+55 (47) 2101-7070
Voltar

Como a EcoRodovias otimizou o Planejamento Econômico Financeiro com as soluções Gesplan

10 Julho 2018

A EcoRodovias é um dos maiores grupos de infraestrutura e logística integrada do país, que opera ativos de logística intermodal, concessões rodoviárias e serviços correlatos, de forma sustentável e socialmente responsável.

Desafio

Até meados da década de 2000, o processo orçamentário na EcoRodovias era realizado por meio de planilhas. Esta metodologia era pouco produtiva, devido à grande quantidade de informações a serem integradas sem um processo sistêmico, automatizado e dinâmico de gestão orçamentária. Além disso, a desorganização no fluxo das informações dificultava a comunicação e prejudicava o planejamento econômico financeiro da organização. Somando a esses aspectos, a necessidade de descentralização do orçamento, chegou-se à conclusão de que era essencial uma ferramenta para solucionar todas estas questões e eliminar os riscos e incertezas nos processos decisórios.

Projeto

A partir desta conclusão, a EcoRodovias iniciou uma parceria com a Gesplan, buscando melhorias nos processos. Nesse contexto, a execução do projeto ocorre em três frentes:

Acompanhamento do Orçamento Realizado x Orçado e Descentralização
Através da solução GS/Budget, o orçamento, antes centralizado em planilhas, passou a ser elaborado e acompanhado sistematicamente. As informações de realizado x orçado dentro do Gesplan são descentralizadas entre os gestores responsáveis pelas áreas ou centros de custo da organização. O GS/Budget tornou possível o acompanhamento, além dos gastos fixos, das informações de Recursos Humanos e investimentos.

Gestão das Operações Financeiras

A solução GS/Financing foi implantada para realizar simulações e acompanhamento dos contratos de captações, aplicações e mútuos, projetando resultados operacionais de curto, médio e longo prazo. Atualmente, para o acompanhamento das operações financeiras é utilizado o WFN, em plataforma web, tornando ainda mais dinâmica a gestão destas informações.

Planejamento Econômico-Financeiro

A solução GS/Plan foi implantada para realizar simulações de mudanças estruturais e organizacionais, como aquisição de empresas, cisões e incorporações, a fim de executar um planejamento tributário e societário consistente com objetivo de maximizar resultados de curto e longo prazo.

Resultado

Como ganhos a serem elencados após a execução do projeto, pode-se mencionar:

  • Maior agilidade e controle na elaboração do planejamento orçamentário, o que permitiu uma redução na variação do Orçado x Realizado, utilizando recursos como o Forecast para minimizar as oscilações durante o ano;
  • Melhora na consistência das informações geradas com base nas regras de negócios de cada empresa do grupo e premissas do cenário, gerando as peças de reportagem para avaliação e controle do planejamento financeiro e tributário;
  • Aumento da eficiência no planejamento tributário e apoio na decisão das regras societárias como o uso de Juros de Capital Próprio, Antecipação de Dividendos e Reserva de Lucro;
  • Simulação de uma nova empresa ou um novo segmento, possibilitando na visão consolidada do grupo a contribuição de resultado positivo ou negativo, apoiando nas decisões de aquisição ou rejeição.

“A solução proporciona segurança e confiança nas decisões estratégicas feitas com base nas simulações e projeções econômico-financeiras para aquisições e investimentos de longo prazo. Dentre as várias análises feitas pelo grupo EcoRodovias, relacionadas às estimativas de seus resultados no exercício, mas também o reconhecimento da legislação vigente, da política adotada e dos resultados da empresa em exercícios anteriores. Este, entre outros recursos utilizados na solução Gesplan, nos ajuda a consolidar nossas boas práticas na gestão financeira e governança.”

 

Fabio Trugillo
Gerente Corporativo de Planejamento Financeiro

EcoRodovias

 

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo