+55 (47) 2101-7070
Voltar

Software as a service: 3 motivos que fazem da tecnologia SAAS a melhor escolha para tesouraria

31 Julho 2023

Atualmente, a tecnologia SaaS atua como um acelerador levando negócios corporativos rumo a mais produtividade e eficiência.

O mercado de Software as a Service cresceu exponencialmente nos últimos anos, tanto no Brasil, quanto em outros países - e atualmente, não é incomum encontrarmos empresas utilizando 100% da tecnologia SaaS para otimizarem seus procedimentos internos.

Se antes este era um tópico popular nos círculos de TI, hoje a computação em nuvem já faz parte da cultura de muitos negócios, e a tendência é que isso cresça cada vez mais. 

Esse recurso ganha ainda mais espaço por conta das muitas vantagens que oferece em diversos campos simultaneamente. Escalabilidade, flexibilidade e, talvez o mais importante, segurança robusta para o novo panorama de ameaças, são algumas das principais características que vêm atraindo um número crescente de organizações a adotarem o SaaS em seus processos.

3 motivos que fazem da tecnologia SaaS a melhor escolha

A tecnologia SaaS aplicada à realidade financeira, permite às equipes de Tesouraria atuarem de forma ágil, mesmo com grande volume de operações. Trata-se de uma maior disponibilidade do software que garante mais confiabilidade, resiliência e robustez para a infraestrutura da empresa, além de evitar a perda de dados que pode gerar prejuízos de tempo e recursos.

Em outras palavras, as razões mais evidentes para áreas financeiras implementarem Softwares as a Service se resumem em três pilares:

1. Redução de custos

Um dos motivos para adotar o SaaS é a redução de custos que ele traz de forma agregada, justamente porque não se faz necessário adquirir novos hardwares a cada programa ou solução implementada na empresa.

Em um cenário em que as companhias buscam - e precisam - produzir mais gastando cada vez menos, esse tipo de ferramenta é essencial e, hoje, muitos negócios já perceberam o quanto isso pode ser vantajoso: segundo uma pesquisa do Google compartilhada pelo IT Forum, a busca pela tecnologia SaaS aumentou 19,1% apenas no Brasil.

A possibilidade de contar com sistemas de qualidade e ainda adicionar novas soluções sem ter que dispor de capital para custos fixos com compra e manutenção de hardwares in loco, foi uma das razões que justificaram esse aumento.

2. Flexibilidade para adaptações

Essa característica agregada aos softwares como serviço garante que os sistemas tenham condições de responder com agilidade aos diversos momentos do negócio, seja crescimento acelerado, sazonalidade, expansão regional ou volume de operações. 

Dentro do cenário financeiro, ao contar com ferramentas SaaS para a tesouraria, os profissionais têm condições de atuar em diversas circunstâncias - e isso se traduz em mais consistência e confiabilidade no trabalho das equipes.

Segundo previsões da IDC, ainda em 2023, 29% das empresas devem fazer investimentos relacionados à tecnologia SaaS. Ou seja, essa solução está sendo vista como um pontapé para a implementação de modelos de negócios flexíveis e preparados para lidar com as  mudanças comuns do mercado com mais facilidade.

3. Segurança aprimorada

Desde que o ambiente online se tornou o “natural” para empresas, a preocupação com a segurança digital só aumentou. Contudo, proteger as informações contra ciberataques e ainda se adequar a Lei Geral de Proteção de Dados, não é uma tarefa fácil.

Novamente, a tecnologia SaaS se mostra a melhor opção, justamente porque a nuvem é uma modalidade reconhecidamente segura, com seus principais provedores no mundo adotando as melhores práticas de defesa digital, além de manter o ambiente constantemente atualizado. 

Com isso, as ameaças cibernéticas passam a ser incomparavelmente menores em relação às outras arquiteturas, constituindo um importante fator que pesa em favor dos Softwares como serviço para a tesouraria - um setor altamente visado pelos tipos de dados que contém.

Segurança da Informação na TesourariaPor que migrar para o Software as a Service?

Com tudo que foi abordado, já deu para perceber porquê tantas empresas estão adotando o Software as a Service. Mas além de toda a economia, escalabilidade e segurança, a tecnologia SaaS também tem o papel de facilitar e agilizar o trabalho da tesouraria. 

Por ser um modelo de fornecimento de software que aproveita a infraestrutura de nuvem, esse recurso permite o acesso às informações 24/7, mesmo que o operador não esteja atuando. Ou seja, a tesouraria funciona de modo ininterrupto.

Migrar para o Software as a Service também abre portas para uma gestão financeira mais conectada, já que muitos dos sistemas são projetados para se integrar facilmente com outras aplicações usadas pela empresa, como os ERP e bancos, gerando uma troca de dados mais eficiente e uma melhor automação de processos, além da redução de erros e aumento da produtividade da equipe.

Tudo isso faz com que as companhias se mantenham competitivas diante das flutuações do mercado, já que seus dados passam a estar a um click de distância, o que favorece tomada de decisões ágeis e ao mesmo tempo embasadas em informações centralizadas.

 

Software as a Service nas finanças: conheças as soluções em nuvem Gesplan

A Gesplan é líder no desenvolvimento de softwares em nuvem voltados para a melhor gestão de tesouraria de médias e grandes empresas, dispondo de soluções para fluxo de caixa, operações financeiras, gestão de locações e arrendamentos (IFRS 16) e gestão de covenants que possuem integração com os principais ERPs do mercado, sendo de forma nativa com Oracle e SAP.

Nossas ferramentas foram desenvolvidas para automatizar processos financeiros e contábeis, além de proporcionar outros benefícios às equipes no que tange a:

  • Visão 360º através de módulos integrados em uma única plataforma, com dashboards gerenciais para ampliar a visão da área de tesouraria e finanças e do negócio como um todo.
  • Compliance, garantindo a integridade e conformidade com as regras locais e internacionais (SOX, IFRS), aproveitando as boas práticas já incorporadas - e sempre atualizadas - nas soluções.
  • Conectividade com o ecossistema financeiro e potencialização do ERP integrando-o às soluções de gestão da Gesplan.
  • Fácil diagnóstico e ação por meio de indicadores atualizados em tempo real para o gerenciamento de riscos e oportunidades.

Se você deseja aproveitar a segurança inviolável, o desempenho eficiente e a alta disponibilidade da tecnologia SaaS, fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita das nossas soluções.

Tesouraria Corporativa

 

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo