+55 (47) 2101-7070
Voltar

Gestão Financeira: como a tecnologia pode facilitar o provisionamento a médio e longo prazo

30 Agosto 2023

Uma tecnologia que possibilite realizar previsões com base em diversos cenários e acompanhar em tempo real as movimentações financeiras é um fator-chave para a construção de um provisionamento eficiente.

É fato que uma gestão de capital eficiente é essencial para tomadas de decisões estratégicas, principalmente por permitir o planejamento financeiro, alocação de recursos, redução de riscos, compliance, transparência e um crescimento sustentável. Assim, os esforços que envolvem o setor contábil são extremamente importantes.

No entanto, para alcançar essa eficácia é preciso contar com alguns pilares fundamentais, como é o caso do provisionamento – uma das atividades mais relevantes para a tesouraria de empresas de qualquer porte e segmento, já que é ela que trata de criar uma reserva de recursos.

O ato de alocar fundos financeiros para fazer frente a obrigações futuras ou a eventos incertos que possam impactar as finanças da organização, é o que garantirá que não haja perdas de caixa e nem chances de endividamento em função do despreparo das equipes - e mais uma vez, a tecnologia se torna protagonista para permitir que essa atividade seja realizada com segurança e precisão.

 

A importância de realizar um provisionamento financeiro

O provisionamento financeiro traz vantagens das mais diversas à gestão de tesouraria da corporação, fazendo com que o método auxilie em diferentes pontos e se torne mais uma ferramenta estratégica de planejamento.

Companhias que realizam um bom provisionamento são também aquelas que terão:

  • Maior transparência em suas finanças

O planejamento com relação aos gastos e separação estratégica de recursos para realizar o seu pagamento, traz mais controle à empresa e ajuda a garantir a transparência com relação a todos os valores que vão sair do caixa, mostrando ainda quando isso vai acontecer e quanto deve ser investido.

  • Mais segurança para uma visão futura

A real situação financeira da organização envolve não só a gestão de caixa atual, mas uma visão clara do futuro – e isso só se torna possível com a realização do provisionamento. A atividade garante a segurança de uma análise de patrimônio mais assertiva e ainda permite compreender qual a liberdade financeira da empresa, evitando compromissos que não cabem no orçamento.

  • Consistência no seu planejamento como um todo

Por fim, a previsão de gastos com a destinação específica de recursos também garante o desenvolvimento de um planejamento consistente. Isso é sinônimo de decisões estratégicas e mais inteligentes, de acordo com a realidade da empresa e sem comprometer seu orçamento ou decisões que já estavam planejadas. Além disso, é essencial para organizar os investimentos de acordo com os setores e necessidades corporativas.

E-book | Tesouraria 2025 7 Tendências para o futuro e o que esperar delas

 

Como a tecnologia pode facilitar o provisionamento a médio e longo prazo

 

Novo - Fluxo de caixa

Já é de conhecimento que uma gestão financeira eficiente envolve o uso de boas ferramentas, afinal, inserções manuais acabam levando a um maior uso do tempo e podem resultar em erros que comprometem diretamente os resultados. 

No provisionamento a realidade não é diferente – e contar com as tecnologias certas também assegurará que ele ocorra exatamente como deveria e ofereça todas as suas vantagens para as equipes de tesouraria.

O método envolve a definição de eventos e situações que provocarão o aumento das obrigações financeiras da organização – os passivos – e a redução de seus bens e direitos – os ativos. Logo, contar com ferramentas que permitam realizar previsões com base em diversos cenários, é essencial e as soluções da Gesplan cumprem esse propósito, através da solução para Gestão de Operações Financeiras - gerenciando contratos financeiros assim como aplicações, empréstimos, fianças, derivativos e mútuos - e da solução para Gestão do Fluxo de Caixa, gerenciando as visões de curto, médio e longo prazo.

Disposta em nuvem, o que a mantém sempre atualizada com o mercado e garante que todos os contratos reflitam exatamente a realidade, a ferramenta ainda conta com recursos voltados a Curvas de Juros ou Moedas (com duas opções: de mercado ou customizadas pelo usuário), o que facilita as previsões de gastos futuros de acordo com as oscilações que podem acontecer.

Essas funcionalidades comprovadamente tornam o provisionamento mais efetivo, já que as equipes poderão cruzar todas as suas obrigações que implicarão em saída de capital - sejam elas internas, como 13º salário, férias e outros benefícios aos colaboradores; ou externas, como cumprimento de obrigações contratuais, compras e etc.

Somadas a esses benefícios, a solução Gesplan ainda conta com outras características que permitirão à tesouraria assumir seu papel estratégico em função de processos de gestão claros e organizados. Confira:

  • Integração com os principais ERP's do mercado através do Conector Gesplan, sendo de forma nativa para Oracle, SAP e Protheus;

  • Relatórios gerenciais de rentabilidade da carteira e custeio da dívida;

  • Painéis e relatórios interativos, com filtros dinâmicos;

  • Sincronização de cotações e taxas junto às principais instituições e agentes reguladores do mercado financeiro;

  • Controle de movimentações, exposição e limites bancários;

  • Análises, projeções e gerenciamento de risco com a simulação de cenários

 

Conheça as companhias que já utilizam as soluções de Operações Financeiras Gesplan para gerenciar seus negócios

Diversas empresas já utilizam a solução Gesplan e aproveitam seus benefícios, especialmente para um provisionamento financeiro eficiente e para uma gestão sólida e consistente. Conheça-as:

  • Raízen

Contando com mais de 40 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócios ao redor de todo o Brasil, a Raízen buscava um sistema de gestão de tesouraria para garantir processos mais eficazes e informações mais claras. 

Segundo Mariana de Oliveira, Gerente de Tesouraria da companhia, a solução Gesplan foi essencial nesse esforço, especialmente por permitir que todas as empresas do grupo estivessem contidas em um mesmo sistema.

A clareza e segurança dos dados também fez toda a diferença. “Ter a possibilidade de passar informações detalhadas ao CFO da companhia permite que ele tome decisões acertadas, com a melhor visibilidade do que aconteceu até ontem”, comentou Mariana.

[Saiba mais]

 

  • Alibem

Para aumentar sua produtividade, a Alibem buscava uma visão mais ampla e segura de suas capacidades como corporação, o que acabou se tornando mais desafiador com a inserção manual de dados e cálculos feitos em planilhas. 

Para resolver essa questão e melhorar sua gestão financeira, a empresa também escolheu a Gesplan. A ideia era trazer mais automação, segurança e produtividade em todos os processos - e o resultado da implantação foi quase imediato, especialmente criando uma rotina mais ágil e segura.

Para Paulo Vargas de Carvalho, gerente financeiro da organização, o “Nosso maior benefício estratégico é ter tudo automatizado, tanto a informação quanto o cálculo, feito de maneira segura”.

[Saiba mais]

 

  • Unimed 

Maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed tinha alguns desafios na gestão financeira de suas unidades em Campinas e Fortaleza. A ideia era inovar, sair do trabalho manual e encontrar uma ferramenta que permitisse automação e acompanhamento das atualizações do mercado.

A solução veio através da Gesplan, que reuniu todas as funcionalidades necessárias à tesouraria das empresas e trouxe um ganho de tempo considerável. Outro ponto importante foi a integração nativa com o ERP da Oracle, ferramenta já utilizada pela Unimed.

Marcelo Grandolpho, analista financeiro da unidade de Campinas, falou sobre os resultados e vantagens: “Com a Gesplan, é bem mais simplificado. Tem várias funcionalidades nas configurações de investimentos, contábeis e de conta que são bem inovadoras. A solução busca taxas e cotas automaticamente, não preciso me preocupar em carregar o sistema, o que é bem interessante”.

[Saiba mais]

 

Provisionamento eficiente e uma gestão financeira ainda mais assertiva

Para mais transparência, uma visão de futuro mais segura e um planejamento consistente, o provisionamento financeiro é um pilar essencial. 

Com as ferramentas certas, como o software de operações financeiras da Gesplan, ele se torna ainda mais claro e preciso gerando resultados que estão de acordo com a realidade da organização.

Quer tornar a sua tesouraria mais inteligente e colaborativa? Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração das soluções.

Tesouraria Corporativa


 

25 Abril 2024

Como escolher um sistema para gestão de tesouraria?

Ao escolher um software para as finanças, analisar processos, regras de compliance e integrações com ERPs é essencial.

Continue lendo
18 Abril 2024

Tecnologia em nuvem: como essas soluções aprimoram o trabalho da TI junto a gestão financeira?

Não é segredo que a tecnologia em nuvem já é uma parte essencial do cotidiano de muitas empresas. Mas a transformação di...

Continue lendo
04 Abril 2024

FP&A: O que é e por que é fundamental para a sua empresa?

Envolvendo atividades de planejamento, previsão, orçamento e funções analíticas, O FP&A é um conceito eficiente para...

Continue lendo