+55 (47) 2105-5000
Voltar

5 Benefícios de um investimento assertivo em uma solução de Controle Financeiro Empresarial

05 Janeiro 2021

Sabemos que um dos principais objetivos das empresas é obter o controle total de suas finanças, não somente para mapear os dados, mas também no propósito de usá-los para melhorias de tomadas de decisões e maximização da lucratividade. Por isso, é de suma importância contar com ferramentas adequadas para ter em mãos dados precisos, afinal, informações errôneas podem prejudicar a organização como um todo. 

Nesse contexto, já não é novidade que a adoção de sistemas de gestão financeira traz muitos benefícios, ainda mais nos dias de hoje, com a transformação digital cada vez mais real nas empresas, sendo uma característica fundamental quando se fala em competitividade. Porém, há quem ainda tenha receio de considerar a aquisição de um software considerando ser um custo, quando na verdade trata-se de um investimento. Para entender melhor esse ponto, é possível calcular o ROI da aquisição do software, relacionando os recursos que serão gastos com o investimento inicial e as vantagens obtidas, como os ganhos de capital e a redução de custos proporcionados ao substituir alguns processos manuais.

Diante disso, separamos neste artigo alguns dos principais benefícios que uma empresa tem ao investir em um sistema de gestão financeira. Boa leitura!

  • Conformidade com as leis e práticas de compliance

Novas leis e regulamentos são apresentados e atualizados com uma certa frequência e o não cumprimento pode custar um alto preço, não só em custos financeiros, mas também à reputação da empresa. É primordial ter certa maturidade para identificar as conformidades legais que impactam os requisitos aplicáveis ao negócio. Deste modo, ao aderir um bom sistema de gerenciamento de finanças, a empresa fica apta para lidar com os padrões contábeis mais recentes, pois o sistema se adapta a essas novas atualizações conforme vão sendo adotadas.

  • Acompanhamento facilitado da movimentação através de relatórios 

Os relatórios são indispensáveis para avaliar o desempenho de qualquer frente, mas quando falamos de finanças eles são ainda mais essenciais. As facilidades na geração de relatórios que os sistemas de gestão oferecem contribuem de forma prática para o acompanhamento da saúde financeira do negócio. Com os dados gerados automaticamente, o fluxo de trabalho é otimizado e estabelece maior produtividade aos analistas, além de proporcionar aos gestores tomadas de decisões mais assertivas por terem as informações em tempo real.

  • Criação de Dashboards com estratégias para a visão do negócio

Há sempre dados que são considerados estratégicos e de importância para a empresa. Com a possibilidade de personalizar dashboards, a visão desses dados torna-se simplificada, beneficiando a rotina dos controllers e gerentes financeiros, que poderão monitorar e realizar suas análises organizando as informações de acordo com as necessidades pontuais, visando, sempre, uma melhor gestão orçamentária. 

  • Análises, projeções e gerenciamento de risco através da simulação de cenários

As projeções são formas de avaliar a ocorrência, tendência e o desdobramento de cenários alternativos. Preparar-se para o futuro de forma sistematizada e sustentada é essencial para qualquer organização. E para adotar essa prática, buscando extrapolar o médio prazo com o que realmente está acontecendo no dia-a-dia, a projeção e simulação de cenários contribui em grande escala para diminuir o abismo entre o planejamento e a gestão de curto prazo.

Com a análise dos resultados é possível realizar projeções mais assertivas, equalizadas às constantes mudanças nos panoramas econômicos, garantindo uma maior segurança no planejamento financeiro de curto prazo e também o cumprimento das políticas e objetivos de médio e longo prazos.

  • Integração com ERP e centralização dos dados em uma única fonte

A integração com outros sistemas e a consolidação de dados financeiros alinha os processos corporativos e reduz a complexidade no acompanhamento do desempenho, permitindo o monitoramento e análises de todas as movimentações financeiras da empresa, de modo a realizar as conciliações e contabilizações necessárias. Contar com um software especializado e complementar ao ERP permite um controle total de todos os setores em um único ambiente, contribuindo positivamente com o workflow, a gestão das informações, a automatização dos processos e a transparência interna com stakeholders.

Conforme podemos verificar, os benefícios gerados por sistemas de controle financeiro são muitos, e tendem a garantir maior agilidade e eficiência nos processos diários, tanto para os analistas, que poderão concentrar a atenção em processos mais críticos, como para os gestores e diretores financeiros, que terão dados precisos, que promovem tomadas de decisões mais categóricas.

Já conhece as soluções WFN Gesplan?

A Gesplan disponibiliza as melhores tecnologias integradas para o planejamento financeiro e gestão de tesouraria, na gestão do fluxo de caixa, gestão de operações financeiras e gestão de locações e arrendamentos, com modelos inteligentes adequados às normas e melhores práticas do mercado. São soluções em nuvem, complementares ao ERP, que proporcionam mais produtividade e eficiência para as equipes e informações estratégicas para a tomada de decisão.

Quer otimizar o tempo e os recursos da sua empresa com soluções que agregam valor e eficiência à gestão? Entre em contato com a Gesplan e fale com um de  nossos especialistas.

Deixe um comentário

05 Janeiro 2021

5 Benefícios de um investimento assertivo em uma solução de Controle Financeiro Empresarial

Sabemos que um dos principais objetivos das empresas é obter o controle total de suas finanças, não somente para mapear ...

Continue lendo
16 Dezembro 2020

Pix na Tesouraria 4.0 - A tecnologia otimizando a Tesouraria

Quem acompanha as atuais notícias sabe que o Pix trouxe grandes vantagens para fazer transações financeiras – ele é mais...

Continue lendo
10 Dezembro 2020

IFRS 16: 4 passos para adequar sua empresa de maneira ágil e eficiente

A IFRS 16 (CPC 06 R2) impôs grandes desafios para companhias de perfil arrendatário no mundo todo. Muitas empresas não s...

Continue lendo