+55 (47) 2101-7070
Voltar

Análises Qualitativas: Use Software para Finanças I Gesplan

01 Outubro 2020

Uma análise qualitativa tem papel importante no entendimento do negócio, de modo a apresentar os cenários micro e macroeconômico de uma organização. Avaliar a qualidade da gestão, apurar riscos, entender a posição da marca; todos esses pontos vêm da visão qualitativa e, embora seu principal objetivo seja enxergar além dos números, se a empresa não tem dados precisos de suas operações financeiras, esse modelo de análise não terá resultados válidos.

Nesse contexto, para auxiliar a controlar de forma efetiva as operações financeiras, há softwares que trazem informações com maior confiabilidade, possibilitando realizar análises qualitativas eficientes que proporcionam uma maior percepção dos negócios, gerando vantagens como diferenciais competitivos e solidez na saúde financeira. Todavia, para ficar mais clara a relação entre as análises qualitativas e os softwares de gestão financeira, preparamos esse artigo. Acompanhe!

Como um software de controle e gestão financeira pode ajudar

Muito mais do que proporcionar um controle financeiro, os softwares de gestão também trazem outros benefícios às empresas, sendo uma grande fonte de informação para que as análises qualitativas sejam mais precisas. Veja alguns dos benefícios:

– Administração financeira sem erros

Diferente das planilhas, os softwares de controle financeiro são bem menos propensos a erros e possibilitam visualizar de forma fácil e ampla como vai a saúde da empresa. Como um dos fatores principais desse tipo de análise é também entender a situação da gestão do negócio, dados confiáveis são fundamentais.  

– Processos financeiros precisos e operações corporativas conectadas

As possibilidades de integração com os ERPs internos permitem que os números relacionados às operações corporativas sejam concentrados e possam ser acompanhados em uma única fonte, viabilizando a percepção e constatação do potencial de crescimento a curto, médio e longo prazo do negócio na análise. 

– Simulação de cenários

Alguns dos sistemas existentes permitem realizar projeções e prever o gerenciamento de risco através da simulação de cenários. Ao ter esse tipo de recurso englobado, avaliar a vantagem competitiva na análise qualitativa se torna mais fácil, permitindo entender de fato, o quanto a empresa está à frente (ou atrás) de seus concorrentes. 

Leia também:

Gestão de Tesouraria 4.0: o que é e quais os benefícios?

Conheça o WFN Financing Gesplan

Essa solução desenvolvida pela Gesplan foi pensada para a gestão completa das operações financeiras das empresas. Aplicações, Empréstimos, Derivativos, Mútuos e Fianças Bancárias podem ser controladas de forma rápida e intuitiva através de uma solução inovadora, disponível em ambiente totalmente online (SaaS) e atualizada com as principais operações financeiras de mercado.

Veja um resumo das funcionalidades oferecidas pela WFN Financing:

  • Painéis e relatórios interativos, com filtros dinâmicos;
  • Monitoramento e controle da liquidez das operações, endividamento, exposição cambial e outros;
  • Sincronização atualizada de cotações e taxas do mercado;
  • Análises, projeções e gerenciamento de risco através da simulação de cenários;
  • Relatórios gerenciais de rentabilidade da carteira e custeio da dívida;
  • Envio de informação e/ou solicitação de autorizações através de processo de Workflow;
  • Controle de exposição e limites bancários;
  • Cálculos de Marcação à Mercado e fluxo de caixa à valor presente;
  • Controle de fianças bancárias, garantias e garantidores.

Com base nas informações citadas aqui, podemos verificar que contar com um software de controle de operações financeiras traz facilidades na hora de realizar uma análise financeira qualitativa. Além disso, com a agilidade em visualizar as informações oferecidas por essas soluções, há também uma maior otimização no tempo de pesquisa, que pode ser direcionado para uma análise mais crítica e então chegar na inferência dos resultados. Entre em contato agora mesmo e conheça as soluções da Gesplan e como elas vão deixar a rotina dos seus colaboradores ainda mais produtiva.

New call-to-action

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo