+55 (47) 2101-7070
Voltar

Tesouraria e Planejamento: Benefícios da Gestão Integrada e Inteligente

27 Setembro 2021

Planejamento financeiro e a tesouraria têm, naturalmente, diversos aspectos em comum, mas nem sempre atuam em conjunto, como deveriam. Entenda por que isso deve fazer parte da sua empresa.

Naturalmente, planejamento financeiro e tesouraria são dois departamentos com ampla sinergia e interesses altamente congruentes; mesmo assim, não são todas as empresas que atuam com eles de forma conjunta, o que pode significar deixar de capitalizar sobre as vantagens de uma abordagem mais próxima das áreas.

Os motivos para isso podem variar: em algumas empresas, o planejamento pode estar coligado ao DP e RH, enquanto a tesouraria pode ser um departamento independente, com diretoria própria. Já em outras, tesouraria e planejamento são funções dentro do departamento financeiro. O fato é que nem sempre estes departamentos estão em sinergia dentro das empresas. 

Como e por que unir as áreas de Planejamento e Tesouraria

O primeiro ponto são as vantagens trazidas pela proximidade destas duas áreas. Para o diretor financeiro que ainda não realizou esta estrutura em sua empresa, vale a pena considerar os seguintes aspectos:

  • Previsibilidade de gastos

Com o planejamento tendo uma visão clara do cotidiano da empresa e a tesouraria recebendo as informações de verbas disponíveis em primeira mão, os gastos se tornam mais previsíveis e o controle, mais efetivo. Ao invés de realizar suas operações completamente separadas, a empresa tende a se beneficiar mais quando cria um fluxo único de planejamento de despesas e investimentos e suas respectivas aplicações no dia a dia.

  • Maior precisão de planejamento

Ao manter as duas áreas juntas, o planejamento ganha muito mais assertividade e precisão. Isso porque as informações de gastos e de comportamento de despesas da empresa (que pode incluir compras de suprimentos, serviços, tecnologia e muito mais) fica mais realista e nítido, o que fortalece a qualidade do planejamento.

  • Mais agilidade na liberação de verba

O departamento de compras frequentemente depende da liberação de fundos da tesouraria para realizar suas atividades e prover os recursos necessários para todas as áreas da empresa. Com o alinhamento entre tesouraria e planejamento financeiro, fica mais fácil decidir sobre a aceitação ou não dos pedidos de compra e, consequentemente, este procedimento se torna mais ágil e efetivo para toda a empresa.

  • Menor discrepância entre projeção e realização

A proximidade entre o planejamento financeiro e a tesouraria faz com que a projeção de despesas esteja cada vez mais próxima da realidade, evitando distorções. Isso acontece porque, com a maior precisão do planejamento, se torna possível até mesmo gerenciar fatores como sazonalidade, oportunidades de compra e expansão do negócio, fazendo com que a diretoria tenha uma visão mais segura e precisa da saúde financeira do negócio.

Estes fatores deixam claro o quanto esta união pode ser útil para o negócio. E, graças à tecnologia, ela pode ser implementada com facilidade.

Tecnologia como aliada na integração das áreas 

O primeiro passo é entender o grau de maturidade tecnológica da organização. O ideal é que ela já conte com alguma ferramenta de ERP, com automação de processos de pagamentos e inteligência para a gestão de recursos do negócio. Isso facilita a atuação conjunta das áreas, na medida em que permite o compartilhamento de informações de que ambas precisam. Caso não haja uma ferramenta apropriada em uso, é necessário definir qual plataforma será utilizada para que as duas áreas enxerguem os mesmos dados, da mesma forma, sem risco de geração de duplicidade e, como consequência, discrepâncias.

É importante, também, analisar as questões organizacionais. Nominalmente, a liderança das áreas também deve atuar de forma próxima, se não unificada. Ao contar com uma gestão única, as duas áreas conseguem receber as mesmas orientações, da mesma forma e com o mesmo objetivo, reduzindo ruídos, aumentando as sinergias e tornando todo o processo mais eficaz.

Finalmente, é sempre uma medida inteligente contar com ferramentas de automação, que ajudem suas atividades financeiras, do planejamento ao pagamento, a serem mais ágeis, precisas e com menos erros. Ao contar com este tipo de solução, tanto o planejamento quanto a tesouraria podem trabalhar com mais conforto, agilidade e, com isso, aproveitar as vantagens que as duas áreas podem oferecer conjuntamente. 

Fale com os especialistas da Gesplan e descubra como implementar uma gestão integrada de Tesouraria e como escolher as melhores soluções para extrair o máximo desta prática.

Automação da Tesouraria: Gestão de caixa em nuvem

Abordando assuntos de interesse tanto da área de planejamento financeiro, quanto da Tesouraria, especialistas Gesplan realizaram, no dia 15/07 o Webinar “Automação da Tesouraria: Gestão de caixa em nuvem”, abordando assuntos como: Planejamento, Tesouraria holística e Gestão de caixa real time.

O Webinar foi um sucesso, e para trazer mais informações, no dia 15/09 novos especialistas se reuniram na segunda edição do evento, trazendo temas como:

  • Gestão de tesouraria eficiente: Inteligente, conectada e colaborativa;
  • Data Driven: Gestão da informação para decisões estratégicas;
  • Tesouraria abrangente: Compliance, LGPD, segurança e internacionalização.

Clique abaixo e assista a gravação!

automação da tesouraria

18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo
20 Março 2024

O Papel do profissional de TI na Transformação Digital da Gestão Financeira

O sucesso de uma companhia vai muito além da gestão de capital. Hoje, a integração entre times é o verdadeiro impulsiona...

Continue lendo