+55 (47) 2101-7070
Voltar

Controle de Fluxo de Caixa: Sem Perdas Financeiras I Gesplan

24 Novembro 2020

Já imaginou ter à mão todas as informações que você precisa para dar o melhor pela empresa?

Agora imagine que essas informações estejam sempre corretas – padronizadas e atualizadas –, fáceis de acessar e apresentadas de forma simples, em painéis financeiros dinâmicos.

Ter uma visão sintética ou detalhada das despesas e receitas, a curto e longo prazo, é o maior benefício que a tecnologia oferece em termos de controle financeiro e gestão de fluxo de caixa.

A segurança e a clareza que uma solução tecnológica proporciona é imprescindível para garantir o bom desempenho da companhia e traçar estratégias em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos. 

A seguir, você vai entender como um sistema ágil e eficiente otimiza funções essenciais em todos os níveis de trabalho – do planejamento às operações de rotina – evitando grandes perdas financeiras. 

Das planilhas aos softwares

Para algumas empresas, as planilhas de Excel podem funcionar muito bem, dependendo de alguns fatores técnicos e humanos. 

Organização, comprometimento e muita clareza na manipulação são fundamentais para obter um resultado satisfatório. 

Às vezes, um simples erro é desastroso e traz grande prejuízo. Desorganização e falta de periodicidade no preenchimento podem comprometer o cálculo de valores a pagar e a receber, por exemplo. 

Além disso, é preciso levar em conta o volume de entradas e saídas no caixa da empresa e a complexidade das operações financeiras envolvidas, pois as planilhas impõem um limite prático.

Depois disso, elas deixam de valer a pena, tornam-se improdutivas, ou inviáveis.

E o que é interessante no atual cenário que vivemos, é que todos esses gaps podem ser facilmente sanados por um bom software de gestão financeira.

Nesse sentido, o que a tecnologia faz é proporcionar as melhores condições para que colaboradores atuem de maneira menos “burocrática” e mais original – inteligente, criativa, ou analítica.

Por isso, a seguir, vamos conhecer melhor alguns recursos oferecidos e como é possível evitar perdas financeiras otimizando tarefas e funções.

O que os modelos SaaS oferecem de vantagem para um controle financeiro efetivo

A tecnologia SaaS, ou Software como serviço, é uma maneira de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. 

Trazendo essa realidade para o setor financeiro, podemos dizer que se resumem em softwares que farão o trabalho que antes era necessário uma atualização manual.

Como softwares de gestão financeira evitam perdas

Uma tecnologia adequada oferece agilidade para acessar informações gerenciais e operacionais, além da facilidade para compreendê-las através de gráficos simples e dinâmicos – o chamado dashboard.

Do ponto de vista técnico, a principal razão pela qual ele evita perdas financeiras expressivas é a sua capacidade de centralizar informações de diversas áreas e trabalhá-las de maneira produtiva.

Com o domínio das informações, é possível padronizar e automatizar cálculos, por exemplo, para projetar despesas, tarifas e impostos, ou ainda, simular cenários e fazer análises comparativas.

Além disso, a tecnologia permite automatizar processos manuais, como transferências, e monitorar operações a partir de diversos critérios, como liquidez, nível de endividamento e exposição cambial.

E ainda oferece uma série de outras possibilidades, como projetar fluxos futuros, realizar cálculos de marcação a mercado e de variação cambial entre contas-correntes multi-moedas.

Todos essas características e ferramentas permitem verificar o registro e a movimentação dos recursos financeiros de maneira detalhada, o que é imprescindível para evitar perdas drásticas.

Para o gerenciamento do risco, o planejamento e a gestão estratégica, também oferece um apoio incomparável pela riqueza de pontos de vista que oferece aos responsáveis pela sua condução.

Em suma, a adoção de boas tecnologias permite otimizar o tempo e aumentar a produtividade das equipes, tornando a gestão do caixa da empresa muito mais dinâmica e inteligente.

A Gesplan é líder no desenvolvimento de softwares de gestão de tesouraria para grandes e médias empresas. 

Entre em contato para conhecer as vantagens das nossas soluções WFN Cash e WFN Financing. Otimize o planejamento e o controle financeiro da sua empresa com a Gesplan!

20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo
21 Fevereiro 2024

Mercado de capitais: o que podemos esperar para 2024?

Quem acompanha o universo dos investimentos sabe: em 2023, o mercado de capitais passou por momentos difíceis. Mas quais...

Continue lendo
07 Fevereiro 2024

Tecnologia em nuvem: 4 práticas que geram valor para um negócio

As estratégias de migração para a nuvem precisam ser elaboradas de acordo com as características, recursos e demandas de...

Continue lendo