+55 (47) 2101-7070
Voltar

[Case] Havan: Eficiência nos controles internos com o WFN Lease

30 Agosto 2021

A Havan, fundada em 1986, é a loja de departamentos mais completa do Brasil, com mais de 100 mil produtos. Está presente em 18 estados, com 162 megalojas espalhadas pelo país. Além disso, foi considerada a melhor empresa de varejo do Brasil pela premiação Melhores e Maiores, da revista Exame, e uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute.

Diante da atuação abrangente, que inclui um alto volume de contratos de locações, a Havan utiliza o WFN Lease para padronizar as informações dos contratos e automatizar os cálculos e a contabilização, garantindo agilidade, segurança e conformidade com a norma IFRS 16.

O desafio

Adequação à norma IFRS 16 com segurança das informações e redução do trabalho manual

A IFRS 16 impôs grandes desafios para as companhias de perfil arrendatário. Nesse cenário, a Havan, que hoje possui centenas de contratos cadastrados, precisou buscar por soluções para se adequar à norma contábil com eficiência.

O uso de planilhas se viu ineficaz, por isso, sentiram a necessidade de encontrar uma ferramenta que atribuísse maior segurança dos dados, como diz Michael Geferson Lima, que atua na contabilidade da Havan:

"Nossa atenção estava voltada também à segurança da informação. Trabalhamos com auditoria, temos muitos contratos e a planilha é muito passível de erros. ” 

Além disso, Michael também apontou desafios com o tempo gasto pela equipe por conta do trabalho manual e ausência de padronização das informações:

"Antes, nosso controle era para atender a auditoria. Gastávamos muito tempo e não havia um padrão das informações, impactando também o tempo para análise".

Diante dessas dificuldades, a empresa optou por buscar uma solução com recursos que garantisse uma gestão mais eficiente, ágil e segura dos contratos de locações e arrendamentos.

A Solução

A Havan, cliente Gesplan também na gestão de Operações Financeiras com a solução WFN Financing, ao buscar por uma solução que substituísse o trabalho manual na adequação da IFRS 16, bem como garantir maior segurança das informações, decidiu implementar o WFN Lease - solução em nuvem desenvolvida para a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas.

O alto custo benefício e a possibilidade de integração com o ERP foram importantes para a decisão:

"O WFN nos atendeu bem, pois, além de ter um ótimo custo benefício, havia a possibilidade de integração com nosso ERP, então optamos por mais uma solução da Gesplan.”

Michael Geferson Lima | Analista Contábil da Havan

Outra característica positiva apontada por Michael foi o atendimento oferecido durante a implementação do WFN Lease: “O atendimento do consultor responsável pela implantação do Gesplan foi excepcional. Por entender muito bem sobre a parte técnica da norma e do WFN Lease, ele me passou de forma dinâmica e detalhada tudo que eu precisava saber. Hoje, se tiver alguma alteração a ser feita no sistema, por exemplo, não preciso abrir um chamado, eu consigo fazer. E isso facilita bastante.”

Os resultados

A implementação do WFN Lease proporcionou à Havan uma série de benefícios, tanto às equipes responsáveis pela gestão de arrendamentos, quanto à companhia como um todo, aos quais incluem:

  • Adequação à norma, com gestão simplificada dos contratos;
  • Segurança das informações e compliance;
  • Mais agilidade aos processos;
  • Criação de relatórios gerenciais;
  • Ganho de eficiência nos controles internos e padronização da informação.

"A solução WFN Lease proporciona uma gestão simplificada dos contratos de arrendamentos mercantis, desde a implantação dos contratos, como geração de relatórios e a sua contabilização. Obtivemos ganho de eficiência nos controles internos e padronização da informação."

Michael Lima | Analista Contábil da Havan

WFN Lease

O WFN Lease é a solução especializada para gestão dos contratos de locação e arrendamento, oferecendo mais eficiência nos controles internos e padronização de informações.

A solução permite o reconhecimento financeiro e contábil do saldo dos contratos e cálculos a valor presente e realiza a contabilização de forma automática, integrado ao sistema contábil da empresa. Além disso, é possível consolidar as informações e gerar gráficos e relatórios dinâmicos, facilitando a análise gerencial, financeira e contábil. Veja alguns dos benefícios:

  • Conformidade com a IFRS 16 / CPC 06 (R2) (Compliance, SOX, IFRS, etc);
  • Mensuração automática do Ativo de direito de uso e Passivo de arrendamento mercantil financeiro;
  • Integração automática de índices, moedas e taxas;
  • Permite a inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos;
  • Gestão e controle da tesouraria complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • Confiabilidade das informações financeiras e contábeis;
  • Entre outros.

Conheça o WFN Lease e saiba como a Gesplan pode auxiliar e otimizar o seu processo de adequação a IFRS 16. Entre em contato.

New call-to-action

Tags:

IFRS 16 Cases

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo