+55 (47) 2101-7070
Voltar

Pix na Tesouraria 4.0 - A tecnologia otimizando a Tesouraria

16 Dezembro 2020

Quem acompanha as atuais notícias sabe que o Pix trouxe grandes vantagens para fazer transações financeiras – ele é mais rápido, mais barato e disponível que os outros meios de pagamento. Mas, por outro lado, ele trouxe uma certa urgência para as companhias implantarem uma Tesouraria 4.0.

Isso porque a instantaneidade das transações financeiras têm impacto direto no controle do fluxo de caixa e finanças. Assim, só com uma gestão integrada, em tempo real e com recursos de automação é possível aproveitar todas as oportunidades que o meio de pagamentos que Banco Central (BC) oferece.

Pensando nisso, a Gesplan realizou junto a empresas parceiras uma pesquisa para saber qual a percepção sobre as principais mudanças, oportunidades e benefícios que o Pix traz para a tesouraria. 

E o resultado você confere a seguir.

Levantamento Gesplan*

O levantamento foi realizado com 43 empresas que utilizam nossas soluções e a maioria delas (77%) reconheceu que o Pix já trouxe e ainda deve trazer benefícios, mudanças e oportunidades para os processos da tesouraria a curto e médio prazo.

Como era de se esperar, os principais benefícios percebidos foram na redução dos custos de taxas para emissão de boletos, realização de  transferências e na disponibilização imediata de recursos. A maioria das oportunidades gira em torno dessas mudanças que prometem dinamizar bastante o mercado financeiro.

Dinheiro em conta na hora

Como o Pix permite receber pagamentos em qualquer dia e horário, ele traz o benefício de ter o dinheiro em caixa mais rápido. Além da necessidade de integração com o sistema Pix, essa mudança traz uma série de oportunidades para a gestão do caixa, como reduzir a tomada de empréstimos para cobrir despesas previstas e a antecipação de recebíveis, por exemplo. Para aproveitá-la, no entanto, é preciso ter em mãos as ferramentas indispensáveis, caso contrário, o risco é perder competitividade para a  concorrência.

Para quem tem muitas tarefas e responsabilidades no dia a dia - e precisa lidar com a complexidade das planilhas de Excel - a integração automática e a gestão centralizada dos recursos é um diferencial estratégico. Além de melhorar a segurança das informações da empresa, facilita a gestão do tempo e aumenta a produtividade.

Inteligência na Gestão

Assim, a disponibilidade imediata de recursos traz benefícios, mas requer inteligência na gestão – ou seja, ter uma visão holística do negócio e das oportunidades, identificar pontos específicos de melhoria e adaptá-los para aumentar a eficiência da empresa como um todo.

A integração automática das informações e a sua centralização são fundamentais nesse processo. 

No levantamento com as empresas, dois benefícios identificados foram referentes à agilidade para liberar mercadorias, serviços e limites de crédito (53% delas reconheceu a oportunidade), assim como para equalizar saldos e liberar limites de crédito na cadeia (37%).

Por isso, 73% das empresas vêem a chegada do Pix como uma oportunidade para utilizar melhor os recursos de APIs e o Open Banking para integrar processos.

Agilidade no Trabalho

Outra mudança apontada por 55% das empresas é a necessidade de adequar a rotina de fechamento de caixa e outras atividades das equipes à disponibilidade full time do Pix. O trabalho ganha em flexibilidade, mas precisa ser mais ágil para traduzir a mudança em ganho de produtividade.

Mais de 60% das empresas preveem uma frequência maior na composição e análise do fluxo de caixa e 70% delas entende que a obtenção e conciliação de extratos intraday (D-0) será maior.

Nesses casos, para ter uma visão completa das oportunidades, além de ter informações centralizadas e integradas automaticamente, é preciso ter a capacidade de gerar relatórios financeiros dinâmicos e seguros com rapidez. São recursos básicos para tomar decisões baseadas em dados e reduzir riscos.

Como sabemos, a transformação digital é iminente. As mudanças e os benefícios que o Pix trouxe já são sentidos por diversos tipos de empresas e representam mais um passo sem volta.

Assim, a tecnologia torna-se cada vez mais indispensável para se manter relevante e competitivo seja em que segmento for. Quer saber como a Gesplan pode ajudar sua empresa a ser mais eficiente?

Aprofunde seu conhecimento sobre Tesouraria 4.0. Dê uma olhada no e-book que escrevemos para você.

E, se quiser entender como as nossas soluções podem otimizar a gestão do tempo e aumentar a produtividade da sua equipe, conheça o WFN Cash.

* Para oferecer uma visão mais específica e fundamentada, a Gesplan fez um levantamento com 43 empresas que utilizam nossas soluções. As respostas foram colhidas com profissionais de cargos diversos da área financeira: analista/especialista (17) e supervisor/coordenador/gerente (26).

New call-to-action

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo