+55 (47) 2101-7070
Voltar

Fluxo de Caixa e integração com SAP: 5 benefícios para a Tesouraria

09 Fevereiro 2021

Com a ascensão de ERPs no mercado para facilitar a gestão empresarial, a companhia acostumada a utilizar soluções que tenham integração com SAP em seu ambiente possui vantagens notórias no que se refere, na área financeira, a fluxo de caixa, por exemplo.

Entre elas estão a otimização de tempo e melhorias na visão estratégica e nos custos. Dessa forma, um software de gestão de tesouraria integrado a esse tipo de sistema só tende a agregar ainda mais qualidade aos procedimentos da área.

É nesse sentido que convidamos você a ver abaixo, como a solução WFN Cash da Gesplan faz essa integração ao SAP, apresentando as principais vantagens para a sua empresa.

Integração com o SAP: quais os principais benefícios para o seu negócio?

Ter um software mais personalizável para diagnóstico

O WFN Cash é especialista e referência na gestão do fluxo de caixa integrado ao SAP. Já que um dos maiores desafios de todo decisor é saber como escolher o melhor sistema de gestão de tesouraria, torna-se imprescindível conhecer os diferenciais.

Além das funcionalidades necessárias para diagnóstico real de tudo o que pode impactar a área e flexibilidade de relatórios, há fluxo de caixa consolidado e com visões por blocos, leitura e automação de lançamentos bancários de modo nativo por meio de arquivos de extratos, atendendo aos layouts de bancos nacionais e internacionais e orçamento de caixa.

Além de transferências com geração de arquivo bancário, visões de fluxo de caixa comparativas por tipo de lançamentos e com diferentes estruturas para atender todas as áreas do grupo são outras possibilidades que se destacam.

Acompanhamento em real time e gerenciamento de riscos

Todos os lançamentos, pagamentos, gastos e demais despesas são gerados de maneira online e em tempo real no caixa.

Realizando um double check das informações em uma plataforma em nuvem, com disponibilidade de acesso facilitada e relatórios leves, a solução da Gesplan permite personalização dessa funcionalidade da forma que melhor for para sua empresa.

Assim, a reflexão sobre diversos cenários alternativos é possibilitada para que haja uma análise integral da tesouraria, tendo fluxo de caixa em múltiplas visões.

Tudo isso ajuda a gerenciar riscos, também com o monitoramento de contas correntes, realização de conciliações bancárias e automatização de contabilização de tarifas e despesas, possibilitando análises de movimentações previstas, realizadas e orçadas e ajudando a empresa a se adequar mais facilmente às normas vigentes.

Integração ágil, inteligente e automatizada

Com a tesouraria cada vez mais integrada às decisões estratégicas da empresa, a exigência por buscar "novas fontes de valor" para o negócio impõem ao CFO e seu time ir muito além da tradicional gestão das movimentações do caixa e operações bancárias, ou seja, ir muito além daquelas informações registradas no seu ERP.

Desse modo, além de automatizar o operacional, é preciso discutir as oportunidades trazidas pela digitalização dos serviços financeiros e novas tecnologias que integram a logística de dados, aproximam a cadeia e reduzem riscos e custos para a operação como um todo.

Ter um ambiente que permita simular ganhos, renegociações e otimização de operações é fundamental. E isso não é possível através apenas de um ERP ou customizações e planilhas, pois perdem a dinâmica da relação com o "tempo real" do mercado e as suas melhores práticas. Com conectividade, a Tesouraria torna-se automatizada, garantindo agilidade e precisão.

Escalar com mais segurança e soluções adequadas

Conforme as necessidades do negócio vão mudando, é comum que muitos CIOs e gestores da área de tecnologia se deparem com a prática de solucionar mais rapidamente os desafios adotando alterações no ERP (SAP) para ampliar sua capacidade. 

No entanto, com o tempo, isso não é o mais recomendado. A razão é simples: isso é como aplicar todos os recursos no mesmo investimento, enquanto a real demanda da empresa é uma troca, correndo-se o risco de a gestão ficar completamente “cega” sem as implementações e soluções adequadas.

Por isso, uma aposta em nuvem é a melhor forma de garantir que a gestão sempre terá as informações e continuará a manter o processo em momentos críticos, nos quais os outros sistemas estarão comprometidos. Afinal, escalonar com nuvem é muito mais seguro.

É uma maneira, portanto, de assegurar que haja à disposição soluções especializadas e em cloud, mais preparadas para dar essas respostas e manter tanto a tecnologia quanto o time financeiro sempre atualizados com o mercado. E tudo isso com diferenciais estratégicos para a gestão da TI e governança das empresas - gestão de compliance, ciclo de vida e evolução da solução com custo-benefício adequado, além de zero custo de propriedade - se comparados às soluções desenvolvidas in house ou customizações dentro do próprio ERP.

Capacidade à equipe para visões mais estratégicas

Com as funcionalidades oferecidas pela conectividade com o SAP, a equipe responsável pela geração de relatórios e análise de resultados é diretamente impactada. As infinitas possibilidades de manuseio das informações permitem aprofundar a visão estratégica da tesouraria.

Sendo assim, beneficiar-se de uma ferramenta especializada pode garantir até mesmo a previsão de cenários e agilizar ações que potencializam resultados positivos ou evitem danos maiores.

A Gesplan oferece as melhores tecnologias para alcançar grandes resultados! Nosso time de especialistas oferece suporte total antes, durante e após a implementação.

Além disso, o conector inteligente da Gesplan padroniza a fonte de dados não só com integração ao SAP, mas também aos principais ERPs do mercado.

Gestão do Fluxo de Caixa com WFN Cash: benefícios muito além do seu ERP

  • Análises e comparativos com simulação de cenários e visão de curto, médio e longo prazo;
  • Gestão inteligente de recursos disponíveis e painéis financeiros dinâmicos, detalhado ou consolidados;
  • Gerenciamento de Mútuos e Cash Pooling, com transferência automatizada entre contas correntes;
  • Geração de lançamentos futuros com base em orçamentos de caixa;
  • Posição de conciliações bancárias caixa vs. extratos, com saldos bancários e de caixa;
  • Fluxo de pagamento e recebimento, também intercompany;
  • Cálculos de variação cambial entre contas correntes de múltiplas moedas;
  • Lançamentos, geração de títulos, informações contábeis e financeiras integradas ao SAP.


Gostou dos benefícios? Solicite uma demonstração da solução WFN Cash.

New call-to-action

20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo
21 Fevereiro 2024

Mercado de capitais: o que podemos esperar para 2024?

Quem acompanha o universo dos investimentos sabe: em 2023, o mercado de capitais passou por momentos difíceis. Mas quais...

Continue lendo
07 Fevereiro 2024

Tecnologia em nuvem: 4 práticas que geram valor para um negócio

As estratégias de migração para a nuvem precisam ser elaboradas de acordo com as características, recursos e demandas de...

Continue lendo