+55 (47) 2101-7070
Voltar

Controle de Fluxo de Caixa: Sem Perdas Financeiras I Gesplan

24 Novembro 2020

Já imaginou ter à mão todas as informações que você precisa para dar o melhor pela empresa?

Agora imagine que essas informações estejam sempre corretas – padronizadas e atualizadas –, fáceis de acessar e apresentadas de forma simples, em painéis financeiros dinâmicos.

Ter uma visão sintética ou detalhada das despesas e receitas, a curto e longo prazo, é o maior benefício que a tecnologia oferece em termos de controle financeiro e gestão de fluxo de caixa.

A segurança e a clareza que uma solução tecnológica proporciona é imprescindível para garantir o bom desempenho da companhia e traçar estratégias em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos. 

A seguir, você vai entender como um sistema ágil e eficiente otimiza funções essenciais em todos os níveis de trabalho – do planejamento às operações de rotina – evitando grandes perdas financeiras. 

Das planilhas aos softwares

Para algumas empresas, as planilhas de Excel podem funcionar muito bem, dependendo de alguns fatores técnicos e humanos. 

Organização, comprometimento e muita clareza na manipulação são fundamentais para obter um resultado satisfatório. 

Às vezes, um simples erro é desastroso e traz grande prejuízo. Desorganização e falta de periodicidade no preenchimento podem comprometer o cálculo de valores a pagar e a receber, por exemplo. 

Além disso, é preciso levar em conta o volume de entradas e saídas no caixa da empresa e a complexidade das operações financeiras envolvidas, pois as planilhas impõem um limite prático.

Depois disso, elas deixam de valer a pena, tornam-se improdutivas, ou inviáveis.

E o que é interessante no atual cenário que vivemos, é que todos esses gaps podem ser facilmente sanados por um bom software de gestão financeira.

Nesse sentido, o que a tecnologia faz é proporcionar as melhores condições para que colaboradores atuem de maneira menos “burocrática” e mais original – inteligente, criativa, ou analítica.

Por isso, a seguir, vamos conhecer melhor alguns recursos oferecidos e como é possível evitar perdas financeiras otimizando tarefas e funções.

O que os modelos SaaS oferecem de vantagem para um controle financeiro efetivo

A tecnologia SaaS, ou Software como serviço, é uma maneira de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. 

Trazendo essa realidade para o setor financeiro, podemos dizer que se resumem em softwares que farão o trabalho que antes era necessário uma atualização manual.

Como softwares de gestão financeira evitam perdas

Uma tecnologia adequada oferece agilidade para acessar informações gerenciais e operacionais, além da facilidade para compreendê-las através de gráficos simples e dinâmicos – o chamado dashboard.

Do ponto de vista técnico, a principal razão pela qual ele evita perdas financeiras expressivas é a sua capacidade de centralizar informações de diversas áreas e trabalhá-las de maneira produtiva.

Com o domínio das informações, é possível padronizar e automatizar cálculos, por exemplo, para projetar despesas, tarifas e impostos, ou ainda, simular cenários e fazer análises comparativas.

Além disso, a tecnologia permite automatizar processos manuais, como transferências, e monitorar operações a partir de diversos critérios, como liquidez, nível de endividamento e exposição cambial.

E ainda oferece uma série de outras possibilidades, como projetar fluxos futuros, realizar cálculos de marcação a mercado e de variação cambial entre contas-correntes multi-moedas.

Todos essas características e ferramentas permitem verificar o registro e a movimentação dos recursos financeiros de maneira detalhada, o que é imprescindível para evitar perdas drásticas.

Para o gerenciamento do risco, o planejamento e a gestão estratégica, também oferece um apoio incomparável pela riqueza de pontos de vista que oferece aos responsáveis pela sua condução.

Em suma, a adoção de boas tecnologias permite otimizar o tempo e aumentar a produtividade das equipes, tornando a gestão do caixa da empresa muito mais dinâmica e inteligente.

A Gesplan é líder no desenvolvimento de softwares de gestão de tesouraria para grandes e médias empresas. 

Entre em contato para conhecer as vantagens das nossas soluções WFN Cash e WFN Financing. Otimize o planejamento e o controle financeiro da sua empresa com a Gesplan!

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo