+55 (47) 2101-7070
Voltar

Integração de sistemas financeiros: como o conector Gesplan atua para facilitar o trabalho da equipe de TI

25 Outubro 2023

O Conector é uma plataforma no code que permite, de modo facilitado, a integração entre dois sistemas de linguagens e métodos, ainda que totalmente diferentes

A transformação digital tem se tornado cada vez mais importante para a evolução da tesouraria. A agilidade, facilidade e acesso combinados em soluções inovadoras são essenciais para que o setor acompanhe as mudanças constantes no mercado e, então, se posicione como agente estratégico e decisivo em empresas de qualquer setor. Assim, os profissionais de finanças precisam estar atualizados com relação ao que há de mais atual em termos de tecnologia.

Mas não é só isso. Para o sucesso desses esforços e análises ainda mais eficazes, a tesouraria precisa trabalhar em conjunto com outro setor fundamental: o de TI. Esses profissionais atuam para assegurar o uso das ferramentas para as funções operacionais, garantindo uma utilização eficaz de dados e permitindo a criação de relatórios e previsões assertivas e confiáveis, essenciais para a tomada de decisões.

Em outras palavras, a área de tecnologia da informação trabalha para que o setor financeiro tenha todas as soluções de que precisa para executar seu trabalho com toda a qualidade e suporte necessários, sendo uma aliada importante na gestão financeira.

Mudando a realidade dos times de TI através de uma solução intuitiva para integração de sistemas financeiros

Apesar de ter funções de extrema importância, o setor de Tecnologia da informação também enfrenta desafios, como quando precisa lidar com softwares de configurações diferentes combinados com um mesmo propósito.

A Gesplan sabe bem desse cenário e, pensando em facilitar o trabalho dessas equipes e permitir que atuem lado a lado ao compliance e às exigências da área de tesouraria, desenvolveu uma solução única para a criação de integrações inteligentes entre aplicativos e plataformas distintas: o Conector Gesplan.

Essa é uma ferramenta agnóstica, NoCode e que pode ligar sistemas SaaS a On Premise, e vice-versa. Como o próprio nome sugere, ela tem o objetivo criar conexões, respondendo a um dos maiores desafios do setor de TI.  A ideia é integrar informações e, assim, impactar positivamente a produtividade.

O Conector Gesplan ainda é facilmente implantado e conta com uma interface completamente voltada às necessidades e objetivos da empresa. Pensado para diferentes segmentos das organizações, suas conexões funcionam de duas maneiras:

  • Integrações nativas: conexão direta com os principais ERPs do mercado, como SAP, TOTVS, Oracle,Protheus, Infor e Microsoft.
  • Criação de integrações próprias: mesmo com plataformas de linguagens e sistemas distintos, o Conector permite integrações facilitadas, sendo de Cloud to Cloud, On Premise to Cloud ou vice-versa.

Uma biblioteca ampla permite a transformação de dados, capturando-os, filtrando-os e inserindo-os em qualquer outra fonte. Assim, toda a comunicação entre as tecnologias utilizadas na empresa se torna possível, criando relatórios e análises mais profundas e confiáveis.

Como o Conector Gesplan atua para tornar o trabalho das equipes de tecnologia da informação mais eficiente

As facilidades oferecidas pela plataforma estão diretamente ligadas às vantagens que a ferramenta oferece ao time de TI. Entre elas, estão:

  • Criação de múltiplas instâncias e threads

Uma empresa não conta com apenas uma ou duas tecnologias que precisam ser integradas; na verdade, são várias aplicações e ferramentas funcionando em paralelo. Contudo, o Conector Gesplan permite a criação de instâncias e threads múltiplos, fazendo com que a operação aconteça de maneira otimizada, sem que uma integração impacte o processamento de outras. Logo, as informações também se mantêm seguras e disponíveis sempre que necessário.

  • Garantia de segurança e aderência à LGPD

Outra vantagem da plataforma é o fato de que ela não armazena dados sensíveis, o que faz com que esteja completamente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, ainda conta com atualizações constantes, sem a necessidade de interferências manuais, proteção por mecanismos de autenticação e portal com gestão de acesso e auditoria.

Segurança da Informação na Tesouraria

  • Monitoramento ininterrupto do funcionamento dos sistemas e status das integrações

A ferramenta também dispensa qualquer ação manual para o monitoramento de anomalias, realizando esse processo automaticamente. Assim, não há interrupções na operação e há alertas imediatos sempre que houver algum problema. Nesse processo, os status das integrações ficam claros, graças a dashboards e relatórios atualizados que permitem que as equipes de TI monitorem tudo, em tempo real.

  • Interface amigável que facilita a compreensão dos erros e das necessidades

Toda a interface do Conector Gesplan é ajustada de acordo com os objetivos e necessidades da empresa, minimizando a intervenção técnica e trazendo clareza com relação às informações e à realidade das transações. Isso também permite a criação de fluxos de dados e acelera o processo para novas integrações que a companhia precise fazer no futuro.

  • Consultas que facilitam o atendimento a chamados e necessidades de atualizações

Através da plataforma Gesplan, a equipe de TI também tem a possibilidade de consultar dados de ambiente de software e versões de produtos, frameworks e bancos de dados, entregando mais assertividade em relação às atualizações e informações importantes relacionadas a possíveis chamados criados pelo time de tesouraria.

Em suma, toda essa combinação de vantagens e funcionalidades se reflete diretamente no trabalho dos profissionais de tecnologia da informação e dos tesoureiros, já que permite um acesso simples e ágil a todos os dados essenciais para tomar decisões estratégicas e conduzir processos, assegurando total confiabilidade e precisão nos números para beneficiar diretamente os setores e suas funções operacionais e decisivas.

Integre facilmente suas aplicações financeiras e contábeis com a Gesplan

É fato que a tecnologia se tornou uma importante aliada da tesouraria, levando o setor a evoluir para além de uma operação de backoffice e em direção a um papel altamente estratégico. Nesse esforço, a parceria com o time de TI é imprescindível, conectando as melhores ferramentas para empoderar o setor.

Por isso, a Gesplan trabalha para desenvolver soluções também para a área de tecnologia da informação, como é o caso do Conector Gesplan. Nosso propósito é criar processos cada vez mais simples e ágeis, possibilitando uma análise de dados e tomada de decisão mais assertiva e eficiente.

Quer saber mais sobre as soluções Gesplan? Fale com nossos especialistas!

Conheça o conector Gesplan  

 

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo