+55 (47) 2101-7070
Voltar

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

18 Abril 2024

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação digital também trouxe um número incontável de novos desafios e possibilidades para o universo dos negócios.  

Em um mundo cada vez mais conectado, empreendimentos dos mais diversos ramos têm confiado nos recursos cloud para tocar suas atividades com eficiência. Utilizadas em tarefas variadas que vão desde o compartilhamento de informações em tempo real até o processamento de dados financeiros complexos, as soluções em nuvem são as maiores aliadas das marcas que desejam crescer no mercado.

Tente imaginar como seria o trabalho à distância sem o armazenamento de arquivos em ambiente cloud, por exemplo. Pense também nas equipes de finanças: graças à integração de sistemas e a outras ferramentas baseadas em nuvem, ninguém precisa mais enviar várias tabelas por e-mail todos os dias. Esses exemplos mostram que as tecnologias cloud não apenas viabilizam o trabalho dos times, como também ajudam na otimização de tarefas e contribuem significativamente para o aprimoramento da performance de diversas áreas.

Embora sejam capazes de facilitar a vida de todos os colaboradores de uma empresa, as tecnologias em nuvem são especialmente necessárias para as equipes de TI e gestão financeira. Isso porque as ferramentas cloud são essenciais para a construção da chamada tesouraria colaborativa, abordagem focada na integração entre áreas e no uso estratégico de recursos tecnológicos.

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a Gestão Financeira?

Segundo a Pesquisa sobre Negócios na Nuvem, da PwC, 74% das lideranças já estão engajadas em ações na cloud.

É fácil entender esse posicionamento quase unânime: a pesquisa também mostra que 56% dos líderes acreditam que as plataformas em nuvem são altamente estratégicas quando se fala em crescimento e inovação. Isso significa que, mais do que meros facilitadores de tarefas operacionais, esses recursos já cumprem um papel importante nas tomadas de decisões corporativas. No setor financeiro, por exemplo, eles são responsáveis por estreitar os laços entre as áreas de tesouraria e TI, gerando inúmeros benefícios para ambas as equipes.

Mas como isso acontece na prática? Descubra, a seguir, algumas das formas como o uso da nuvem vem transformando o modo como as empresas lidam com suas finanças.

Acesso remoto e colaboração eficiente 

Uma coisa é fato: a gestão financeira não funciona sem acesso à informação.

A tecnologia em nuvem permite que os responsáveis pelas finanças de uma empresa se conectem aos sistemas de qualquer lugar. Assim, eles conseguem acessar facilmente dados como indicadores financeiros, relatórios e informações ligadas a compliance. Com as plataformas cloud adequadas - que o setor de Tecnologia da Informação deve auxiliar na escolha - a tesouraria pode trocar informações, editar arquivos, acompanhar a saúde financeira da empresa e sinalizar demandas em tempo real, independentemente de barreiras geográficas. Isso torna a colaboração entre as equipes bem mais eficiente e fluida.

New call-to-action

Automatização de processos

Por que fazer manualmente algo que pode ser resolvido de maneira automática pelas máquinas?

Usando ferramentas de nuvem, as equipes de TI conseguem criar sistemas capazes de automatizar demandas que, sem essa facilidade, tomariam muito tempo da tesouraria. Dessa forma, é possível automatizar a reconciliação de contas, elaboração de levantamentos contábeis, processamento de pagamentos e muitas outras tarefas recorrentes. Além de otimizar a performance e economizar tempo, essa modernização evita possíveis prejuízos causados por erros humanos, contribuindo também para a segurança financeira da empresa.

Segurança da Informação na Tesouraria

Integração com outras soluções

A tesouraria do futuro é integrada.

Com a integração de sistemas por meio de nuvem, ficou fácil reunir todos os dados e demandas financeiras da empresa em plataformas unificadoras. O cloud computing permite que os times de TI construam uma sincronização eficiente entre os diferentes sistemas e aplicativos usados pela área de finanças, juntando tudo que a tesouraria precisa em um só lugar. A abordagem holística garante às lideranças e às equipes financeiras uma visibilidade mais ampla e facilitada, eliminando a necessidade de trabalhar com várias plataformas ao mesmo tempo.

Infográfico Tecnologias no setor financeiro

Gestão corporativa eficiente: conheça soluções desenvolvidas para operar em Cloud Computing e facilitar a integração de sistemas

A tecnologia em nuvem veio para revolucionar a poderosa união entre TI e tesouraria.

Graças ao cloud, a modernização das finanças empresariais se tornou acessível para negócios de todos os portes e segmentos de atuação. Por meio da integração de sistemas financeiros em nuvem, as equipes de tesouraria conseguem gerir todas as principais demandas da área com mais eficiência, segurança e agilidade. Para isso, é importante contar com ferramentas atualizadas desenvolvidas para operar em cloud computing, como as soluções da Gesplan.

O Conector Gesplan é uma ferramenta capaz de unificar as plataformas digitais usadas pela área financeira e o sistema de gestão em um ambiente de navegação intuitiva. Com a ajuda desta solução inovadora, as informações financeiras da empresa podem ser acessadas facilmente por quem precisa delas, com garantia de proteção dos dados segundo as normas da LGPD. Assim, é possível gerir demandas ligadas a fluxo de caixa, planejamento orçamentário, operações financeiras, obrigações contratuais, locação e arrendamento e muito mais – tudo em uma única plataforma –.

Além disso, o Conector Gesplan garante a facilidade de implementação de uma solução agnóstica e no code, que pode conectar sistemas SaaS a On Premise conforme as necessidades da empresa, sem sobrecarregar as equipes de TI. 

Nunca foi tão fácil trazer a integração de sistemas financeiros para a sua empresa. Para saber mais, basta entrar em contato com um de nossos especialistas e solicitar uma demonstração.

Conheça o Conector Gesplan  

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo