+55 (47) 2101-7070
Voltar

[Case] Havan: Eficiência nos controles internos com o WFN Lease

30 Agosto 2021

A Havan, fundada em 1986, é a loja de departamentos mais completa do Brasil, com mais de 100 mil produtos. Está presente em 18 estados, com 162 megalojas espalhadas pelo país. Além disso, foi considerada a melhor empresa de varejo do Brasil pela premiação Melhores e Maiores, da revista Exame, e uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute.

Diante da atuação abrangente, que inclui um alto volume de contratos de locações, a Havan utiliza o WFN Lease para padronizar as informações dos contratos e automatizar os cálculos e a contabilização, garantindo agilidade, segurança e conformidade com a norma IFRS 16.

O desafio

Adequação à norma IFRS 16 com segurança das informações e redução do trabalho manual

A IFRS 16 impôs grandes desafios para as companhias de perfil arrendatário. Nesse cenário, a Havan, que hoje possui centenas de contratos cadastrados, precisou buscar por soluções para se adequar à norma contábil com eficiência.

O uso de planilhas se viu ineficaz, por isso, sentiram a necessidade de encontrar uma ferramenta que atribuísse maior segurança dos dados, como diz Michael Geferson Lima, que atua na contabilidade da Havan:

"Nossa atenção estava voltada também à segurança da informação. Trabalhamos com auditoria, temos muitos contratos e a planilha é muito passível de erros. ” 

Além disso, Michael também apontou desafios com o tempo gasto pela equipe por conta do trabalho manual e ausência de padronização das informações:

"Antes, nosso controle era para atender a auditoria. Gastávamos muito tempo e não havia um padrão das informações, impactando também o tempo para análise".

Diante dessas dificuldades, a empresa optou por buscar uma solução com recursos que garantisse uma gestão mais eficiente, ágil e segura dos contratos de locações e arrendamentos.

A Solução

A Havan, cliente Gesplan também na gestão de Operações Financeiras com a solução WFN Financing, ao buscar por uma solução que substituísse o trabalho manual na adequação da IFRS 16, bem como garantir maior segurança das informações, decidiu implementar o WFN Lease - solução em nuvem desenvolvida para a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas.

O alto custo benefício e a possibilidade de integração com o ERP foram importantes para a decisão:

"O WFN nos atendeu bem, pois, além de ter um ótimo custo benefício, havia a possibilidade de integração com nosso ERP, então optamos por mais uma solução da Gesplan.”

Michael Geferson Lima | Analista Contábil da Havan

Outra característica positiva apontada por Michael foi o atendimento oferecido durante a implementação do WFN Lease: “O atendimento do consultor responsável pela implantação do Gesplan foi excepcional. Por entender muito bem sobre a parte técnica da norma e do WFN Lease, ele me passou de forma dinâmica e detalhada tudo que eu precisava saber. Hoje, se tiver alguma alteração a ser feita no sistema, por exemplo, não preciso abrir um chamado, eu consigo fazer. E isso facilita bastante.”

Os resultados

A implementação do WFN Lease proporcionou à Havan uma série de benefícios, tanto às equipes responsáveis pela gestão de arrendamentos, quanto à companhia como um todo, aos quais incluem:

  • Adequação à norma, com gestão simplificada dos contratos;
  • Segurança das informações e compliance;
  • Mais agilidade aos processos;
  • Criação de relatórios gerenciais;
  • Ganho de eficiência nos controles internos e padronização da informação.

"A solução WFN Lease proporciona uma gestão simplificada dos contratos de arrendamentos mercantis, desde a implantação dos contratos, como geração de relatórios e a sua contabilização. Obtivemos ganho de eficiência nos controles internos e padronização da informação."

Michael Lima | Analista Contábil da Havan

WFN Lease

O WFN Lease é a solução especializada para gestão dos contratos de locação e arrendamento, oferecendo mais eficiência nos controles internos e padronização de informações.

A solução permite o reconhecimento financeiro e contábil do saldo dos contratos e cálculos a valor presente e realiza a contabilização de forma automática, integrado ao sistema contábil da empresa. Além disso, é possível consolidar as informações e gerar gráficos e relatórios dinâmicos, facilitando a análise gerencial, financeira e contábil. Veja alguns dos benefícios:

  • Conformidade com a IFRS 16 / CPC 06 (R2) (Compliance, SOX, IFRS, etc);
  • Mensuração automática do Ativo de direito de uso e Passivo de arrendamento mercantil financeiro;
  • Integração automática de índices, moedas e taxas;
  • Permite a inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos;
  • Gestão e controle da tesouraria complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • Confiabilidade das informações financeiras e contábeis;
  • Entre outros.

Conheça o WFN Lease e saiba como a Gesplan pode auxiliar e otimizar o seu processo de adequação a IFRS 16. Entre em contato.

New call-to-action

Tags:

IFRS 16 Cases

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo