+55 (47) 2101-7070
Voltar

Sistema em nuvem como diferencial nas decisões ágeis da Tesouraria

29 Agosto 2022

A tomada de decisões estratégicas nas empresas sempre contou com a inteligência financeira. Neste contexto, a expertise dos profissionais do setor possui uma poderosa aliada: a tecnologia, promovendo a performance da área e valor estratégico para os negócios. 

As rotinas do setor financeiro contam com a solidez das informações processadas através dos sistemas corporativos. Por este motivo, as atividades dos profissionais do setor necessitam de softwares compatíveis com a realidade da empresa e informações íntegras. Isto reflete no desempenho dos analistas, com um trabalho mais produtivo, analítico e efetivo.

Felizmente, o ambiente corporativo em sua totalidade, sobretudo o setor financeiro, está sendo contemplado com sistemas eficientes e integrados, como é o caso das tecnologias em nuvem. 

Na tesouraria, as vantagens trazidas por essas inovações incluem: implementação de uma gestão financeira ágil, geração de insights, redução de custos e fornecimento de informações precisas para que CFOs e CEOs possam ter uma visão completa das finanças da empresa.

A seguir, conheça mais sobre o protagonismo que a tecnologia em nuvem promove à atuação da tesouraria.

O papel dos sistemas em nuvem na Tesouraria corporativa

 

Os serviços em nuvem já são uma realidade cotidiana na maioria das empresas. Segundo a Pesquisa do Tesouro Global 2021, realizada pela PwC, 90% dos entrevistados esperam contar com ferramentas que conectem sistemas para compartilhar dados entre os aplicativos, aumentando a relevância da sua função. 

A consultoria identificou as principais metas de investimentos: ganhar eficiência e gerar insights mais impactantes com o foco em melhorias tecnológicas e inovação digital — pontos importantes para estabelecer uma base que englobe serviços em nuvem.

Trata-se de uma tecnologia que serve de base para as empresas. “A nuvem pode ser um catalisador para a transformação dos negócios corporativos; um potencial divisor de águas para a forma como as organizações irão operar no futuro”, conforme destaca a Deloitte, gigante global de consultoria financeira.

A competência desta modalidade de serviços de infraestrutura se deve às diversas vantagens oferecidas para as empresas que a adotam, incluindo:

1. Escalabilidade

As soluções em cloud computing são arquitetadas visando a sua escalabilidade e a capacidade de atender às necessidades das empresas. Com isso, nos períodos de sazonalidade em que são exigidos mais processamentos dos softwares, os recursos são disponibilizados à medida que necessários, evitando gargalos no processamento no aumento da demanda, ou o uso de recursos excessivos no modo de espera. 

2. Robustez 

Um software de tesouraria e gestão financeira deve contar com uma política clara de backup a fim de recuperar dados caso seja necessário — recurso inerente às tecnologias em nuvem. O cloud computing conta com recursos para proteger tudo que foi registrado, ficando protegido de quedas de energia e de conexão, acidentes internos, entre outros imprevistos.

Isso garante mais confiabilidade, resiliência e robustez para a infraestrutura da empresa, evitando a perda de dados, que pode gerar prejuízos de tempo e recursos.

3. Redução de custos

Dispensando a necessidade de instalação e manutenção de servidores físicos, assim como de redes, a nuvem oferece serviços imediatos para a corporação, sem grandes aportes em equipamentos e times dedicados. 

“Um software em nuvem traz melhorias de custo, já que a empresa deixa de ter um servidor físico e, consequentemente, de ter que manter sua infraestrutura. Todo o trabalho manual é absorvido pela nuvem, e os profissionais podem dedicar-se a tarefas mais críticas para empresa.” — comenta Lúcio Filho, speaker do webinar “Tecnologias na Tesouraria: A influência das decisões rápidas”, realizado pela Gesplan.

4. Segurança 

A atualização constante dos softwares e recursos garante um ambiente blindado contra ações maliciosas externas e tentativas de acesso a dados confidenciais. Uma questão de grande relevância para o setor financeiro, afinal, o vazamento de dados sensíveis da empresa sobre suas movimentações financeiras, senhas bancárias e dados de terceiros tem diversas implicações, tanto na esfera operacional quanto na esfera jurídica e podem provocar danos graves à imagem da mesma.

Com o aumento de ataques digitais no mundo todo, ter um ambiente seguro é uma prioridade para que as empresas possam continuar suas operações com tranquilidade.

Por este motivo, recomenda-se que as tesourarias busquem soluções desenvolvidas em nuvem, seja pública, privada ou híbrida, para que sempre as informações sejam processadas e armazenadas com segurança.

Para Raul Bylaardt, Head de Integrações da Gesplan, “o papel da tecnologia em nuvem hoje é facilitar e agilizar o trabalho da tesouraria. Com isso, o acesso às informações passa a ser 24/7, mesmo que o operador não esteja atuando. Ou seja, a tesouraria funciona de modo ininterrupto”.

Neste ponto, soluções que tenham ampla capacidade de integração com plataformas robustas, como ERPs e outras ferramentas de gestão também em nuvem, garantem visibilidade, flexibilidade, segurança, disponibilidade de dados, minimização de erros e outras vantagens operacionais e gerenciais.

Conector Gesplan: a tecnologia que proporciona dados em tempo real

Pensando na importância da integração entre sistemas para o fortalecimento da tesouraria e da gestão do negócio, a Gesplan desenvolveu uma poderosa ferramenta de integração: o Conector Gesplan

Com base em sua vasta experiência na área e na parceria com gigantes como Totvs, Oracle e SAP, a tecnologia foi desenvolvida para promover integração entre qualquer ERP do mercado.

A tesouraria que conta com o Conector Gesplan pode reunir os principais recursos utilizados em sua rotina com segurança e confiabilidade, garantindo segurança e desempenho, com uma gestão ainda mais moderna e competitiva.

A ferramenta fornece:

  • Monitoramento integral do status de integração;
  • Visibilidade do fluxo de execução dos serviços, processos e etapas;
  • Registro e correção de erros de Software, detalhado por produto e funcionalidade que causou a exceção; 
  • Registro e notificação de erros por intervenção humana, durante a execução de processos complexos; 
  • Notificação de processos em situações críticas;
  • Aumento da capacidade de intervenção, gestão e controle sobre áreas sensíveis.

Fale agora com nossos especialistas e entenda como a integração de sistemas para a tesouraria pode ser mais segura e eficiente com o Conector Gesplan.

Para mais informações sobre tecnologias na tesouraria, assista nosso webinar, no qual reunimos especialistas para falar sobre segurança de dados com sistemas especializados, transações eficientes e tecnologia em nuvem para decisões ágeis da área!

Webinar Tecnologias na Tesouraria

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo