+55 (47) 2101-7070
Voltar

Tesouraria e Planejamento: Benefícios da Gestão Integrada e Inteligente

27 Setembro 2021

Planejamento financeiro e a tesouraria têm, naturalmente, diversos aspectos em comum, mas nem sempre atuam em conjunto, como deveriam. Entenda por que isso deve fazer parte da sua empresa.

Naturalmente, planejamento financeiro e tesouraria são dois departamentos com ampla sinergia e interesses altamente congruentes; mesmo assim, não são todas as empresas que atuam com eles de forma conjunta, o que pode significar deixar de capitalizar sobre as vantagens de uma abordagem mais próxima das áreas.

Os motivos para isso podem variar: em algumas empresas, o planejamento pode estar coligado ao DP e RH, enquanto a tesouraria pode ser um departamento independente, com diretoria própria. Já em outras, tesouraria e planejamento são funções dentro do departamento financeiro. O fato é que nem sempre estes departamentos estão em sinergia dentro das empresas. 

Como e por que unir as áreas de Planejamento e Tesouraria

O primeiro ponto são as vantagens trazidas pela proximidade destas duas áreas. Para o diretor financeiro que ainda não realizou esta estrutura em sua empresa, vale a pena considerar os seguintes aspectos:

  • Previsibilidade de gastos

Com o planejamento tendo uma visão clara do cotidiano da empresa e a tesouraria recebendo as informações de verbas disponíveis em primeira mão, os gastos se tornam mais previsíveis e o controle, mais efetivo. Ao invés de realizar suas operações completamente separadas, a empresa tende a se beneficiar mais quando cria um fluxo único de planejamento de despesas e investimentos e suas respectivas aplicações no dia a dia.

  • Maior precisão de planejamento

Ao manter as duas áreas juntas, o planejamento ganha muito mais assertividade e precisão. Isso porque as informações de gastos e de comportamento de despesas da empresa (que pode incluir compras de suprimentos, serviços, tecnologia e muito mais) fica mais realista e nítido, o que fortalece a qualidade do planejamento.

  • Mais agilidade na liberação de verba

O departamento de compras frequentemente depende da liberação de fundos da tesouraria para realizar suas atividades e prover os recursos necessários para todas as áreas da empresa. Com o alinhamento entre tesouraria e planejamento financeiro, fica mais fácil decidir sobre a aceitação ou não dos pedidos de compra e, consequentemente, este procedimento se torna mais ágil e efetivo para toda a empresa.

  • Menor discrepância entre projeção e realização

A proximidade entre o planejamento financeiro e a tesouraria faz com que a projeção de despesas esteja cada vez mais próxima da realidade, evitando distorções. Isso acontece porque, com a maior precisão do planejamento, se torna possível até mesmo gerenciar fatores como sazonalidade, oportunidades de compra e expansão do negócio, fazendo com que a diretoria tenha uma visão mais segura e precisa da saúde financeira do negócio.

Estes fatores deixam claro o quanto esta união pode ser útil para o negócio. E, graças à tecnologia, ela pode ser implementada com facilidade.

Tecnologia como aliada na integração das áreas 

O primeiro passo é entender o grau de maturidade tecnológica da organização. O ideal é que ela já conte com alguma ferramenta de ERP, com automação de processos de pagamentos e inteligência para a gestão de recursos do negócio. Isso facilita a atuação conjunta das áreas, na medida em que permite o compartilhamento de informações de que ambas precisam. Caso não haja uma ferramenta apropriada em uso, é necessário definir qual plataforma será utilizada para que as duas áreas enxerguem os mesmos dados, da mesma forma, sem risco de geração de duplicidade e, como consequência, discrepâncias.

É importante, também, analisar as questões organizacionais. Nominalmente, a liderança das áreas também deve atuar de forma próxima, se não unificada. Ao contar com uma gestão única, as duas áreas conseguem receber as mesmas orientações, da mesma forma e com o mesmo objetivo, reduzindo ruídos, aumentando as sinergias e tornando todo o processo mais eficaz.

Finalmente, é sempre uma medida inteligente contar com ferramentas de automação, que ajudem suas atividades financeiras, do planejamento ao pagamento, a serem mais ágeis, precisas e com menos erros. Ao contar com este tipo de solução, tanto o planejamento quanto a tesouraria podem trabalhar com mais conforto, agilidade e, com isso, aproveitar as vantagens que as duas áreas podem oferecer conjuntamente. 

Fale com os especialistas da Gesplan e descubra como implementar uma gestão integrada de Tesouraria e como escolher as melhores soluções para extrair o máximo desta prática.

Automação da Tesouraria: Gestão de caixa em nuvem

Abordando assuntos de interesse tanto da área de planejamento financeiro, quanto da Tesouraria, especialistas Gesplan realizaram, no dia 15/07 o Webinar “Automação da Tesouraria: Gestão de caixa em nuvem”, abordando assuntos como: Planejamento, Tesouraria holística e Gestão de caixa real time.

O Webinar foi um sucesso, e para trazer mais informações, no dia 15/09 novos especialistas se reuniram na segunda edição do evento, trazendo temas como:

  • Gestão de tesouraria eficiente: Inteligente, conectada e colaborativa;
  • Data Driven: Gestão da informação para decisões estratégicas;
  • Tesouraria abrangente: Compliance, LGPD, segurança e internacionalização.

Clique abaixo e assista a gravação!

automação da tesouraria

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo