+55 (47) 2101-7070
Voltar

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

16 Maio 2024

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muitas empresas.

Nas últimas décadas, o trabalho dos especialistas em tecnologia da informação tornou-se uma peça-chave para o sucesso de qualquer empresa.

Não é exagero dizer que a colaboração com a área de TI já é um requisito para o bom funcionamento de quase todos os setores corporativos. Pense em como seria a gestão das finanças empresariais sem o apoio das ferramentas tecnológicas certas, por exemplo. Para que os times financeiros e de tesouraria consigam exercer adequadamente suas funções estratégicas, eles não podem perder tempo com tarefas operacionais, como o preenchimento de documentos recorrentes e os cálculos de fluxo de caixa. Por isso, é importante poder contar com sistemas financeiros capazes de otimizar essas e muitas outras demandas ligadas à área.

Na missão de preservar e multiplicar o patrimônio da empresa, o trabalho conjunto entre gerentes de TI, CFOs e outras lideranças é um fator decisivo para o sucesso. Conhecida como tesouraria colaborativa, essa abordagem baseada na integração entre equipes têm mostrado resultados promissores nas companhias que sabem como usar a tecnologia a favor dos negócios. Nesse cenário, um dos recursos mais valiosos para a geração de valor nas empresas é o uso estratégico dos sistemas financeiros em nuvem – conforme você verá a seguir. 

Nuvem x On Premise: por que a cloud tem sido vista como um facilitador para o time de TI?

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muitas empresas. Mas, afinal, o que faz essas ferramentas serem tão revolucionárias?

Para entender o potencial transformador do cloud computing, é preciso saber como ele funciona. De maneira simplificada, o grande diferencial dos recursos em nuvem é o ecossistema em que eles atuam. Ao contrário de programas e aplicações on premise, que são instalados, armazenados e executados nas próprias máquinas da empresa, as ferramentas cloud ficam em servidores externos que podem ser acessadas remotamente a partir de diversas interfaces.

Dessa forma, os sistemas e softwares em nuvem podem ser acessados rapidamente de qualquer lugar, de acordo com as necessidades das equipes de TI – sem que os profissionais precisem ter acesso físico aos computadores corporativos –. Essa praticidade do uso, juntamente com as infinitas possibilidades de customização, fazem com que as ferramentas cloud tenham um grande potencial de adaptabilidade e escalabilidade. Em outras palavras, os recursos hospedados em nuvem são muito mais flexíveis que as aplicações on premise e se encaixam com mais facilidade nas demandas de cada companhia.

Além disso, eles também costumam ser mais rápidos, acessíveis e até mais seguros, proporcionando aos especialistas em tecnologia uma série de vantagens capazes de melhorar a produtividade e a eficácia do trabalho.

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

As lideranças de tecnologia enfrentam diariamente um grande número de desafios complexos.

Grandes orquestradores por trás do funcionamento da infraestrutura tecnológica corporativa, os gerentes de TI são responsáveis por organizar as integrações entre os sistemas da empresa. Na colaboração com os times de finanças, eles precisam administrar os softwares usados na gestão financeira e garantir a perfeita sincronia dessas ferramentas com o ERP da companhia. Adicionalmente, esses líderes ainda precisam se preocupar com as questões ligadas a segurança de dados, compliance e custos com infraestrutura.

Diante dessas demandas variadas de tantas demandas variadas, os gerentes de TI podem recorrer à nuvem para facilitar e viabilizar vários aspectos da rotina de trabalho. Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios que os sistemas financeiros em nuvem trazem para esses e outros profissionais da área de tecnologia.

1. Armazenamento de dados seguro

O armazenamento em nuvem é a melhor pedida para quem prioriza a segurança dos dados. Afinal, os provedores de serviços cloud constroem plataformas protegidas por sistemas avançados de segurança, com recursos como criptografia, firewalls e autenticação multifatorial. Tudo isso proporciona um ambiente robusto e confiável para informações sensíveis e transações financeiras. Além disso, a possibilidade de acesso remoto faz com que os times de TI possam resolver qualquer imprevisto rapidamente, sem as barreiras físicas do on premise.

Segurança da Informação na Tesouraria

2. Redução de custos

Os serviços em nuvem são acessados de acordo com as demandas dos times, permitindo um melhor controle das despesas voltadas para a infraestrutura tecnológica – em outras palavras, a empresa só paga pelas funcionalidades que usa –. Além disso, essas ferramentas dispensam a necessidade de comprar novas máquinas para hospedar os sistemas e softwares adotados, reduzindo significativamente os custos com aquisição e manutenção de hardware.

3. Escalabilidade e flexibilidade

As necessidades de uma empresa variam bastante de acordo com o período do ano, a fase de crescimento do negócio, a situação do mercado e muitos outros fatores. Por isso, é importante ter ferramentas flexíveis que possam se adaptar perfeitamente a essas mudanças, como é o caso dos sistemas financeiros em nuvem. Por seu grande potencial de escalabilidade, os recursos cloud são capazes de atender a flutuações sazonais, picos de demandas pontuais, etapas de expansão e várias outras situações – sem que os gerentes de TI precisem se preocupar com investimentos adicionais na infraestrutura –.

4. Backup e recuperação de dados

Na era da informação, a integridade dos dados é uma prioridade para qualquer companhia. Até mesmo a perda de um arquivo importante pode causar dores de cabeça significativas para os times de TI, as equipes de finanças e vários outros setores da empresa. Com os sistemas em nuvem, esse risco não existe: uma das maiores vantagens dessa modalidade é a possibilidade de realizar backups regulares e a facilidade de recuperação dos dados. Assim, fica mais fácil se prevenir contra os possíveis prejuízos ocasionados por problemas técnicos, ameaças de cibersegurança ou até mesmo erros humanos.

5. Tempo de implementação reduzido

Por que perder tempo com a configuração das máquinas e a instalação dos sistemas? No caso da nuvem, as ferramentas costumam proporcionar uma implementação fácil e rápida, simplificando o trabalho das equipes de TI e garantindo a disponibilidade operacional dos sistemas em um tempo muito mais curto em comparação com as soluções on premise.

 

Soluções Gesplan: conheça as tecnologias ideais para uma atuação integrada entre TI e gestão financeira corporativa

A integração entre TI e finanças por meio da nuvem veio para revolucionar o dia a dia das empresas.

Mais do que formas de facilitar o cotidiano de trabalho nas duas áreas, os sistemas financeiros em nuvem proporcionam mais eficácia, proteção, estabilidade e regularidade para a gestão financeira corporativa. Afinal, quando se trata de cuidar do patrimônio de um negócio, segurança nunca é demais.

É por isso que a Gesplan se dedica a criar soluções inovadoras de tesouraria e gestão financeira – e todas elas são desenvolvidas para operar em cloud computing –. Além disso, as soluções possuem a certificação internacional SOC 1 tipo II, auditada pela EY, garantindo a eficácia e segurança dos controles internos.

Com o Conector Gesplan, os gerentes de TI conseguem garantir a integração completa entre os softwares de finanças, o ERP da empresa e os outros sistemas essenciais para as operações. Pensado para facilitar o trabalho conjunto entre as áreas de tecnologia e tesouraria, o Conector Gesplan é uma ferramenta agnóstica e NoCode, de fácil implementação, que permite interligar ferramentas SaaS e On Premise de acordo com as necessidades de cada empresa. São funcionalidades de alta performance com atualizações constantes, segurança por criptografia e o suporte integral de um time de especialistas.

Nunca foi tão fácil aproveitar as vantagens transformadoras dos sistemas em nuvem. Para saber mais sobre como a Gesplan pode ajudar a sua empresa a conduzir as finanças com mais eficiência, fale conosco e solicite uma demonstração!

tixtesouraria

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo