+55 (47) 2105-5000
Voltar

IFRS 16 (CPC 06): Adeque a Empresa às Normas I Gesplan

20 Abril 2020

>> BAIXAR O EBOOK <<

Em 2019 entrou em vigor no Brasil a norma CPC 06 R2 (IFRS 16) que atualiza a maneira de as empresas contabilizarem informações contidas em contratos de arrendamentos e locações, o chamado leasing.

A grande novidade para as empresas é que, desde então, elas estão obrigadas a identificar no balanço patrimonial todos os ativos que utilizam por meio de um contrato de arrendamento, assim como os passivos, juros, depreciação, despesas financeiras e operacionais decorrentes do uso.

O IFRS 16 permite, assim, que se tenha uma visão global dos negócios da empresa, pois, segundo a norma anterior, havia duas modalidades para os contratos de arrendamento mercantil, financeiro e operacional, sendo que apenas o arrendamento financeiro deveria ser identificado como patrimônio.

Menos transparente, a antiga norma permitiu que 85% dos compromissos de arrendamento ficassem de fora do balanço de companhias listadas em bolsas de valores ao redor do mundo. O valor oculto era de US$ 2,9 trilhões, em 2014, de acordo com um levantamento realizado pelo IASB.

Nesse sentido, a nova regulação traz uma série de vantagens ao promover transparência e a fidelidade dos valores em demonstrações contábeis, além de um maior nível de comparabilidade.

Universalizar a divulgação de informações contábeis e promover transparência são medidas que ampliam a possibilidade de as empresas captarem recursos; e facilitam a análise comparativa entre empresas e períodos, o que traz racionalidade à alocação de recursos e otimiza os investimentos.

Toda melhoria, no entanto, requer esforço para compreender e se adequar à nova realidade.

Com o novo CPC 06 não é diferente; empresas agora precisam fazer uma leitura bem mais criteriosa dos seus contratos para identificar se eles contêm algum direito de uso que caracteriza o arrendamento, além de mensurar o valor desse direito e das obrigações decorrentes dele.

O que você vai encontrar nesse eBook

Neste ebook são abordados alguns detalhes das mudanças trazidas pelo CPC 06, os impactos fiscais sobre as empresas, assim como um roteiro para adequar seu negócio ao novo padrão, além das vantagens de ter a tecnologia adequada nesse processo de transição.

>> BAIXAR O EBOOK <<

Boa leitura!

30 Agosto 2021

[Case] Havan ganha eficiência nos controles internos e padronização de informações com a solução WFN Lease

A Havan, fundada em 1986, é a loja de departamentos mais completa do Brasil, com mais de 100 mil produtos. Está presente...

Continue lendo
24 Agosto 2021

IFRS 16: Adequações dos contratos e expediente prático criado para os impactos da Covid-19

Em vigor desde 2019, o IFRS 16 sofreu alterações em 2020, como forma de refletir os impactos da pandemia no setor de lea...

Continue lendo
13 Agosto 2021

Como o WFN Lease (IFRS 16) trouxe mais agilidade e segurança para a controladoria da Sotreq

Fundada em 1941, a Sotreq atua como revendedora de máquinas, peças, serviços e sistemas Caterpillar. Hoje, conta com 60 ...

Continue lendo