+55 (47) 2101-7070
Voltar

[Case] Alibem eleva a segurança e a confiabilidade de suas Operações Financeiras com WFN Financing Gesplan

14 Julho 2022

Fundada no ano 2000, a Alibem é uma empresa do ramo alimentício que atua na produção de carne suína e bovina, carregando os títulos de segunda maior companhia no mercado de suínos no Rio Grande do Sul e quinta maior em abates em todo o país. 

Com mais de 4 mil empregos diretos gerados e uma parceria com cerca de 800 pequenos produtores rurais, distribui seus produtos por todo o Brasil e exporta para mais de 40 países.

Em 2020, focada em melhorar sua gestão financeira e aperfeiçoar seus processos, a Alibem encontrou no WFN Financing a solução para a gestão das suas operações financeiras.

 

O desafio

Visão ampla do financeiro e informações em tempo real 

A equipe financeira da Alibem precisava de maior produtividade e uma visão mais ampla e segura das capacidades da empresa.

A inserção manual de dados e cálculos em planilhas demandava mais tempo e atenção da equipe, impactando diretamente na rotina de trabalho e, especialmente, no Compliance. Além disso, os  relatórios gerenciais em planilhas dificultavam o acesso à informação em tempo real. Era necessário mudar essa realidade.

 

O que a Alibem buscava

Automação, segurança e produtividade

Diante dos desafios, a Alibem buscava uma solução que fosse capaz de otimizar a inserção de dados, proporcionando uma visão sistêmica de todo o financeiro.

De acordo com Paulo Vargas de Carvalho, gerente financeiro da Alibem, a ideia era encontrar um sistema integrado de gestão, que permitisse automatizar os processos e agilizar o acesso aos relatórios e informações importantes. “No projeto macro do financeiro, nosso objetivo era a automatização do fluxo de caixa como um todo. Ou seja, ter tanto a informação quanto o cálculo realizado de uma maneira segura e validada por um terceiro”, explica.

Sintetizando em pontos-chave, a empresa buscava:

  • Sair das planilhas;
  • Relatórios gerenciais;
  • Funcionalidades automatizadas;
  • Acompanhamento claro e simplificado das operações financeiras;
  • Visão detalhada das posições de endividamento e aplicações de caixa;
  • Segurança das informações;
  • Informações em tempo real para auxiliar na tomada de decisões.

 

Buscando os recursos que melhor se encaixavam à sua realidade, a Alibem encontrou no WFN Financing a solução de Gestão de Operações Financeiras mais adequada às necessidades da empresa.

 

A solução

Gestão de Operações Financeira, com o WFN Financing

O WFN Financing, software que oferece o gerenciamento automatizado dos contratos de aplicações, empréstimos, derivativos, fianças e mútuos, foi implantado, alcançando de imediato uma rotina mais ágil e segura. 

O novo sistema também favoreceu a equipe sobre a visão de seus indicadores. Através dos campos personalizáveis, modelos inteligentes de cadastro e cotações automáticas, a Alibem passou a gerar relatórios com mais velocidade, além de ter a confiabilidade das informações levantadas.

"Quanto fazíamos uma nova estrutura de contrato, montávamos o template e cálculos em planilha. O sistema ajudou a ter a praticidade dos templates prontos e, principalmente, a ter as informações de forma mais rápida”, conta Paulo.

 

O resultado

Automatização como ferramenta para um trabalho mais ágil e íntegro

O processo de implantação do WFN Financing envolveu a equipe completa da área de finanças da Alibem, contando com treinamentos realizados pela Gesplan para garantir que a solução estivesse bem ajustada às necessidades da empresa.

Após a implantação e uso do sistema, os benefícios começaram a aparecer:

  • Contabilizações automáticas;
  • Confiabilidade das informações;
  • Segurança e rapidez nas atividades;
  • Facilidade na geração de relatórios.

 

Além da otimização do tempo e da eficiência na gestão das informações entre as áreas, a solução também trouxe a segurança desejada.

Nosso maior benefício estratégico é ter tudo automatizado, tanto a informação quanto o cálculo, feitos de uma maneira segura.

Paulo Vargas de Carvalho | Gerente Financeiro

 

WFN Financing – sistema avançado da Gesplan para gestão de operações financeiras

 

Com o WFN Financing é possível otimizar e automatizar as operações de gestão financeira, garantindo mais eficiência aos processos através de cálculos avançados.

Solução em nuvem, disponibilizada como serviço SaaS Financeiro, o sistema está sempre atualizado com o mercado, garantindo que os contratos estejam refletindo as cotações e projeções mais atualizadas.

Algumas das possibilidades que o WFN Financing apresenta, são:

  • Atualização automática de saldos, cotações, taxas e índices dos contratos;
  • Relatórios gerenciais de rentabilidade da carteira e custeio da dívida;
  • Workflow customizável;
  • Cálculos avançados automatizados;
  • Integração automática das informações financeiras e contábeis;
  • Adequação às normas vigentes e auditoriais (IFRS, SOX, etc.);
  • Integridade das informações financeiras e contábeis;
  • Templates inteligentes atendendo aos padrões das operações;
  • Otimização de tempo e recursos;
  • Painéis e relatórios interativos, com filtros dinâmicos;
  • E mais.

Se você procura uma solução intuitiva para uma tesouraria inteligente, fale com nossos especialistas e descubra tudo que a Gesplan pode fazer para elevar a performance das suas operações financeiras.

 

Kit Tecnologias na Tesouraria

Tags:

Cases

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo