+55 (47) 2101-7070
Voltar

ERP Cloud: Aplicativos financeiros e microsserviços integrados e atualizados

29 Março 2022

A evolução do setor financeiro dentro das empresas passa, necessariamente, por uma maior integração entre ferramentas e tecnologias para garantir performance

Em um estudo recente, a consultoria Deloitte levantou alguns pontos críticos que devem moldar a atuação do setor financeiro nas empresas no futuro próximo; dentre eles, um argumento importante está relacionado à questão tecnológica, especialmente sobre como novas tecnologias emergentes estão permitindo um maior protagonismo para o departamento dentro da empresa.

Contudo, para consolidar esta posição, é necessário se adaptar às novidades que podem trazer mais performance, agilidade e inteligência para o departamento. Isso inclui a adoção de ferramentas que atuem com blockchain, inteligência artificial, automação e outras – um processo que já está em andamento, e que deve aumentar a pressão sobre os concorrentes que ainda não têm um plano de adoção dos recursos mais recentes.

Assim, é interessante analisar alguns pontos relevantes para as empresas que estão em busca de otimizar sua gestão por meio de uma atuação mais conectada e inteligente do setor financeiro no negócio como um todo.

Como a integração de apps e sistemas ao ERP cloud amplia produtividade para equipes de finanças 

O primeiro passo a ser entendido aqui é como a tecnologia pode impactar diretamente a produtividade do time de finanças, tanto para melhor quanto o contrário. No caso, o aumento do consumo de ferramentas especializadas e de microsserviços para realização de tarefas e rotinas específicas no departamento pode levar ao desencontro e duplicidade de informações, retrabalhos para checagem ou mesmo perda de dados. Isso pode ocorrer por conta da atuação em silos, ou seja, de forma desconectada entre os diversos sistemas utilizados pela equipe.

O ideal é que a empresa conte com ferramentas capazes de se integrar com o ERP, algo que se torna cada vez mais possível com a nova geração de ferramentas e dos próprios ERPs cloud-based, idealizados para mais flexibilidade e integração do que os anteriores. Com esta prática, as atividades financeiras se tornam mais fluidas, claras e eficientes, com mais controle e melhor gestão da informação.

Vantagens de uma gestão integrada e conectada para o departamento de finanças 

No dia a dia, contar com o tipo de integração que mencionamos traz diversos benefícios práticos, que impactam diretamente a operação e ajudam a elevar a performance da equipe financeira e da empresa como um todo. Um dos principais é a disponibilidade imediata de informações corretas, atualizadas e precisas para todos os profissionais relevantes, sem a necessidade de envios manuais de documentos ou de buscas demoradas por dados específicos.

Além disso, com mais visibilidade do sistema, analistas e gestores conseguem entender melhor a situação operacional da empresa e, com isso, tomar a melhor decisão para cada desafio, inclusive podendo prever e se antecipar a problemas mais rapidamente. Similarmente, este tipo de integração traz mais agilidade na operação, melhorando a produtividade, reduzindo erros e até mesmo elevando a qualidade dos relatórios gerados.

          Leia também:

Microsserviços e performance

O uso de microsserviços já é uma prática conhecida e bem-aceita no meio da tecnologia, na medida em que ajudam a trazer mais performance para o sistema. Nesta modalidade, as aplicações são subdivididas em pequenos componentes independentes, ao invés de atuar de forma monolítica, como é o modelo tradicional. Estes componentes são os microsserviços, que atuam de forma integrada por meio de APIs, garantindo que os usuários tenham disponibilidade total dos recursos que necessitam.

A grande vantagem deste formato é a melhora do desempenho, na medida em que o uso de cada serviço acontece de forma modular e, portanto, reduz o stress sobre a aplicação e o ambiente como um todo. Em um cenário onde toda melhoria de performance tem importância, a adoção de microsserviços é uma prática que pode trazer benefícios para o negócio.

Esteja pronto para o novo cenário das finanças

Com o CFO mais ativo e presente nas decisões estratégicas, o departamento financeiro precisa estar à altura dos novos desafios emergentes no atual cenário corporativo. 

Por meio da adoção de tecnologias de ponta, aplicativos financeiros e microsserviços como a Gesplan oferece, além de proporcionar inteligência, integração e automatização de processos, as equipes despertam seu potencial para gerar mais resultados e impactar de forma positiva o negócio como um todo.

Para as empresas que buscam caminhar no mesmo ritmo das transformações do mercado, a Gesplan traz mais de duas décadas de experiência em proporcionar resultados, aliado ao melhor da tecnologia em gestão financeira e suporte necessário para o crescimento de seus clientes. 

Fale agora com nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua empresa a atingir seu potencial.

Webinar Tecnologias na Tesouraria

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo