+55 (47) 2101-7070
Voltar

Trabalho colaborativo entre profissionais de finanças, tecnologia e negócios

14 Março 2022

O desempenho em uma empresa depende da sinergia formada entre seus diversos departamentos. Entenda como isso pode funcionar na área financeira

O processo de transformação digital, que já vinha acelerado, tornou-se ainda mais intenso nos últimos anos. Ferramentas de comunicação, colaboração remota, soluções baseadas em nuvem e outras tecnologias passaram de possibilidades para prioridades das organizações dos mais variados setores e portes.

Em consequência, o maior volume de sistemas e a “pilha tecnológica” trouxe um grau de complexidade sem precedentes para o mundo corporativo, elevando a necessidade de ferramentas automatizadas e integradas. Mais do que isso, as empresas vêm enxergando cada vez mais a importância de conectar as pessoas e as áreas dentro do negócio, a fim de gerar sinergia, visibilidade e gestão, imprescindíveis para a boa performance.

O que guiará o trabalho colaborativo entre profissionais de finanças, tecnologia e negócios nos próximos anos?

A ideia de integração entre áreas está cada dia mais em evidência, sobretudo quando falamos de tecnologia, negócios e finanças. Esta tríade corporativa é fator determinante no atual cenário de intensa competitividade e digitalização. 

Essencialmente, tecnologias da informação são a porta para inovações e alto desempenho, enquanto a área de finanças faz uso de dados, inteligência artificial e automação para maior produtividade. Por fim, o profissional com olhar de negócios consegue tomar decisões melhor embasadas e agir de forma mais ágil, através da inteligência das informações geradas, elevando o grau de performance da empresa junto ao mercado.

Dentro deste pensamento, a Deloitte fez um levantamento de alguns dos pontos que mais devem ser afetados neste processo de transformação, e que seguramente vão nortear as ações gerenciais das companhias. Assim, quem busca máxima organização para ter uma base sólida para o seu crescimento, deve ficar atento a fatores como:

  • Dados: a propagação de APIs deve fomentar a padronização de dados, mas não será suficiente, na medida em que a geração cada vez maior de dados passará a ser um grande ponto de atenção. Governança de dados e uma equipe responsável por sua integridade e segurança serão decisivas para a continuidade dos negócios.

 

  • Força de trabalho e local de trabalho: a tendência é que uma nova geração de profissionais, mais confortáveis com o digital e com o trabalho remoto, passe a forçar a necessidade de uma nova postura, mais dinâmica e moderna, por parte das corporações.

 

  • Autosserviço: o uso de ferramentas inteligentes e de forte automação também fará parte do dia a dia desses profissionais. Sendo capaz de realizar a maior parte do trabalho manual, a tecnologia transpõe-se em tempo para a equipe desempenhar atividades mais analíticas e estratégicas.

O roadmap da sinergia

Uma vez entendido como deve ficar o cenário do mundo corporativo daqui em diante, é preciso analisar como obter o máximo de sinergias dentro dele – e já projetar que tipo de vantagens elas podem trazer. Abaixo, citamos alguns exemplos do que deve estar no foco deste trabalho colaborativo:

  • Avanço de estratégias inovadoras: ao colocar profissionais de finanças, TI e negócios atuando em conjunto, é possível estabelecer metas e objetivos em comum, para dispor informações ágeis e relevantes a diversos setores, garantindo que a empresa tenha alto rendimento.

 

  • Aperfeiçoamento da visualização de dados: a análise de dados sempre fez parte do core da área de finanças, algo que deve se tornar ainda mais prevalecente e inteligente daqui em diante. A ideia é deixar as plataformas realizando cálculos pesados e validando índices de mercado em tempo real, enquanto os analistas investem seu tempo com a inteligência do negócio, de modo a contribuir mais com a tomada de decisões.

 

  • Padronização dos sistemas e ferramentas com APIs: com o aumento da complexidade do ambiente, estabelecer a padronização de dados e a integração de ferramentas é essencial para manter a organização e a efetividade das mesmas, sem incorrer na sobrecarga de dados da equipe e na perda de efetividade da gestão.

 

Ao atentar para estes pontos, a empresa tende a atuar com mais produtividade e rendimento da equipe, custos mais controlados (e até mesmo reduzidos), mais adesão às normas de compliance, mais segurança e consistência de dados e mais escalabilidade produtiva. A aproximação de áreas distintas e sua atuação conjunta é, naturalmente, um trabalho complexo e que exige planejamento, mas tende a gerar resultados melhores em médio e longo prazos.

Além disso, sempre vale a pena contar com um parceiro experiente para unir todas essas áreas, e que traga sua expertise para o negócio. É por isso que a Gesplan vem há mais de 20 anos desenvolvendo soluções inteligentes e colaborativas para os departamentos de finanças e Tesouraria. Nossas soluções trazem máxima integração com os principais ERPs do mercado, e contam com dashboards intuitivos e completos para facilitar a gestão, enquanto nossos especialistas trazem insights do mercado nacional e internacional e contribuem com as melhores práticas de gestão de negócios.

Fale com a gente e descubra como tornar a Tesouraria inteligente e colaborativa >

E-book | Tesouraria 2025 7 Tendências para o futuro e o que esperar delas

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo