+55 (47) 2101-7070
Voltar

Integração de sistemas financeiros: como o conector Gesplan atua para facilitar o trabalho da equipe de TI

25 Outubro 2023

O Conector é uma plataforma no code que permite, de modo facilitado, a integração entre dois sistemas de linguagens e métodos, ainda que totalmente diferentes

A transformação digital tem se tornado cada vez mais importante para a evolução da tesouraria. A agilidade, facilidade e acesso combinados em soluções inovadoras são essenciais para que o setor acompanhe as mudanças constantes no mercado e, então, se posicione como agente estratégico e decisivo em empresas de qualquer setor. Assim, os profissionais de finanças precisam estar atualizados com relação ao que há de mais atual em termos de tecnologia.

Mas não é só isso. Para o sucesso desses esforços e análises ainda mais eficazes, a tesouraria precisa trabalhar em conjunto com outro setor fundamental: o de TI. Esses profissionais atuam para assegurar o uso das ferramentas para as funções operacionais, garantindo uma utilização eficaz de dados e permitindo a criação de relatórios e previsões assertivas e confiáveis, essenciais para a tomada de decisões.

Em outras palavras, a área de tecnologia da informação trabalha para que o setor financeiro tenha todas as soluções de que precisa para executar seu trabalho com toda a qualidade e suporte necessários, sendo uma aliada importante na gestão financeira.

Mudando a realidade dos times de TI através de uma solução intuitiva para integração de sistemas financeiros

Apesar de ter funções de extrema importância, o setor de Tecnologia da informação também enfrenta desafios, como quando precisa lidar com softwares de configurações diferentes combinados com um mesmo propósito.

A Gesplan sabe bem desse cenário e, pensando em facilitar o trabalho dessas equipes e permitir que atuem lado a lado ao compliance e às exigências da área de tesouraria, desenvolveu uma solução única para a criação de integrações inteligentes entre aplicativos e plataformas distintas: o Conector Gesplan.

Essa é uma ferramenta agnóstica, NoCode e que pode ligar sistemas SaaS a On Premise, e vice-versa. Como o próprio nome sugere, ela tem o objetivo criar conexões, respondendo a um dos maiores desafios do setor de TI.  A ideia é integrar informações e, assim, impactar positivamente a produtividade.

O Conector Gesplan ainda é facilmente implantado e conta com uma interface completamente voltada às necessidades e objetivos da empresa. Pensado para diferentes segmentos das organizações, suas conexões funcionam de duas maneiras:

  • Integrações nativas: conexão direta com os principais ERPs do mercado, como SAP, TOTVS, Oracle,Protheus, Infor e Microsoft.
  • Criação de integrações próprias: mesmo com plataformas de linguagens e sistemas distintos, o Conector permite integrações facilitadas, sendo de Cloud to Cloud, On Premise to Cloud ou vice-versa.

Uma biblioteca ampla permite a transformação de dados, capturando-os, filtrando-os e inserindo-os em qualquer outra fonte. Assim, toda a comunicação entre as tecnologias utilizadas na empresa se torna possível, criando relatórios e análises mais profundas e confiáveis.

Como o Conector Gesplan atua para tornar o trabalho das equipes de tecnologia da informação mais eficiente

As facilidades oferecidas pela plataforma estão diretamente ligadas às vantagens que a ferramenta oferece ao time de TI. Entre elas, estão:

  • Criação de múltiplas instâncias e threads

Uma empresa não conta com apenas uma ou duas tecnologias que precisam ser integradas; na verdade, são várias aplicações e ferramentas funcionando em paralelo. Contudo, o Conector Gesplan permite a criação de instâncias e threads múltiplos, fazendo com que a operação aconteça de maneira otimizada, sem que uma integração impacte o processamento de outras. Logo, as informações também se mantêm seguras e disponíveis sempre que necessário.

  • Garantia de segurança e aderência à LGPD

Outra vantagem da plataforma é o fato de que ela não armazena dados sensíveis, o que faz com que esteja completamente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, ainda conta com atualizações constantes, sem a necessidade de interferências manuais, proteção por mecanismos de autenticação e portal com gestão de acesso e auditoria.

Segurança da Informação na Tesouraria

  • Monitoramento ininterrupto do funcionamento dos sistemas e status das integrações

A ferramenta também dispensa qualquer ação manual para o monitoramento de anomalias, realizando esse processo automaticamente. Assim, não há interrupções na operação e há alertas imediatos sempre que houver algum problema. Nesse processo, os status das integrações ficam claros, graças a dashboards e relatórios atualizados que permitem que as equipes de TI monitorem tudo, em tempo real.

  • Interface amigável que facilita a compreensão dos erros e das necessidades

Toda a interface do Conector Gesplan é ajustada de acordo com os objetivos e necessidades da empresa, minimizando a intervenção técnica e trazendo clareza com relação às informações e à realidade das transações. Isso também permite a criação de fluxos de dados e acelera o processo para novas integrações que a companhia precise fazer no futuro.

  • Consultas que facilitam o atendimento a chamados e necessidades de atualizações

Através da plataforma Gesplan, a equipe de TI também tem a possibilidade de consultar dados de ambiente de software e versões de produtos, frameworks e bancos de dados, entregando mais assertividade em relação às atualizações e informações importantes relacionadas a possíveis chamados criados pelo time de tesouraria.

Em suma, toda essa combinação de vantagens e funcionalidades se reflete diretamente no trabalho dos profissionais de tecnologia da informação e dos tesoureiros, já que permite um acesso simples e ágil a todos os dados essenciais para tomar decisões estratégicas e conduzir processos, assegurando total confiabilidade e precisão nos números para beneficiar diretamente os setores e suas funções operacionais e decisivas.

Integre facilmente suas aplicações financeiras e contábeis com a Gesplan

É fato que a tecnologia se tornou uma importante aliada da tesouraria, levando o setor a evoluir para além de uma operação de backoffice e em direção a um papel altamente estratégico. Nesse esforço, a parceria com o time de TI é imprescindível, conectando as melhores ferramentas para empoderar o setor.

Por isso, a Gesplan trabalha para desenvolver soluções também para a área de tecnologia da informação, como é o caso do Conector Gesplan. Nosso propósito é criar processos cada vez mais simples e ágeis, possibilitando uma análise de dados e tomada de decisão mais assertiva e eficiente.

Quer saber mais sobre as soluções Gesplan? Fale com nossos especialistas!

Conheça o conector Gesplan  

 

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo