+55 (47) 2101-7070
Voltar

Gestão Financeira: como a tecnologia pode facilitar o provisionamento a médio e longo prazo

30 Agosto 2023

Uma tecnologia que possibilite realizar previsões com base em diversos cenários e acompanhar em tempo real as movimentações financeiras é um fator-chave para a construção de um provisionamento eficiente.

É fato que uma gestão de capital eficiente é essencial para tomadas de decisões estratégicas, principalmente por permitir o planejamento financeiro, alocação de recursos, redução de riscos, compliance, transparência e um crescimento sustentável. Assim, os esforços que envolvem o setor contábil são extremamente importantes.

No entanto, para alcançar essa eficácia é preciso contar com alguns pilares fundamentais, como é o caso do provisionamento – uma das atividades mais relevantes para a tesouraria de empresas de qualquer porte e segmento, já que é ela que trata de criar uma reserva de recursos.

O ato de alocar fundos financeiros para fazer frente a obrigações futuras ou a eventos incertos que possam impactar as finanças da organização, é o que garantirá que não haja perdas de caixa e nem chances de endividamento em função do despreparo das equipes - e mais uma vez, a tecnologia se torna protagonista para permitir que essa atividade seja realizada com segurança e precisão.

 

A importância de realizar um provisionamento financeiro

O provisionamento financeiro traz vantagens das mais diversas à gestão de tesouraria da corporação, fazendo com que o método auxilie em diferentes pontos e se torne mais uma ferramenta estratégica de planejamento.

Companhias que realizam um bom provisionamento são também aquelas que terão:

  • Maior transparência em suas finanças

O planejamento com relação aos gastos e separação estratégica de recursos para realizar o seu pagamento, traz mais controle à empresa e ajuda a garantir a transparência com relação a todos os valores que vão sair do caixa, mostrando ainda quando isso vai acontecer e quanto deve ser investido.

  • Mais segurança para uma visão futura

A real situação financeira da organização envolve não só a gestão de caixa atual, mas uma visão clara do futuro – e isso só se torna possível com a realização do provisionamento. A atividade garante a segurança de uma análise de patrimônio mais assertiva e ainda permite compreender qual a liberdade financeira da empresa, evitando compromissos que não cabem no orçamento.

  • Consistência no seu planejamento como um todo

Por fim, a previsão de gastos com a destinação específica de recursos também garante o desenvolvimento de um planejamento consistente. Isso é sinônimo de decisões estratégicas e mais inteligentes, de acordo com a realidade da empresa e sem comprometer seu orçamento ou decisões que já estavam planejadas. Além disso, é essencial para organizar os investimentos de acordo com os setores e necessidades corporativas.

E-book | Tesouraria 2025 7 Tendências para o futuro e o que esperar delas

 

Como a tecnologia pode facilitar o provisionamento a médio e longo prazo

 

Novo - Fluxo de caixa

Já é de conhecimento que uma gestão financeira eficiente envolve o uso de boas ferramentas, afinal, inserções manuais acabam levando a um maior uso do tempo e podem resultar em erros que comprometem diretamente os resultados. 

No provisionamento a realidade não é diferente – e contar com as tecnologias certas também assegurará que ele ocorra exatamente como deveria e ofereça todas as suas vantagens para as equipes de tesouraria.

O método envolve a definição de eventos e situações que provocarão o aumento das obrigações financeiras da organização – os passivos – e a redução de seus bens e direitos – os ativos. Logo, contar com ferramentas que permitam realizar previsões com base em diversos cenários, é essencial e as soluções da Gesplan cumprem esse propósito, através da solução para Gestão de Operações Financeiras - gerenciando contratos financeiros assim como aplicações, empréstimos, fianças, derivativos e mútuos - e da solução para Gestão do Fluxo de Caixa, gerenciando as visões de curto, médio e longo prazo.

Disposta em nuvem, o que a mantém sempre atualizada com o mercado e garante que todos os contratos reflitam exatamente a realidade, a ferramenta ainda conta com recursos voltados a Curvas de Juros ou Moedas (com duas opções: de mercado ou customizadas pelo usuário), o que facilita as previsões de gastos futuros de acordo com as oscilações que podem acontecer.

Essas funcionalidades comprovadamente tornam o provisionamento mais efetivo, já que as equipes poderão cruzar todas as suas obrigações que implicarão em saída de capital - sejam elas internas, como 13º salário, férias e outros benefícios aos colaboradores; ou externas, como cumprimento de obrigações contratuais, compras e etc.

Somadas a esses benefícios, a solução Gesplan ainda conta com outras características que permitirão à tesouraria assumir seu papel estratégico em função de processos de gestão claros e organizados. Confira:

  • Integração com os principais ERP's do mercado através do Conector Gesplan, sendo de forma nativa para Oracle, SAP e Protheus;

  • Relatórios gerenciais de rentabilidade da carteira e custeio da dívida;

  • Painéis e relatórios interativos, com filtros dinâmicos;

  • Sincronização de cotações e taxas junto às principais instituições e agentes reguladores do mercado financeiro;

  • Controle de movimentações, exposição e limites bancários;

  • Análises, projeções e gerenciamento de risco com a simulação de cenários

 

Conheça as companhias que já utilizam as soluções de Operações Financeiras Gesplan para gerenciar seus negócios

Diversas empresas já utilizam a solução Gesplan e aproveitam seus benefícios, especialmente para um provisionamento financeiro eficiente e para uma gestão sólida e consistente. Conheça-as:

  • Raízen

Contando com mais de 40 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócios ao redor de todo o Brasil, a Raízen buscava um sistema de gestão de tesouraria para garantir processos mais eficazes e informações mais claras. 

Segundo Mariana de Oliveira, Gerente de Tesouraria da companhia, a solução Gesplan foi essencial nesse esforço, especialmente por permitir que todas as empresas do grupo estivessem contidas em um mesmo sistema.

A clareza e segurança dos dados também fez toda a diferença. “Ter a possibilidade de passar informações detalhadas ao CFO da companhia permite que ele tome decisões acertadas, com a melhor visibilidade do que aconteceu até ontem”, comentou Mariana.

[Saiba mais]

 

  • Alibem

Para aumentar sua produtividade, a Alibem buscava uma visão mais ampla e segura de suas capacidades como corporação, o que acabou se tornando mais desafiador com a inserção manual de dados e cálculos feitos em planilhas. 

Para resolver essa questão e melhorar sua gestão financeira, a empresa também escolheu a Gesplan. A ideia era trazer mais automação, segurança e produtividade em todos os processos - e o resultado da implantação foi quase imediato, especialmente criando uma rotina mais ágil e segura.

Para Paulo Vargas de Carvalho, gerente financeiro da organização, o “Nosso maior benefício estratégico é ter tudo automatizado, tanto a informação quanto o cálculo, feito de maneira segura”.

[Saiba mais]

 

  • Unimed 

Maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed tinha alguns desafios na gestão financeira de suas unidades em Campinas e Fortaleza. A ideia era inovar, sair do trabalho manual e encontrar uma ferramenta que permitisse automação e acompanhamento das atualizações do mercado.

A solução veio através da Gesplan, que reuniu todas as funcionalidades necessárias à tesouraria das empresas e trouxe um ganho de tempo considerável. Outro ponto importante foi a integração nativa com o ERP da Oracle, ferramenta já utilizada pela Unimed.

Marcelo Grandolpho, analista financeiro da unidade de Campinas, falou sobre os resultados e vantagens: “Com a Gesplan, é bem mais simplificado. Tem várias funcionalidades nas configurações de investimentos, contábeis e de conta que são bem inovadoras. A solução busca taxas e cotas automaticamente, não preciso me preocupar em carregar o sistema, o que é bem interessante”.

[Saiba mais]

 

Provisionamento eficiente e uma gestão financeira ainda mais assertiva

Para mais transparência, uma visão de futuro mais segura e um planejamento consistente, o provisionamento financeiro é um pilar essencial. 

Com as ferramentas certas, como o software de operações financeiras da Gesplan, ele se torna ainda mais claro e preciso gerando resultados que estão de acordo com a realidade da organização.

Quer tornar a sua tesouraria mais inteligente e colaborativa? Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração das soluções.

Tesouraria Corporativa


 

16 Maio 2024

5 vantagens que os sistemas financeiros em nuvem proporcionam para o setor de TI

Cada vez mais populares no universo corporativo, as tecnologias em nuvem são as maiores aliadas dos times de TI em muita...

Continue lendo
02 Maio 2024

Qual é o melhor caminho para implantar a IA na gestão financeira empresarial?

O uso de IA em finanças tem proporcionado a líderes e especialistas a oportunidade de trabalhar em conjunto com ferramen...

Continue lendo
25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo