+55 (47) 2101-7070
Voltar

[Case] Unimed Fortaleza: Operações financeiras e fluxo de caixa otimizados com WFN Gesplan

14 Setembro 2022

Concentrando seu trabalho em preservar a saúde e o bem-estar das pessoas, a Unimed Fortaleza é reconhecida nacionalmente como uma das cooperativas mais bem-sucedidas do Brasil.  

Também eleita a melhor empresa para se trabalhar no Ceará em 2021, na categoria grande porte, segundo a consultoria global Great Place to Work (GPTW), a Unimed Fortaleza é a maior rede médico-hospitalar do Estado, sendo sempre lembrada pela liderança entre planos de saúde e satisfação dos mais de 340 mil clientes já atendimentos, mais de 4 mil médicos cooperados e quase 4 mil colaboradores.

Sua parceria com a Gesplan iniciou em 2009, quando surgiu a necessidade de otimizar a gestão financeira e Tesouraria da empresa, que até então era realizada manualmente. 

 

Desafios a serem superados 

Até implementar as soluções da Gesplan, o fluxo de caixa da Unimed Fortaleza era realizado 100% em planilhas. Devido ao controle manual, se qualquer diferença monetária se apresentava, a equipe despendia muito tempo procurando o problema e, se por um dia o processo não fosse realizado, era preciso colocar tudo em ordem apressadamente, o que exigia esforços desnecessários. 

 

O que a Unimed Fortaleza buscava

Diante dessas e outras situações, surgiu a demanda por uma solução que concentrasse todos os dados no ERP, promovendo ganho de tempo, integração, agilidade, eficiência e confiabilidade das informações. 

Além disso, a busca era por previsibilidade, de forma a se trabalhar com cenários, o que era um tanto inviável com os sistemas utilizados pela empresa, como destaca Roberta Cruz, analista financeiro da Unimed Fortaleza:

"Quando mudamos para o WFN tivemos um ganho muito grande em relação aos relatórios, antes ficava muito limitado.  E também buscávamos previsibilidade para trabalhar com cenários e possibilidades. Antes era bem trabalhoso fazer isso. "

 

A solução

As soluções foram implantadas na Unimed Fortaleza em 2009. A escolha se deu pela  aderência da Gesplan à situação operacional da empresa e os processos financeiros, que estavam concentrados no ERP Oracle, o qual a Gesplan já era homologada.

 As soluções proporcionaram ao cliente um ganho considerável em tempo, bem como facilidade em disponibilizar  informações para outras áreas, como menciona Roberta Cruz:

"Fizemos uma lista de aderências e o Gesplan tinha mais aderência ao que precisávamos e mais facilidade na utilização da ferramenta. Eu particularmente acho a ferramenta fácil, de fácil interpretação para utilizar. "  

A partir daí, os relatórios que deviam ser enviados para áreas específicas passaram a ser automatizados, o que levou a um considerável ganho de tempo e maior acuracidade das informações. A visão das outras áreas também melhorou, trazendo mais integração e comunicação entre os times. 

Quanto à rentabilidade das aplicações financeiras, o sistema WFN Financing envia automaticamente os dados para a contabilidade fazer o registro contábil, promovendo agilidade,  facilidade e informações mais precisas. 

 

Resultados

Desde a implementação, as soluções WFN Cash e WFN Financing da Gesplan, as quais, relatam o time financeiro da Unimed Fortaleza, supriram as necessidades de otimização e automatização de tarefas, os principais resultados foram:

  • Facilidade na geração de relatórios;
  • Confiabilidade nos números;
  • Agilidade na disseminação de informações entre as áreas;
  • Ganho de tempo.

Os sistemas passam mais confiabilidade, pois não é algo montado manualmente. Eu gero diretamente lá e deixo disponível para o colaborador e isso é muito favorável. A ferramenta permite montar relatórios como precisamos e de uma forma simples.

Roberta Cruz – Analista Financeiro. 

 

WFN  Cash e WFN Financing

O WFN Cash é um software para gestão, orçamento e controle de fluxo de caixa, que integra diferentes fontes de informações, totalmente conectado ao ERP. Monitorando e analisando as movimentações financeiras das empresas, considera as movimentações previstas, realizadas e orçadas com visões de curto, médio e longo prazo.

Já o WFN Financing é um sistema completo para a gestão das operações financeiras. Para um gerenciamento financeiro empresarial eficiente e utilizando avançados cálculos automatizados, é possível administrar Aplicações, Empréstimos, Derivativos, Mútuos e Fianças Bancárias.

Ambos são soluções em nuvem, disponibilizados como serviço SaaS Financeiro. 

 

Tags:

Cases

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo