+55 (47) 2101-7070
Voltar

Fluxo de Caixa Gesplan integrado ao SAP: como essa combinação beneficia o seu negócio?

23 Março 2023

Da otimização de tempo às melhorias na visão estratégica: entenda por que a integração do Fluxo de Caixa Gesplan ao SAP pode ser decisiva para a Tesouraria da sua empresa.

Naturalmente, os negócios que buscam manter um fluxo de caixa inteligente optam por sistemas robustos de gestão, visando o acesso a informações atualizadas em tempo real. 

No entanto, softwares trabalhando isoladamente podem não oferecer o panorama adequado para uma operação consistente, diante desse cenário, uma prática que beneficia a companhia é a integração do sistema Fluxo de Caixa em nuvem ao ERP SAP. 

Figurando como um dos principais ERPs do mercado, a conectividade do SAP com a gestão financeira garante não apenas a otimização operacional, mas também eleva a segurança e a eficiência das operações.

 

Solução Gesplan: o software ideal para o controle de fluxo de caixa integrado ao SAP

A solução Gesplan para fluxo de caixa é referência quando se fala em sistemas integrados a ERPs. 

O software tem a capacidade de obter e correlacionar dados de ambas as fontes simultaneamente, criando um fluxo de caixa consolidado e com visões por blocos, além de fazer a leitura e automação de lançamentos bancários de modo nativo por meio de arquivos de extratos com layouts de bancos nacionais e internacionais.

Dentre tudo que o sistema Gesplan pode agregar na rotina das equipes de tesouraria, destacamos:

  • O gerenciamento de fluxo de caixa através de relatórios e painéis financeiros dinâmicos, detalhado ou consolidado

A solução traz um dashboard atualizado em tempo real, que permite explorar os relatórios e gráficos para diferentes perspectivas de análise. Com isso, os times contam com uma visualização ágil e precisa dos possíveis cenários, garantindo maior controle sobre o caixa e facilitando as decisões financeiras.

  • A contabilização e controles automatizados

Além de realizar as conciliações bancárias, o software Gesplan para fluxo de caixa permite automatizar a contabilização de todas as transações efetuadas no caixa, além de tarifas, despesas e transferências entre contas correntes. Com ele, ainda é possível acessar indicadores e relatórios atualizados sem a necessidade de qualquer intervenção manual.

  • A integração, análise e controle do seu fluxo de caixa

O sistema garante a integração em tempo real de informações contábeis e financeiras, assim como dos lançamentos realizados no SAP, contas a pagar e contas a receber. Módulos de compras, vendas, orçamento e outros, também podem ser incorporados ao Fluxo de Caixa Gesplan para que as equipes tenham uma visibilidade completa de todas as operações, facilitando, assim, sua gestão.

  • A adequação às normas vigentes, segurança e auditorias

Por fim, a solução promove maior transparência, contribuindo para a governança e compliance e sendo útil tanto em auditorias quanto para a segurança e produtividade. Além disso, é projetado para atender aos rígidos requisitos de segurança da informação, garantindo conformidade e minimizando riscos de incidentes.

 

Com a integração do Fluxo de Caixa Gesplan ao SAP, você tem mais visibilidade e inteligência para a tesouraria

Uma companhia que opta por utilizar a solução de Fluxo de Caixa Gesplan integrada ao SAP, possui vantagens que vão além da gestão automatizada e inteligente.

Essa iniciativa ainda proporciona:

  • Análises de indicadores de performance e diagnóstico

Além das funcionalidades necessárias para diagnóstico real e indicadores de performance (duration, custo médio, prazo médio), a solução Gesplan oferece a opção de fluxo de caixa consolidado e com visões por blocos, leitura e automação de lançamentos bancários de modo nativo, proporcionando clareza e consistência ao seu orçamento.

A integração também permite transferências com geração de arquivo bancário, visões de fluxo de caixa comparativas por tipo de lançamentos e com diferentes estruturas para atender todas as áreas da empresa.

  • Gerenciamento de riscos e da liquidez diária de caixa

Como a plataforma permite que todos os lançamentos, pagamentos e gastos sejam gerados online e em tempo real no caixa, as equipes podem realizar a checagem das informações rapidamente, com acesso direto a relatórios personalizados.

Junto ao monitoramento de contas correntes, realização de conciliações bancárias e automatização de contabilização de tarifas e despesas, esses recursos trazem uma visão mais clara dos riscos do negócio. Similarmente, a maior clareza sobre o panorama financeiro facilita a adequação às normas do setor, otimizando sua operação e sua performance.

  • Integração nativa ágil, inteligente e automatizada

Para que a Tesouraria possa abranger suas funções mais estratégicas, os profissionais dependem de grande acesso à informação e à visibilidade de processos e atividades.

Com a integração nativa do Software Gesplan, as equipes de Tesouraria terão uma comunicação instantânea com os módulos Financeiro (FI), Contábil (CO) e Compras (MM) do SAP, além de poder realizar cálculos de variação cambial entre contas correntes de múltiplas moedas.

O gerenciamento de Mútuos e Cash Pooling, com transferência automatizada entre contas correntes, é mais uma facilidade que a integração entre sistemas permite.

  • Escalabilidade e segurança

Devido aos recursos que a cloud proporciona, o sistema Fluxo de Caixa Gesplan é amplamente escalável para refletir as necessidades da empresa em cada momento de sua jornada, e pode ser redimensionado para medir cargas de trabalho maiores ou menores. A solução também possibilita fazer remessas de informações para as versões em nuvem do SAP, o que garante integridade de dados, solidez na gestão da TI, e gestão eficiente de compliance.

  • Capacitação para a construção de visões mais estratégicas

Com as funcionalidades obtidas pela conectividade com o SAP, a geração de relatórios e análise de resultados também são diretamente impactadas, justamente porque as possibilidades de manuseio das informações permitem aprofundar a visão estratégica da tesouraria.

Ao se beneficiar de uma ferramenta especializada, as equipes garantem até mesmo a previsão de cenários, além de agilizar ações que potencializam resultados positivos ou evitem danos maiores.

Kit Jornada do CFO

A Gesplan tem as melhores tecnologias para alcançar grandes resultados

As vantagens da integração do Fluxo de Caixa Gesplan e SAP favorecem a performance operacional e gerencial do negócio. Por isso, conte com quem é homologado e certificado pela SAP e já realizou milhares de integrações em empresas de vários países. 

Com experiência comprovada na integração com os principais ERP's, a Gesplan entende a complexidade e a particularidade do ambiente de sistemas de cada empresa, documenta e valida todas as etapas com a área responsável, incluindo pontos de verificação, métricas de resultado e performance.

Ao longo de mais de 20 anos, diversas companhias já puderam comprovar a eficiência das soluções Gesplan integradas ao SAP e confirmam seus ganhos em agilidade e eficiência.

 

 

“O software Gesplan proporciona segurança e confiança nas decisões estratégicas feitas com base nas simulações e projeções econômico-financeiras para aquisições e investimentos de longo prazo. Este, entre outros recursos utilizados na solução, nos ajudou a consolidar nossas boas práticas na gestão financeira e de governança.”

Fabio Trugillo
Gerente Corporativo de Planejamento Financeiro

 

“Os ganhos de fato são diversos em todos os sentidos, a ferramenta é excelente. Hoje, os relatórios podem ser montados de acordo com a necessidade de cada área solicitante e têm a validade de serem extraídos do sistema, que é o mesmo que efetua a contabilização, ou seja, reflete o que de fato foi registrado nos livros da companhia.”

Rodolfo dos Santos Ramos
Coordenador de Operações Financeiras

 

“A Gesplan possui relatórios completos e bem flexíveis, com boa navegação, atendendo aos critérios contábeis. Cada dia de fechamento são mais de 4 horas de atividades que são reduzidas e otimizadas, além da segurança da informação e a automatização que reduz os erros manuais.”

Silvio Roberto Camargo
Controladoria Corporativa

 

“No controle mensal, gastávamos mais ou menos 1 hora por contrato, e são 60 contratos. Mas no fechamento, era preciso um dia inteiro com as planilhas. Agora, com o Software Gesplan, eu faço em 5 minutos. É muito rápido.”

Caroline Deodoro
Controladoria

SOFTWARE FLUXO DE CAIXA GESPLAN

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo