? À medida que as empresas enfrentam os desafios das condições de mercado em constante mudança, a tesouraria é cada vez mais solicitada para apoiar uma melhor execução da estratégia corporativa.

Por isso, listamos abaixo como atingir o auge da tesouraria no seu papel estratégico para a empresa.

1 – Transformando operações de tesouraria

Como você mede se as operações da sua tesouraria estão sendo eficazes para a empresa?

Os profissionais de tesouraria estão evoluindo suas operações para se alinharem aos ambientes de negócios voláteis e complexos de hoje. Os departamentos de tesouraria com visão de futuro periodicamente revisam e reprojetam seus processos, adequando-se para equilibrar efetivamente a eficiência, a inovação e a excelência no desempenho e dar suporte às suas necessidades futuras, atuais e antecipadas.

Técnicas estratégico-operacionais, como cash pooling, tesouraria e centros de serviços compartilhados, devem ser avaliadas rotineiramente quanto à implantação para impulsionar a padronização, a centralização e a escalabilidade das capacidades de tesouraria – todos os indicadores positivos de uma operação de tesouraria eficiente e econômica.

2 – Automatizando a Tesouraria

Você está obtendo o máximo de seus sistemas de tesouraria existentes? Sua empresa tem um plano estratégico para a tecnologia de tesouraria?

Com o papel da Tesouraria se tornando mais visível e estratégico, a exigência é maior. Espera-se que faça mais, melhor e mais rápido, reduzindo simultaneamente os custos. Neste contexto, os sistemas de tesouraria devem ser considerados para determinar se estão sendo utilizados em sua extensão máxima, apoiando adequadamente as necessidades em evolução da empresa. Se for determinado que as necessidades de negócios estão superando os sistemas existentes, soluções mais adequadas devem ser identificadas, avaliadas e adotadas para suportar os requisitos da empresa. As tesourarias voltadas para o futuro estão criando roteiros de automação com metas corporativas, objetivos e planos de execução detalhados que estão em conformidade com os objetivos gerais do roteiro da tecnologia corporativa.

3 – Executando transações estratégicas

Até que ponto a Tesouraria está pronta para apoiar sua empresa por meio de avaliação, planejamento e execução bem-sucedida de uma transação estratégica – seja uma fusão, aquisição, spin-off ou IPO?

A função de tesouraria deve ser capaz de suportar efetivamente qualquer transação estratégica realizada ou antecipada pela empresa – desde a devida diligência e pré-fechamento até o fechamento e o pós-fechamento. Os processos podem ser automatizados para aumentar a previsão e os recursos preditivos da empresa, permitindo que informações mais acuradas e confiáveis ​​estejam disponíveis para a tomada de decisão bottom-up, e para negociar o posicionamento ideal para transações em potencial.

– Aproveitando a análise de tesouraria

Como a tesouraria dispõe de ferramentas analíticas para realizar os seguintes processos?

  • Avaliar resultados futuros e riscos potenciais
  • Proteger os ativos da empresa
  • Apoiar decisões de negócios
  • Financiar a empresa
  • Investir excesso de caixa

Ferramentas analíticas e outras tecnologias emergentes estão sendo utilizadas pelas principais funções de tesouraria, para apoiar os processos de tomada de decisão, aprimorando e capacitando os recursos existentes que podem melhorar a integridade e qualidade dos dados, bem como relatórios e insights mais confiáveis ​​dentro da contabilidade, finanças, governança e regulamentações.

Por exemplo, a automação de processos manuais está sendo usada para acelerar procedimentos de rotina e a inteligência artificial está ajudando a analisar grandes quantidades de dados.

5 – Avaliando atividades de tesouraria especializadas

O setor de Tesouraria foi encarregado de apoiar qualquer uma das seguintes atividades?

  • Acompanhamento da liquidez diária de caixa
  • Preparação e avaliação do forecast de caixa
  • Gerenciamento de recebíveis e seguros

Um departamento de tesouraria de alto desempenho deve ser capaz de criar valor para a empresa em um nível maior e mensurável. Para apoiar a execução de tarefas analíticas e novas atividades, a equipe deve estabelecer e rotineiramente reavaliar processos e procedimentos para garantir que eles evoluam ao lado de mudanças no ambiente de negócios e na tecnologia.

Ao mesmo tempo, os principais departamentos de tesouraria se esforçam para manter suas capacidades com avaliações oportunas das competências da força de trabalho e acompanhar as contratações e treinamentos estratégicos. Isso ajuda a garantir que os recursos estejam disponíveis para conhecimento e desenvolvimento, e possam responder à uma solicitação necessária para dar suporte à empresa.

6 – Gerenciando contabilidade e controles

Como a sua tesouraria oferece um ambiente de controle adequado para abordar os riscos emergentes e atender aos requisitos e normas de um cenário regulatório dinâmico?

No ambiente atual, os riscos empresariais, como instabilidade global, prevenção de fraudes e violações cibernéticas, preços de moeda, taxa de juros, commodities, crédito e títulos, aumentou a relevância para a tesouraria e o gerenciamento de riscos. A tesouraria pode favorecer controles mais rigorosos sobre pagamentos, por exemplo, que são realizados para facilitar um ambiente controlado mais rigoroso. Além disso, a segurança de dados, aproveitando os mais recentes protocolos criptográficos e de dados, tornou-se cada vez mais hábil em detectar fraudes e outros riscos emergentes. À medida em que a tesouraria tem responsabilidade, pode ajudar a fornecer ou promover um ambiente de controle adequado para abordar os riscos e os requisitos regulamentares da empresa.

 

As funções de tesouraria corporativa devem estar preparadas para prestar apoio às decisões estratégicas da empresa. Por isso, responda para nós: Você sabe até que ponto a estrutura de tesouraria está preparada para apoiar sua empresa nas decisões estratégicas?

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo