+55 (47) 2101-7070
Voltar

Certificação SOC: 7 benefícios de trabalhar com empresas certificadas por esse padrão

24 Janeiro 2024

Mais do que uma camada adicional de proteção, o reconhecimento SOC representa até mesmo um nível superior de competitividade para as empresas.

Em um mundo altamente conectado, qualquer tipo de transação precisa envolver dois quesitos essenciais: segurança e transparência. Especialmente no setor corporativo, é preciso garantir que esses fatores estejam presentes em todas as áreas. 

Quando se fala em softwares para gestão financeira, isso se torna ainda mais primordial e relevante. Afinal, os dados dos setores contábeis são altamente sensíveis, particulares e estratégicos, não podendo ficar disponíveis para qualquer tipo de acesso ou suscetíveis a vazamentos. 

Para garantir que um programa conte com toda a segurança e transparência necessárias aos processos financeiros de uma organização, o ISAE 3402 é um dos padrões mais eficientes do mercado, concedendo as certificações SSAE18 Tipo 2: SOC 1, SOC 2 e SOC 3.

 

Certificações SSAE18 Tipo 2: do que se trata esse reconhecimento?

Gestão de riscos e segurança das informações financeiras - basicamente, é disso que se trata o padrão ISAE 3402. Em resumo, ele atesta que o software pode ser utilizado com toda a garantia de segurança necessária às transações dessa área. 

Desenvolvida pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), essa certificação não é obrigatória, mas representa uma importante garantia adicional quando se fala dos controles em uma organização de serviço. Ela envolve os relatórios Service Organization Control, os famosos SOC, que comprovam a eficácia dos sistemas de gestão financeira, dando às empresas mais segurança na hora de contratá-los. 

O próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão brasileiro, baseou a Norma Brasileira de Contabilidade para Relatórios de Asseguração de Controles em Organização Prestadora de Serviço (NBC TO 3402) na ISAE 3402, o que mostra sua relevância para o mercado nacional e internacional.

Atualmente, três tipos de SOC compõem o SSAE 18 Tipo 2, tornando-o um padrão completo de auditoria. Confira no que consiste cada nível:

  • SOC 1: o primeiro deles assegura a efetividade do controle interno dos relatórios financeiros, avaliando demonstrações como a folha e o processamento de pagamentos.

  • SOC 2: já o SOC 2 tem relação com os sistemas de informação, com foco mais abrangente nos controles internos, avaliando e atestando sua segurança, disponibilidade, integridade e confidencialidade.

  • SOC 3: por fim, o terceiro tipo de relatório é, basicamente, um resumo do SOC 2. Diferente dos dois primeiros, não tem informações detalhadas, tratando de um cenário mais geral e sendo amplamente utilizado em estratégias de marketing, por exemplo, já que disponibiliza informações públicas sobre os testes e auditorias realizados.

Segurança da Informação na Tesouraria

 

Certificação SOC: 7 benefícios de trabalhar com empresas certificadas por esse padrão 

O ISAE 3402 respeita padrões internacionais de segurança e transparência, além de trazer diversas vantagens, especialmente para as empresas que escolhem soluções que contam com suas certificações.

Mais do que uma camada adicional de proteção, essa certificação representa até mesmo um nível superior de competitividade, entregado as empresas:

1. Segurança de dados aprimorada

Para ter acesso às certificações SOC, as empresas passam por processos rigorosos de auditoria. Isso quer dizer que precisam comprovar que contam com uma implementação de controles de segurança de dados realmente eficazes. Para quem utiliza produtos certificados, isso é sinônimo de mais proteção aos dados sensíveis, comuns à rotina de gestão financeira corporativa. 

2. Conformidade regulatória

Outro ponto extremamente vantajoso é o fato de que fica mais fácil garantir a conformidade regulatória contando com programas certificados pelo ISAE 3402. Para setores que lidam com informações financeiras, como é o caso da tesouraria e da contabilidade, há regulamentações exigentes com relação à segurança. Assim, contar com ferramentas que já estejam dentro desse padrão tão importante facilita os processos. 

3. Transparência e confiança

Além de fortalecer os processos internos, as empresas com soluções certificadas SOC deixam claro o seu compromisso com a transparência e a excelência operacional, especialmente diante dos clientes e parceiros. É uma ótima maneira de fortalecer a confiança desses relacionamentos, demonstrando a capacidade e a seriedade da empresa em proteger seus dados.

 

Tesouraria e Compliance

4. Avaliação de riscos melhorada

A certificação SOC também envolve auditorias que ajudam a identificar e avaliar riscos de segurança de dados. Além de garantir o padrão, isso também é essencial para que a empresa tenha clareza com relação a suas vulnerabilidades, estando preparada para lidar com elas através da implantação de medidas para mitigar riscos e manter o alto padrão de segurança.

5. Competitividade no mercado

A preocupação com a segurança, expressa no compromisso em contar com ferramentas que garantem altos padrões de proteção e transparência, coloca a empresa em uma posição de destaque na comparação com os concorrentes. Quando há concorrência por contratos, por exemplo, esse se torna um fator determinante, especialmente quando se trata de organizações que valorizam a conformidade.

6. Redução de custos potenciais 

Qualquer incidente envolvendo a segurança de dados financeiros de uma empresa pode gerar grandes prejuízos. Por isso, trabalhar com empresas certificadas SOC pode ser determinante para ajudar a reduzir custos associados a esses problemas, evitando violações e as consequentes multas que resultam delas, assim como danos à reputação da organização.

7. Padrões de qualidade consistentes 

Por fim, a empresa desfruta de maior consistência na qualidade dos serviços prestados pela ferramenta escolhida, já que a certificação SOC exige processos e controles padronizados para que seja mantida. Assim, há mais constância e, obviamente, segurança em todos os processos que envolvem o setor financeiro.

 

Os controles e processos Gesplan são auditados pela certificação SOC 1 tipo II por 3 anos consecutivos

Sempre comprometida com a segurança e a conformidade, a Gesplan conta com o reconhecimento SOC 1 tipo II, emitido pela auditoria independente Ernst & Young. O padrão internacional valida a efetividade dos controles internos de reporte financeiro de nossas soluções. Pelo terceiro ano consecutivo, em 2024 a Gesplan é certificada SOC novamente.

Segundo Juliano Braz, Especialista em Segurança da Informação, “Este relatório é crucial para a Gesplan, evidenciando a implementação de controles eficazes e garantindo transparência. Ela fortalece a confiança dos clientes ao demonstrar a capacidade da organização em gerenciar riscos e proteger informações sensíveis, proporcionando um diferencial competitivo no mercado”.

É dessa forma que procuramos mostrar o quanto a transparência é importante em tudo o que fazemos e, principalmente, nas ferramentas de gestão que oferecemos. Todas as iniciativas Gesplan estão alinhadas às exigências de compliance do mercado internacional e mostram a nossa busca contínua por excelência no setor.

Isso quer dizer que, ao contar com uma solução Gesplan, você tem segurança comprovada não apenas nos processos de gestão, mas também no cuidado com os dados sensíveis da sua organização.

Quer saber mais sobre como podemos servir seu setor financeiro? Fale com nossos especialistas e descubra.

Infográfico CFOs

21 Fevereiro 2024

Mercado de capitais: o que podemos esperar para 2024?

Quem acompanha o universo dos investimentos sabe: em 2023, o mercado de capitais passou por momentos difíceis. Mas quais...

Continue lendo
07 Fevereiro 2024

Tecnologia em nuvem: 4 práticas que geram valor para um negócio

As estratégias de migração para a nuvem precisam ser elaboradas de acordo com as características, recursos e demandas de...

Continue lendo
29 Janeiro 2024

Gestão Orçamentária: como realizar orçamento, acompanhamento e planejamento em um único lugar?

A gestão orçamentária está no core das empresas e se torna um recurso indispensável para otimizar e exponenciar seu dese...

Continue lendo