+55 (47) 2101-7070
Voltar

Big Data e Big Money: O papel dos dados no setor financeiro

04 Dezembro 2018

Quando pensamos em setores industriais impulsionados pela alta tecnologia, para algumas pessoas, o setor financeiro não é o primeiro setor que vem à mente. No entanto, quando consideramos os 5 Vs de big data – volume, velocidade, variedade, veracidade e valor – é difícil pensar em outros setores cujos requisitos se encaixam tão bem nas diretrizes.

A vasta proliferação de dados e o aumento das complexidades tecnológicas continuam a transformar a maneira como as indústrias operam e competem.  Segundo a IBM, todos os dias são criados 2,5 quintilhões de bytes em forma de dados e, atualmente, 90% de todos os dados que estão presentes no mundo foram criados nos últimos 2 anos. O big data trata-se deste rápido crescimento e armazenamento, e cria oportunidades para coleta, processamento e análise de dados, sejam eles estruturados ou não.

As organizações usam dados e análises para obter informações valiosas para informar melhores decisões de negócios. A adoção de big data continua a redefinir o cenário competitivo das indústrias, especialmente porque aqueles sem uma estratégia de análise correm o risco de perder uma vantagem competitiva no mercado.

Seguindo essa tendência, há um crescente volume de pesquisas e desenvolvimento de algoritmos relacionados ao uso de dados financeiros para aumentar a eficácia do negócio, o qual adotam amplamente a análise de big data para informar melhores decisões de investimento com retornos consistentes. Os algoritmos utilizam variados dados, com modelos matemáticos complexos, para maximizar os retornos e mitigar os riscos.

A adoção contínua de big data inevitavelmente transforma o cenário dos serviços financeiros e, à medida que o volume de dados de mercado aumenta, isto representa maiores oportunidades e também novos desafios para as instituições.

5 Vs de Big Data: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor

A Bolsa de Nova York captura 1 terabyte de informações por dia. É com volume, variedade e velocidade no qual dados reais são armazenados e analisados para gerar valor, garantindo processamento eficiente e rápido das informações para a tomada de decisão.

O processo automatizado dos algoritmos permite que programas de computador executem operações financeiras em velocidades e frequências inviáveis para um operador humano. Dentro dos modelos matemáticos, a negociação algorítmica fornece negócios executados com otimização e redução de erros manuais.

O grande volume de dados exige maior sofisticação das técnicas estatísticas para obter resultados precisos e, consequentemente, a produção eficiente de resultados que suportam uma estratégia de investimento de curto prazo, inerentes aos modelos preditivos.

Embora ninguém possa prever em 100% os mercados futuros, a análise profunda de dados históricos e parâmetros atuais do mercado fornecem modelos sofisticados e adaptativos de tendências e comportamentos nos mercados. Por sua vez, esses modelos facilitam decisões mais rápidas e melhor informadas (incluindo sistemas de negociação e análises de risco).

Em suma

O big data continua a transformar o panorama de várias indústrias, especialmente serviços financeiros, onde a adoção da análise de big data mantém a vantagem competitiva. Através de algoritmos complexos, que utilizam várias fontes de dados, a automatização da negociação com análise de big data tem seu próprio conjunto específico de desafios. No entanto, como tendência de serviços financeiros, a sofisticação das técnicas estatísticas aumentará sua precisão e também as oportunidades de negócio.

 

Fontes: InvestopediaIEEE IT Professional

 

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo