+55 (47) 2101-7070
Voltar

Gestão Financeira Empresarial: como monitorar transferências bancárias por meio da tecnologia

13 Setembro 2023

Soluções de tesouraria robustas e bem preparadas ajudam a mitigar os riscos e a aprimorar a gestão de transferências bancárias em qualquer negócio.

Entre as transações financeiras mais comuns em uma corporação, as transferências bancárias aparecem em destaque. Destacam-se como as mais importantes as transações entre contas correntes da mesma empresa e na modalidade intercompany, isso porque, esses dois tipos de processos são essenciais na gestão de caixa diário de uma organização, representando a movimentação rotineira e expressiva de valores dos mais diversos. Logo, para garantir uma gestão financeira empresarial eficaz, é primordial realizar o acompanhamento próximo de tudo o que entra e sai, destacando, principalmente, qual foi o tipo de transação realizada em cada operação.

Em casos onde o fluxo de movimentações é alto, o gerenciamento real time passa a ser uma dificuldade para as equipes e, para sanar esses obstáculos, a tecnologia aparece como grande aliada, permitindo um registro mais acurado e confiável dos dados e criando projeções que estão de acordo com a realidade da empresa.

 

Gestão financeira empresarial: os desafios de acompanhar transferências corporativas

Diante de todas as regulamentações que rodeiam a tesouraria, além da suscetibilidade a ataques cibernéticos que essa área tende a sofrer, realizar o acompanhamento das transferências de forma eficaz exige atenção a alguns pontos que podem se tornar desafios se deixados de lado. Entre eles:

  • Segurança e prevenção contra fraudes

Qualquer tipo de transferência bancária, seja quais forem as instituições de origem e destino, está sujeita a riscos de segurança. Eles podem envolver roubo de identidade, fraudes financeiras, acesso malicioso de dados, entre muitos outros. A verdade é que ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, trazendo soluções inovadoras em termos de gestão, novas técnicas e estratégias de ataques e fraudes também surgem.

Por isso, o investimento em segurança robusta se torna imprescindível no ambiente corporativo, especialmente em setores como a tesouraria, que envolvem o registro e a movimentação de valores. Algumas medidas que podem ser implementadas para proteger as transações financeiras envolvem: autenticação em duas etapas, criptografia de dados e monitoramento de atividades suspeitas, com um mapeamento de reações para cada situação de possível acesso indevido ou vazamento de informações.

Além disso, é preciso preparar os funcionários, educando-os com relação às práticas seguras de manuseio de números confidenciais, e implementar políticas de segurança com o propósito de mitigar riscos e manter um alto nível de proteção.

Segurança da Informação na Tesouraria

  • Cumprimento das regulamentações financeiras

Transações financeiras corporativas também envolvem a adequação às regulamentações legislativas e de conformidade – com as transferências bancárias não é diferente. Algumas das mais comuns envolvem leis contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, por exemplo. Assim, essas questões também precisam ser consideradas em uma gestão eficaz, trazendo clareza com relação a todas as normas a que a corporação deve estar em conformidade e garantindo que as operações se ajustem a elas.

Isso pode envolver a verificação da identidade dos destinatários, a documentação adequada de cada operação e a manutenção de registros precisos.

Leia mais

Quando se fala em valores entrando e saindo do caixa da empresa, é essencial que as transações sejam eficientes e estejam dentro do prazo esperado para que a gestão financeira se mantenha organizada e cumpra todos os compromissos da companhia.

Algumas questões comuns podem atrapalhar esse processo, como um grande volume de transferências – realidade da maioria das empresas –, informações incorretas ou incompletas fornecidas pelos remetentes, problemas técnicos com os sistemas bancários ou demora nas aprovações necessárias para seguir com as operações. Para superá-las é preciso ter processos bem definidos, uma equipe capacitada e tecnologia adequada. Dessa forma, se torna possível garantir um processamento mais rápido e preciso das informações.

  • Gestão de fluxo de caixa

Falando em prazos de pagamento, isso também precisa ser considerado na gestão de fluxo de caixa, especialmente porque as transações bancárias têm um impacto direto sobre ela. A grande questão é organizar entradas e saídas para que haja fundos disponíveis sempre que necessário.

Para isso, é fundamental realizar uma previsão do fluxo de caixa, a sincronização com os prazos de transferência, a negociação com fornecedores e clientes e, em alguns casos, a busca por linhas de crédito ou financiamentos para cobrir possíveis lacunas temporárias.

Quiz Fluxo de Caixa

  • Conciliação bancária de transações

Transferências bancárias na gestão financeira empresarial ainda envolvem conciliações para garantir a precisão e a integridade dos registros da tesouraria. Esse esforço se torna maior conforme as operações são realizadas, mas é indispensável para assegurar a integridade dos dados e evitar informações incorretas ou duplicadas.

O processo se tornará complexo dependendo do número de transações a serem avaliadas. Portanto, algumas questões precisam estar alinhadas, como: correspondência das transações nos extratos bancários com os registros internos da empresa, identificação de discrepâncias, resolução de problemas e qualquer outro ajuste necessário.

  • Gestão de relacionamentos bancários

Por fim, outro desafio comum de se acompanhar as transferências bancárias dentro de uma empresa é uma boa gestão dos relacionamentos com as instituições financeiras. Dificilmente, uma empresa tem conta em apenas um banco ou instituição – a realidade envolve uma combinação de organizações, que também precisam ser geridas.

Cada instituição tem seus prós e contras, taxas e serviços. Por isso, vale manter uma comunicação eficiente com cada uma delas, acompanhar as cobranças de manutenção das contas e de transações, avaliar opções de serviços bancários e buscar oportunidades de negociação sempre que possível.

 

Como a tecnologia pode facilitar a gestão de transferências bancárias empresariais

Uma forma de lidar com todos esses desafios e desenvolver uma gestão financeira empresarial eficaz, especialmente quando se trata do acompanhamento das movimentações bancárias, é contar com as tecnologias certas. Soluções de tesouraria robustas e bem preparadas ajudam a mitigar os riscos e a lidar com questões que envolvem segurança, regulamentações, agilidade nos processamentos, um fluxo de caixa bem organizado, conciliações e, ainda, o relacionamento com as instituições financeiras.

A solução de Fluxo de Caixa da Gesplan é a resposta certa para essa necessidade, afinal, ela integra fontes de informações diferentes e permite o acompanhamento do fluxo de caixa e da liquidez, gerenciando riscos e disponibilidades financeiras. Assim, a equipe de tesouraria conta com uma ferramenta para monitorar e analisar suas transações com visões de curto, médio e longo prazo e ainda tem acesso, em tempo real, a cenários alternativos para uma análise assertiva.

A ferramenta ainda permite o gerenciamento automático de:

  • Transferências entre contas;
  • Transferências entre empresas – mútuo;
  • Transferências para terceiros.

Estando em nuvem, o software também tem integração completa com os principais ERPs do mercado, sendo nativa com SAP, Oracle e Protheus - tudo para  aumentar o controle e melhorar a gestão de caixa e recursos. É isso que beneficia o acompanhamento em tempo real das transações e um balanceamento eficaz dos saldos de todas as contas correntes.

 

Garanta uma gestão de transferências bancárias eficiente com a solução Gesplan

Acompanhar as transações bancárias é essencial à tesouraria de qualquer corporação. É essa função que permite uma gestão financeira eficaz, clara e precisa, gerando dados e informações seguros para decisões estratégicas assertivas. Nesse esforço, a tecnologia é a melhor aliada para superar os desafios e gerar bons resultados.

A solução Gesplan é a opção certa para empoderar sua gestão de caixa. Quer saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa? Fale com nossos especialistas.

New call-to-action

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo