+55 (47) 2101-7070
Voltar

[Case] Automação e eficiência nas operações financeiras: como a Gesplan mudou a realidade da controladoria da Japungu

18 Outubro 2023

Responsável por seis usinas nos estados da Paraíba, Goiás e Minas Gerais, o Grupo Japungu usa a cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de açúcar, etanol e energia, contando com altos padrões de qualidade de produção e resultados cada vez melhores.

Os números da empresa são surpreendentes: 3,5 milhões de toneladas de cana a cada safra, produzindo 5 milhões de sacos de 50kg de açúcar, 120 milhões de litros de etanol e 70 milhões de MW/h em energia. Além disso, conta com viveiros florestais com mais de 100 mil mudas de árvores nativas, frutíferas e exóticas.

Tamanha abrangência requer soluções especializadas para lidar com operações financeiras diversificadas e, a administração de todos os contratos de forma manual como a Japungu fazia, acabava por gerar mais desafios do que o esperado, impactando diretamente na credibilidade dos resultados.

Diante o cenário, André Luís Estábile, Gerente de Controladoria da empresa que já conhecia a Gesplan há mais de 15 anos devido a outras experiências que teve ao longo de sua carreira, resolveu contatar-nos novamente para aprimorar o seu trabalho e de sua equipe através da solução de operações financeiras.

 

O desafio: sair do manual para processos automatizados, integrados e seguros

Mesmo com um faturamento anual que ultrapassa os R$ 700 milhões, toda a gestão de contratos na Japungu era realizada em planilhas de forma manual. Isso envolvia o acompanhamento de operações diversas, incluindo financiamentos, checagem dos bancos, extratos, contratos de consórcio – que são muito comuns em usinas – entre outros tipos de transações.

O problema é que por conta do alto volume de dados, a equipe da controladoria fazia a evolução de cada contrato e realizava os pagamentos de acordo com a demanda dos bancos, mas não conseguia prever esses valores, realizando a apropriação de juros, por exemplo. Além de demandar mais tempo de trabalho, isso gerava falta de assertividade, segurança e visibilidade sobre os valores das dívidas.

Segundo André, a segurança das informações sempre estava em xeque: “Fazíamos tudo através da planilha, de forma manual, desde a evolução do financiamento até a checagem do banco ao extrato, para ver se estava condizente. [...] Era trabalhoso e não tinha a garantia da assertividade. Havia uma dúvida se os valores realmente estavam corretos.”

 

O que a Japungu buscava: maior assertividade nos valores de taxas, hedges, amortização e juros dos contratos

Diante dessa realidade, a Japungu buscava em primeiro lugar, levar mais assertividade aos valores de taxas, hedges, amortização e juros dos contratos. A ideia era ter dados claros e confiáveis e uma previsão dos pagamentos que seriam realizados, empoderando a controladoria para realizar o planejamento estratégico das finanças e uma gestão de contratos eficaz.

Nas palavras de Estábile, a equipe buscava uma forma de sair da “solução caseira” atual para utilizar uma tecnologia que proporcionasse estabilidade e confiabilidade ao trabalho do seu time: “como diz aquele ditado da administração: você não consegue gerir aquilo que não mede. A subjetividade leva a muitos erros. Uma empresa do nosso porte precisa ter um software confiável e ter informações que permitam tomar decisões de investimento. Tenho que saber como está o meu fluxo de caixa de forma assertiva. Nosso ramo é dinâmico, a usina gasta milhões por dia – tem que ter gestão e controle”, comentou.

Além disso, para a própria corporação como um todo, ainda era essencial melhorar os padrões de segurança da gestão de contratos a fim de cumprir com as exigências de compliance. André também necessitava proporcionar uma melhor visão financeira para a diretoria, de modo com que o conselho pudesse acompanhar a situação da empresa em tempo real.

 

A solução: tudo que a Japungu precisava para elevar a eficiência dos seus processos estava no software Gesplan para operações financeiras

Com uma experiência de mais de 15 anos e resultados bem-sucedidos em outras empresas, André Luís sabia que os desafios que o Grupo Japungu enfrentava seriam facilmente solucionados com a Gesplan. Assim, foi escolhida a Solução de Operações Financeiras, que além de automatizar os processos de gestão de contratos e pagamentos, ainda trouxe o que a corporação mais buscava: assertividade. 

“Um dos principais motivos para migrarmos para um software com a gestão mais segura foi exatamente a assertividade dos valores”, completou Estábile.

Entre as funções do software Gesplan, o monitoramento e controle da liquidez das operações, endividamento e exposição cambial foram os recursos que mais chamaram a atenção da companhia. A eles, somaram-se a sincronização de cotações e taxas junto às principais instituições e agentes reguladores do mercado financeiro, simulação de cenários, relatórios gerenciais e controle de fianças bancárias - resumindo, tudo que era necessário para que a Japungu pudesse alcançar um novo nível de eficiência contábil.

“Nós tínhamos como grande dificuldade checar o valor que o banco cobrava, e muitas vezes o banco erra. [...] Então, a Gesplan veio nos ajudar a ter essa conferência, ou seja, a saber se o valor que o banco está cobrando é o valor correto do contrato. Ou, pelo menos, temos base para discutir junto ao banco os valores de amortização e juros.” - Afirma André.

 

Resultados: uma visão integrada e em tempo real de todas as movimentações financeiras

A Solução de Operações Financeiras Gesplan foi implantada entre os meses de Julho e Agosto de 2023 na controladoria do Grupo Japungu. Mas mesmo com pouco tempo de uso, os resultados positivos já começaram a aparecer.

Segundo André, hoje ele já observa:

  • Redução no esforço e tempo dos analistas na gestão das operações financeiras em uma ferramenta automatizada;
  • Melhor visibilidade dos contratos, dívidas e taxas;
  • Maior facilidade para fornecer informações para a diretoria - segundo ele: “O diretor pediu, basta apenas dar um ‘clique’ e ele está com a informação na mão dele”;
  • Maior economia de tempo; e
  • Confiabilidade e segurança das informações.

“A Gesplan veio justamente para mudar a nossa rotina interna e fazer com que as apropriações fossem feitas da forma correta e na data correta.”

André Luís Estábile | Gerente de Controladoria Japungu


Faça como a Japungu e eleve a assertividade da sua gestão com a Solução de Operações Financeiras Gesplan

O software Gesplan para gestão de operações financeiras é uma solução completa em nuvem, que permite gerenciar os contratos de aplicações, empréstimos, fianças, derivativos e mútuos. Seus modelos inteligentes com cotações automáticas do mercado financeiro e cálculos automatizados ajudam a desenvolver processos mais eficientes, claros e confiáveis.

A solução ainda tem implantação acelerada e conta com integração com os maiores ERPs do mercado - de forma nativa com SAP, Oracle e Protheus, otimizando seu uso e empoderando ainda mais a gestão das finanças.

Quer saber mais sobre as soluções Gesplan para sua empresa? Fale com nossos especialistas.

Tesouraria Corporativa

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo