+55 (47) 2105-5000
Voltar

Como a rede varejista Marisa automatizou processos manuais e otimizou o tempo da sua equipe com as soluções de Gestão Financeira

20 Junho 2018

Com uma receita líquida anual de aproximadamente R$ 3 bilhões, a Marisa é a maior rede de lojas especializadas em moda íntima feminina e uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário do mercado brasileiro, com 400 lojas distribuídas nacionalmente e quase 70 anos de atuação.

Em 2014, a necessidade de acurar as particularidades de cálculos e automatizar os processos manuais levou a empresa a procurar um conjunto completo de soluções de tesouraria que atendesse de forma ampla, não somente à integração de caixa e operações financeiras, mas que também trouxesse conforto para as auditorias interna e externa, com transparência e segurança das informações.

As soluções Cash e Financing Gesplan foram implementadas na rede de lojas, proporcionando vantagens significativas em diversos pontos. Além dos ganhos já esperados, também foram obtidos benefícios que atendiam à estrutura específica da gestão e do fluxo de caixa.

“A utilização dos vários relatórios nos ajudou a substituir os que anteriormente eram feitos de forma manual, e que podiam ter erros por conta da interferência humana. Eram montados para atender auditoria, hoje eles podem ser montados de acordo com a necessidade de cada área solicitante e têm a validade de serem extraídos do sistema, que é o mesmo que efetua a contabilização, ou seja, reflete o que de fato foi registrado nos livros da companhia.”

 

Rodolfo dos Santos Ramos
Coordenador de Operações Financeiras – Lojas Marisa

 

A solução trouxe também confiança e mais produtividade para o dia a dia da equipe. Para fins de auditoria, a exportação dos dados do sistema evita ajustes manuais e, por regras de Compliance, é fundamental ter um sistema que evita fraudes. Além disso, o controle de garantias com diferentes períodos de apuração e de Marcação a Mercado em derivativos, que antes eram controlados em planilhas, foram também validados pela auditoria externa da empresa. A interpolação das taxas futuras da BMF é realizada automaticamente pela solução para chegar aos valores mais precisos para a data dos contratos, e agora o resultado é mais acurado do que a previsão utilizada anteriormente, e com muito menos tempo de trabalho também.

A geração de relatórios em tempo real e a automatização de cálculos e integrações, prontos já pela manhã para as atividades mais analíticas, foram grandes ganhos da companhia. O trabalho próximo à equipe de RI (Relações com Investidores) demanda informações com frequência, por isso, o fornecimento de relatórios de apoio financeiro às outras áreas e análises para a diretoria é uma funcionalidade que trouxe, além da otimização do tempo, a acuracidade das informações. Alimentar a planilha com novas taxas e índices de mercado, a cotação atualizada do dólar, recalcular os contratos e projeções de pagamentos e despesas financeiras futuras, agora são funções apenas do sistema Gesplan.

Em 2017, as novas tecnologias embarcadas nas soluções Gesplan também foram aprovados pela Marisa!

“Os ganhos de fato são diversos em todos os sentidos, a ferramenta é excelente. Talvez não utilizemos todo os recursos que a ferramenta proporciona, mas recomendamos com certeza. ”

 

Rodolfo dos Santos Ramos
Coordenador de Operações Financeiras – Lojas Marisa

 

Com mais de 15 anos de atuação, a Gesplan já reduziu riscos e incertezas do processo decisório dos negócios de mais de 500 grandes e médias empresas, nacionais e multinacionais, com soluções integradas de gestão financeira, orçamento, tesouraria e planejamento estratégico, que complementam os principais ERPs do mercado. A sólida experiência em diversas tesourarias, dos mais variados segmentos, e qualificação da equipe convertem-se em um diferencial determinante nos resultados do negócio.

 

30 Agosto 2021

[Case] Havan ganha eficiência nos controles internos e padronização de informações com a solução WFN Lease

A Havan, fundada em 1986, é a loja de departamentos mais completa do Brasil, com mais de 100 mil produtos. Está presente...

Continue lendo
24 Agosto 2021

IFRS 16: Adequações dos contratos e expediente prático criado para os impactos da Covid-19

Em vigor desde 2019, o IFRS 16 sofreu alterações em 2020, como forma de refletir os impactos da pandemia no setor de lea...

Continue lendo
13 Agosto 2021

Como o WFN Lease (IFRS 16) trouxe mais agilidade e segurança para a controladoria da Sotreq

Fundada em 1941, a Sotreq atua como revendedora de máquinas, peças, serviços e sistemas Caterpillar. Hoje, conta com 60 ...

Continue lendo