+55 (47) 2101-7070
Voltar

Como a Klabin adequou seu controle à norma IFRS 16 com a solução WFN Lease

04 Maio 2021

Com 24 unidades industriais e 4 unidades de negócios, a Klabin S.A. está entre as maiores empresas do Brasil. É a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do país e líder na produção de embalagens de papel biodegradáveis. Presente há 121 anos em sua área, cria soluções customizáveis para diferentes setores, compartilhando de um ideal de futuro renovável e sustentável.

O desafio

Adequação à norma IFRS 16 com automatização e produtividade

A IFRS 16 exigiu algumas adaptações por parte das empresas e para a Klabin não foi diferente. Com variados modelos de contratos de locações, considerou utilizar planilhas para realizar os cálculos de valor presente, mensurações de ativos e passivos, bem como despesas financeiras, contrato a contrato. Contudo, percebeu que toda esta operacionalização traria um esforço e custo gigantesco para suas equipes.

A decisão, portanto, foi buscar no mercado uma solução que pudesse agregar agilidade aos cálculos e auxiliar na adequação do controle em conformidade com a norma IFRS 16, além de otimizar a rotina da equipe e garantir a precisão dos dados aliado às necessidades do dia a dia do setor.

A solução

A Klabin encontrou o WFN Lease para atender às suas necessidades. Desenvolvido para administrar contratos de locações e arrendamentos, é um software que permite calcular saldos a valor presente, reajustes contratuais, assim como segregar eventos contábeis e gerenciar ativos arrendados da empresa de forma automática, facilitando as tarefas de controle.

Além disso, a solução unifica as informações das áreas de contratos, suprimento, contabilização, jurídico e pagamentos, trazendo uma visualização mais clara para os gestores ao consolidá-las em um único controle, além de otimizar tempo e processos na adequação à norma IFRS 16.

Resultados muito positivos vieram com a implementação da solução Gesplan, sendo que o sistema auxiliou desde o início, trazendo produtividade e acuracidade dos números, como relatado pela gestão da Controladoria:

“A Gesplan possui relatórios completos e bem flexíveis, com boa navegação, atendendo aos critérios contábeis. Cada dia de fechamento são mais de 4 horas de atividades que são reduzidas e otimizadas, além da segurança da informação e a automatização que reduz os erros manuais.”


Silvio Roberto Camargo, Controladoria Corporativa Klabin

É fácil perceber como o recurso oferece alto custo-benefício e auxilia as empresas a lidarem com a demanda de adequação de contratos, trazendo confiabilidade à gestão.

Resultados

Além de estarem adequados às exigências da norma, ao implementar o WFN Lease, a Klabin teve grandes benefícios, como:

  • Agilidade nos processos;
  • Automatização de cálculos de usufruto, amortização, depreciação e juros;
  • Relatórios dinâmicos específicos para controle de auditoria;
  • Gerenciamento de contratos por categoria, o que traz melhorias ao  procedimento; 
  • Mensuração automática do Ativo de direito de uso e Passivo de arrendamento;
  • Integração automática de taxas e cotações de mercado;

E mais.

Todos estes benefícios permitiram  gerar economia financeira e de horas no orçamento, uma vez que o acesso aos relatórios com todos os contratos tornou-se mais eficiente.

Ao conversar com duas analistas de controladoria da Klabin, Julyana Jesus Falcão e Miriã Erica Cirino, sobre uma possível rotina sem a solução WFN Lease, ambas responderam de forma enfática: “Não poderia nem imaginar!”. Julyana ainda pontuou alguns dos benefícios encontrados na solução da Gesplan:

“Entre os benefícios estão a agilidade nos cálculos e os dashboards, pois montamos os relatórios do jeito que precisamos e isso facilita bastante. Montamos relatórios no Gesplan e já deixamos salvos e quando precisamos é só ir configurar o período, então já estão prontos. É muito rápido, se fizéssemos manualmente, certamente demoraria muito tempo.”


Julyana Falcão, Controladoria Corporativa Klabin

WFN  Lease:

Desenvolvido pela Gesplan, o WFN Lease é uma solução em nuvem, que pode ser facilmente integrada ao ERP, para a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas, adequando o cálculo dos contratos às regras do IFRS 16. 

Conferindo eficácia no processo de montagem de relatórios e visualização através de dashboards, de maneira simples e rápida, o que facilita toda a rotina de gestão. Por meio dela, as empresas conseguem se adaptar de maneira mais efetiva. 

A ferramenta agrega benefícios disponibilizando diversos recursos e funcionalidades que conferem:

  • Gestão e controle da tesouraria, complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • Dashboards dinâmicos financeiros, contábeis e gerenciais;
  • Confiabilidade das informações financeiras e contábeis.
  • Automatização, melhoria e integração dos processos;
  • Permite a inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos.


Os templates e dashboards disponíveis tornam mais produtiva a rotina dos profissionais, oferecendo agilidade em cadastros, informações padronizadas e centralizadas, além de integração com ERPs e sistemas legados.

New call-to-action

Tags:

IFRS 16 Cases

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo