+55 (47) 2105-5000
Voltar

IFRS 16: Vantagens da automação na gestão de contratos de arrendamento

04 Outubro 2021

De cálculos a simulações, a ferramenta certa traz agilidade e confiabilidade para a gestão de contratos. Veja como.

A norma IFRS 16 entrou em vigor em 2019, dispondo sobre como os locatários devem divulgar contratos de arrendamento e locação em seus balanços patrimoniais. Contudo, naquele mesmo ano surgia o novo coronavírus, resultando em uma pandemia que, entre tantos impactos, também afetou os contratos de aluguel.

Empresas dos mais variados setores sofreram perdas econômicas duras, forçando-as a pedir concessões em pagamentos de aluguéis de galpões, prédios, equipamentos de grande porte, veículos e outros bens. Para evitar que milhares de organizações tivessem que lançar essas concessões como renegociações de contrato, a norma foi revista, eximindo-as da obrigação de divulgação deste fato, quando consequência direta da pandemia.

Mesmo com esta facilidade, as equipes de contabilidade e finanças ainda se veem cercadas de uma série de atividades complexas relacionadas à gestão de contratos de arrendamento, especialmente agora com boa parte das concessões já se encerrando. Neste momento, a utilização de ferramentas de automação podem ser de vital importância no ganho de precisão e agilidade nas tarefas do departamento.

As vantagens da automação na gestão dos contratos de arrendamentos

O aumento da complexidade do cenário pode ser contornado com a adoção de tecnologias especializadas e ferramentas criadas especialmente para as atividades contábeis, incluindo a gestão dos contratos mencionados. Aqui estão reunidos alguns dos aspectos mais importantes em que o uso deste tipo de solução se mostra efetivo, trazendo resultados palpáveis em termos de performance e consistência dos entregáveis no setor:

  • Automação de cálculos e contabilização de ativos arrendados e do passivo de arrendamento

A automação de cálculos, por si só, resulta em enormes benefícios para a área, na medida em que traz já embutidas as fórmulas necessárias, só requerendo a inserção de dados e dos parâmetros desejados para retornar os resultados esperados. Similarmente, a contabilização de ativos se torna mais fácil com uma ferramenta que esteja totalmente integrada ao banco de dados contábeis da organização, permitindo a geração de relatórios atualizados a qualquer momento.

Comparativamente, planilhas e outros processos manuais de contabilização são menos confiáveis, podem gerar a perda de dados, aumentam a chance de erros humanos, podem dificultar o levantamento devido a quantidade de contratos e, consequentemente, de cálculos que devem ser feitos.

  • Adequações dos contratos e expediente prático criado para os efeitos da Covid-19

Os aditivos à norma mencionados anteriormente, por mais que simplifiquem um aspecto importante da rotina de trabalho da contabilidade, ainda requerem atenção. No caso, os ativos e passivos devem ser trazidos a valores presentes, ainda que não precisem ser expressos como renegociação de contratos no balanço patrimonial. 

Com uma ferramenta automatizada, esta atualização é feita em tempo real, sem a necessidade de recálculo manual por parte da equipe, que economiza tempo e pode focar em outros pontos mais críticos e menos técnicos.

  • Cálculos de projeções de reajustes, depreciação, taxas e juros

Em tempos de instabilidade fiscal e econômica, a capacidade de se fazer projeções precisas é de enorme valor, e isso é algo proporcionado pelas soluções discutidas aqui. 

Com uma série de templates criados para ajudar a analisar todo tipo de contexto, os gestores conseguem antecipar diversos cenários, planejando ações e se preparando para os desafios mais prováveis com tranquilidade e segurança.

  • Reconhecimento financeiro e contábil do saldo dos contratos a valor presente

Como mencionado anteriormente, os cálculos de passivo e ativo devem ser levados a valor presente, uma prática que pode tomar tempo da equipe, além de exigirem parametrizações adequadas para evitar divergências futuras. 

Com a automação, os dados são processados diretamente do banco de dados contábeis da empresa segundo os indexadores relevantes sempre atualizados, o que gera um resultado confiável obtido instantaneamente.

  • Segregação dos eventos contábeis (saldos, ativos, passivos e etc)

Erros e divergências por aplicações de metodologias inadequadas deixam de ser um problema, na medida em que as ferramentas mais modernas já têm os parâmetros certos predeterminados em seus templates, os quais são customizáveis de acordo com a realidade do negócio do cliente.

  • Relatórios dinâmicos para reportagem e análise

Um dos grandes diferenciais de quem conta com soluções automatizadas é a capacidade de enxergar seu ambiente operacional de forma clara, precisa e imediata. A geração de relatórios dinâmicos, com dados obtidos e analisados em tempo real pode ser um grande divisor de águas na tomada de decisão e na análise de desempenho financeiro do negócio.

  • Informações unificadas das operações financeiras

Mais do que apresentar dados, a ferramenta certa traz dados unificados, disponíveis de forma clara e acessível em um só dashboard, de modo a informar os operadores e gestores de forma eficiente e intuitiva.

O WFN Lease da Gesplan para a automação na gestão dos contratos de arrendamentos

Uma ferramenta ágil, robusta, que automaticamente coleta dados, faz cálculos e projeções, e consegue gerar relatórios precisos com informações em tempo real, tudo com a flexibilidade e a segurança da computação em nuvem: isso é o WFN Lease da Gesplan

Com uma série de templates para atuar em todos os contextos relevantes de seu negócio, nossa solução foi criada para atender às mais exigentes demandas do setor, com robustez, velocidade e confiabilidade. O WFN Lease traz benefícios como:

  • Conformidade com a IFRS 16 CPC-06 R2, incluindo as atualizações de 2019
  • Mensuração automática do Ativo de direito de uso e Passivo de arrendamento mercantil financeiro
  • Gerenciamento dos ativos arrendados
  • Automação de cálculos de amortização, depreciação, juros, usufruto e mais
  • Relatórios automatizados em tempo real
  • Atualização automática dos indexadores como IGPM, IPCA e mais

Para falar mais sobre a ferramenta e todos os ganhos obtidos através da automação na gestão dos contratos de arrendamentos, especialistas da Gesplan se reuniram em dois webinars sobre o assunto. 

Acesse as gravações dessa conversa no link abaixo:

New call-to-action

14 Outubro 2021

IFRS 16: 7 Benefícios do WFN Lease para a gestão de contratos de locação

Entenda como um sistema especializado pode ajudar a empresa a ter mais eficiência na gestão de contratos de locações e a...

Continue lendo
04 Outubro 2021

IFRS 16: Vantagens da automação na gestão de contratos de arrendamento

De cálculos a simulações, a ferramenta certa traz agilidade e confiabilidade para a gestão de contratos. Veja como.

Continue lendo
27 Setembro 2021

Tesouraria e Planejamento: Benefícios da Gestão Integrada e Inteligente

Planejamento financeiro e a tesouraria têm, naturalmente, diversos aspectos em comum, mas nem sempre atuam em conjunto, ...

Continue lendo