+55 (47) 2101-7070
Voltar

IFRS 16: o papel dos dashboards na gestão de locações

12 Julho 2023

Entenda como os dashboards permitem que as equipes contábeis realizem a gestão de locações de maneira eficiente, automatizada e em conformidade com a norma IFRS 16.

A gestão organizada e eficaz de contratos é uma tarefa essencial em empresas de qualquer segmento que lida com locações, especialmente com a implementação da IFRS 16, norma da IASB (International Accounting Standards Board) que padronizou a forma de contabilizar e divulgar os arrendamentos corporativos para garantir mais transparência nas transações.

No esforço para se adequar a esses padrões, surgiram ferramentas para tornar os processos mais facilitados, como as tecnologias que proporcionam cálculos automatizados, adequação à IFRS 16 e, sobretudo, a possibilidade de criar dashboards para acompanhar dados relevantes em tempo real.

O papel dos dashboards para arrendamento mercantil financeiro

Quando se fala em dados, não basta tê-los à disposição, é preciso organizá-los de maneira estratégica e em uma visão clara para que faça sentido para a empresa, especialmente quando se trata de arrendamento mercantil financeiro.

Em função desse fator, as soluções com dashboards completos entram como protagonistas, afinal, além da possibilidade de personalização, elas dispõem as informações mais importantes em destaque, de acordo com as necessidades da organização.

Mais do que proporcionar um monitoramento preciso de desempenho, na realidade dos controllers e gerentes financeiros, ter dashboards à disposição também permite a realização de análises assertivas e a criação de estratégias para garantir uma melhor gestão orçamentária - questão primordial na administração de locações.

IFRS 16 Gesplan: solução pioneira no Brasil para gestão de locações e criação de dashboards personalizados

Gesplan IFRS 16

Além de diversas outras funcionalidades para facilitar a gestão de locações, a solução IFRS 16 Gesplan também oferece dashboards de gerenciamento e análise de dados para garantir a visualização plena e utilização eficaz das informações. Em formato de relatórios e gráficos, esses recursos contam com filtros dinâmicos detalhados ou consolidados, permitindo que o próprio gestor determine o que deseja visualizar nos resultados.

Assim, a empresa garante a contabilização de aluguéis e arrendamentos em conformidade com a norma IFRS 16 e ainda conta com dashboards padrões que são importados para a sua base na implantação do módulo, como:

  • Fluxo de parcelas;
  • Movimentações;
  • Parceria agrícola;
  • Saldos ativos e passivos;
  • Preview Contábil.

Na gestão de locações, ter esses dados consolidados através de painéis ilustrativos se refletem em um controle apurado dos preços negociados por arrendamento, em projeções sólidas relacionadas a parcelas futuras e em mensurações precisas de reajustes e valores trazidos a valor presente - tudo de forma automatizada.

A solução IFRS 16 Gesplan ainda fica disposta em nuvem para gerenciar os ativos da empresa, conectando-se totalmente ao seu sistema contábil. A automação se faz presente novamente por meio da integração de índices, moedas e taxas; de cálculos de usufruto, amortização, depreciação e juros; além de outros indicadores financeiros próprios que podem ser inseridos dentro da plataforma.

Eficiência comprovada por grandes empresas: conheça as companhias que já utilizam a Solução IFRS 16 Gesplan

Com mais de 3.000 clientes multinacionais e nacionais atendidos, a Gesplan soma diversos cases de empresas de variados segmentos que comprovaram a eficácia das funcionalidades e dashboards presentes na solução IFRS 16. Conheça alguns deles:


Klabin Case Gesplan

Na Klabin, líder na produção de embalagens de papel biodegradável, a solução IFRS 16 Gesplan também foi implantada para substituir as planilhas, que não davam conta da gestão de locações. A empresa conta com variados modelos de contratos e buscava uma forma de simplificar e agilizar a operacionalização, que envolve cálculos de valor presente, mensurações de ativos e passivos e despesas financeiras, contrato a contrato. 

O responsável pela Controladoria Corporativa da Klabin, Silvio Roberto Camargo, compartilhou conosco as melhorias observadas: “A Gesplan possui relatórios completos e bem flexíveis, com boa navegação, atendendo aos critérios contábeis. Cada dia de fechamento levava mais de quatro horas de atividades que, hoje, são reduzidas e otimizadas, além da segurança da informação e a automatização que reduz os erros manuais”.

Saiba mais >

 


Sotreq Case Gesplan

Revendedora de máquinas, peças, serviços e sistemas Caterpillar, a Sotreq enfrentava diversos desafios com a gestão de locações, justamente pela falta de automação que demandava muito tempo da equipe, especialmente após a necessidade de adaptação à IFRS 16.

Para mudar este cenário, a empresa optou pela solução Gesplan, e o resultado foi comentado por Caroline Deodoro, profissional contábil da Sotreq: “No controle mensal, gastávamos mais ou menos uma hora por contrato. Mas no fechamento, levávamos um dia inteiro com as planilhas. Agora, com o Gesplan, eu faço em cinco minutos, é muito rápido”.

Saiba mais >

 


Grupo Martins Case Gesplan

“A Solução Gesplan facilitou minha vida. A Martins tem um alto controle de todos os seus processos e possui vários contratos que precisam adequar-se à norma. O sistema veio para unificar as áreas envolvidas no controle da IFRS 16 e todas as informações são consolidadas em um controle único”, foi assim que Paulo Parro, responsável pela Área Tributária e Contábil do Grupo Martins, definiu a implementação do sistema na empresa que, hoje, é considerada como uma das maiores distribuidoras atacadistas do Brasil.

O objetivo era padronizar os contratos de locações e arrendamentos para realizar os cálculos e novos controles exigidos pela norma, diante da inviabilidade do uso de planilhas. Com a solução, diversos desafios foram solucionados e a empresa alcançou um alto controle de todos os seus processos com a otimização de tempo nas operações e a centralização de todas as áreas envolvidas.

Saiba mais >

 


Havan Case Gesplan

Considerada a loja de departamentos mais completa do Brasil, a Havan estava em busca de uma solução para se adequar de maneira eficiente à IFRS 16, garantir a segurança das informações e reduzir o trabalho manual da área contábil, principalmente considerando que já possuía centenas de contratos cadastrados e que havia um gasto de tempo excessivo com o uso de planilhas e a falta de padronização.

A Solução Gesplan foi implementada para responder a essas necessidades, levando mais segurança às informações e compliance, mais agilidade nos processos e mais automação para a criação de relatórios gerenciais. Além disso, a Havan também experimentou a facilidade de integração com o ERP que já utilizava, simplificando ainda mais o processo.

Michael Lima, Analista Contábil da empresa, comentou sobre os impactos da implementação: “A solução proporcionou uma gestão simplificada dos contratos de arrendamentos mercantis. Desde a implantação dos contratos até a geração de relatórios e a sua contabilização, obtivemos ganho de eficiência nos controles internos e padronização da informação”.

Saiba mais >

 

Padronize, automatize os cálculos e realize a sua contabilização em total conformidade com a norma IFRS 16 / CPC 06 (R2) 

Se assim como esses grandes players do mercado, você também deseja ter uma gestão de locações mais eficiente e, sobretudo, adequada aos padrões da norma IFRS 16, a solução Gesplan é para você.

Com uma série de templates para atuar em todos os contextos relevantes de seu negócio, essa ferramenta foi criada para atender às mais exigentes demandas do setor, com robustez, velocidade e confiabilidade.

Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita da ferramenta!

 

New call-to-action

Tags:

IFRS 16

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo