+55 (47) 2101-7070
Voltar

Como o WFN Lease (IFRS 16) trouxe mais agilidade e segurança para a controladoria da Sotreq

13 Agosto 2021

Fundada em 1941, a Sotreq atua como revendedora de máquinas, peças, serviços e sistemas Caterpillar. Hoje, conta com 60 unidades no Brasil, oferecendo soluções tecnológicas e especializadas para obras de infraestrutura de diversas complexidades e segmentos, como construção, florestal, agrícola, energia, mineração, industrial, marítimo, entre outros. A Sotreq, durante sua trajetória, ganhou diversos prêmios e certificações, comprovando sua excelência e qualidade nos serviços prestados.

O desafio

Otimizar o tempo da equipe ao controlar e mapear contratos de arrendamentos

A nova norma IFRS 16 exigiu das empresas algumas adaptações, gerando mais complexidade e abrangência na gestão de contratos de locações e arrendamentos. Para a Sotreq, o tempo investido na gestão dos contratos era o maior desafio.

Isso porque a empresa utilizava planilhas para realizar essa operação, o que com as adaptações para atender a norma, tornou o processo menos produtivo. Antes, era gasto um tempo médio de uma hora por contrato para montar a base mensal. Sendo assim, no fechamento, a situação era mais crítica. De acordo com Caroline Deodoro, da Controladoria da Sotreq, “Para contabilizar tudo, levava um dia inteiro.

Por conta disso, a Sotreq procurou por uma ferramenta prática e eficaz que pudesse auxiliar no controle e mapeamento dos contratos, a fim de trazer mais agilidade nos cálculos em conformidade com a norma contábil. Dessa forma, não só os resultados seriam mais precisos, mas também a rotina da equipe seria otimizada.

A Solução

Um sistema que simplifica e agiliza a gestão de contratos de arrendamentos

Para suprir os requisitos que a controladoria demandava para otimizar os processos de adequação à IFRS 16, a Sotreq implementou o WFN lease da Gesplan, solução que padroniza e realiza a contabilização de forma automática e em conformidade com a norma, além de ser totalmente integrada ao sistema contábil da empresa.

Lislie Barros, do setor de Soluções Digitais da Sotreq, apontou que a escolha pela Gesplan se deu em razão do custo-benefício oferecido pela empresa e pelo fato do WFN Lease poder ser integrado ao sistema SAP, atendendo as necessidades da Sotreq. Outro ponto relevante na decisão foi a facilidade na utilização do sistema, como conta Caroline Deodoro, da Controladoria: “Achamos a ferramenta muito amigável, bem fácil de usar.

Além disso, Caroline conta que uma preocupação era a contabilização de todos os contratos, mas isto não é um problema para a Gesplan:

“Uma preocupação que tínhamos ao implantar o sistema era se estávamos fazendo as contabilizações certas, pois é crítico e gera dúvidas. [...] E todas as contabilizações que a Gesplan trouxe estavam corretas!”

Os resultados

A solução WFN Lease trouxe diversos benefícios para a Sotreq, como:

  • Garantia de adequação à norma IFRS 16;
  • Agilidade nos cálculos e fechamentos;
  • Segurança e confiabilidade das informações;
  • Contabilização automática e integrada ao sistema contábil da empresa;
  • Integração nativa com o ERP SAP.

Estes benefícios tornaram a rotina da controladoria da Sotreq mais produtiva e ágil. Hoje, a equipe possui um trabalho adequado à norma, mais seguro e otimizado. O processo, que antes durava um dia inteiro para ser concluído utilizando planilhas, ficou muito mais prático:

"No controle mensal, gastávamos mais ou menos 1 hora por contrato, e são 60 contratos. Mas no fechamento, levávamos um dia inteiro com as planilhas. Agora, com o Gesplan, eu faço em 5 minutos, é muito rápido."

Caroline Deodoro | Controladoria

A solução WFN Lease

O WFN Lease da Gesplan é a solução em nuvem para a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas, adequando o cálculo dos contratos às regras do IFRS 16, determinadas pelo IASB.

Permitindo o reconhecimento financeiro e contábil do saldo dos contratos e cálculos a valor presente, o WFN Lease realiza a contabilização de forma automática e totalmente integrada ao sistema contábil da empresa.

A ferramenta agrega benefícios disponibilizando diversos recursos e funcionalidades como:

  • Gestão e controle da tesouraria, complementar à contabilidade e fluxo de caixa;
  • Dashboards dinâmicos financeiros, contábeis e gerenciais;
  • Confiabilidade das informações financeiras e contábeis.
  • Automatização, melhoria e integração dos processos;
  • Permite a inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos.

Tudo isso para facilitar, otimizar e alavancar os resultados da sua empresa!

O WFN Lease é uma solução pensada para a gestão simplificada dos contratos de arrendamento, tornando o processo mais ágil e seguro.

New call-to-action

Tags:

IFRS 16 Cases

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo