Fale Conosco +55 (47) 2105-5000

Clientes

Com mais de 600 empresas multinacionais e nacionais atendidas, a Gesplan tem experiência na integração com os principais sistemas de gestão (ERP) do mercado

Confira as grandes marcas que utilizam as soluções Gesplan

Cases de Sucesso

Veja como a Gesplan melhorou o planejamento e gerenciamento econômico-financeiro de mais de 600 empresas

Como a rede varejista Marisa automatizou processos manuais e otimizou o tempo da sua equipe com as soluções WFN Cash e Financing

Com uma receita líquida anual de aproximadamente R$ 3 bilhões, a Marisa é a maior rede de lojas especializadas em moda íntima feminina e uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário do mercado brasileiro, com 400 lojas distribuídas nacionalmente e quase 70 anos de atuação.

Em 2014, a necessidade de acurar as particularidades de cálculos e automatizar os processos manuais levou a empresa a procurar um conjunto completo de soluções de tesouraria que atendesse de forma ampla, não somente à integração de caixa e operações financeiras, mas que também trouxesse conforto para as auditorias interna e externa, com transparência e segurança das informações.

As soluções Cash e Financing Gesplan foram implementadas na rede de lojas, proporcionando vantagens significativas em diversos pontos. Além dos ganhos já esperados, também foram obtidos benefícios que atendiam à estrutura específica da gestão e do fluxo de caixa.

“A utilização dos vários relatórios nos ajudou a substituir os que anteriormente eram feitos de forma manual, e que podiam ter erros por conta da interferência humana. Eram montados para atender auditoria, hoje eles podem ser montados de acordo com a necessidade de cada área solicitante e têm a validade de serem extraídos do sistema, que é o mesmo que efetua a contabilização, ou seja, reflete o que de fato foi registrado nos livros da companhia.”

 

Rodolfo dos Santos Ramos
Coordenador de Operações Financeiras

A solução trouxe também confiança e mais produtividade para o dia a dia da equipe. Para fins de auditoria, a exportação dos dados do sistema evita ajustes manuais e, por regras de Compliance, é fundamental ter um sistema que evita fraudes. Além disso, o controle de garantias com diferentes períodos de apuração e de Marcação a Mercado em derivativos, que antes eram controlados em planilhas, foram também validados pela auditoria externa da empresa. A interpolação das taxas futuras da BMF é realizada automaticamente pela solução para chegar aos valores mais precisos para a data dos contratos, e agora o resultado é mais acurado do que a previsão utilizada anteriormente, e com muito menos tempo de trabalho também.

A geração de relatórios em tempo real e a automatização de cálculos e integrações, prontos já pela manhã para as atividades mais analíticas, foram grandes ganhos da companhia. O trabalho próximo à equipe de RI (Relações com Investidores) demanda informações com frequência, por isso, o fornecimento de relatórios de apoio financeiro às outras áreas e análises para a diretoria é uma funcionalidade que trouxe, além da otimização do tempo, a acuracidade das informações. Alimentar a planilha com novas taxas e índices de mercado, a cotação atualizada do dólar, recalcular os contratos e projeções de pagamentos e despesas financeiras futuras, agora são funções apenas do sistema Gesplan.

Em 2017, as novas tecnologias embarcadas nas soluções Gesplan também foram aprovados pela Marisa!

“Os ganhos de fato são diversos em todos os sentidos, a ferramenta é excelente. Talvez não utilizemos todo os recursos que a ferramenta proporciona, mas recomendamos com certeza. ”

 

Rodolfo dos Santos Ramos
Coordenador de Operações Financeiras

Com mais de 15 anos de atuação, a Gesplan já reduziu riscos e incertezas do processo decisório dos negócios de mais de 500 grandes e médias empresas, nacionais e multinacionais, com soluções integradas de gestão financeira, orçamento, tesouraria e planejamento estratégico, que complementam os principais ERPs do mercado. A sólida experiência em diversas tesourarias, dos mais variados segmentos, e qualificação da equipe convertem-se em um diferencial determinante nos resultados do negócio.

Como a EcoRodovias otimizou o Planejamento Econômico-Financeiro com as soluções Gesplan

A EcoRodovias é um dos maiores grupos de infraestrutura e logística integrada do país, que opera ativos de logística intermodal, concessões rodoviárias e serviços correlatos, de forma sustentável e socialmente responsável.

Desafio

Até meados da década de 2000, o processo orçamentário na EcoRodovias era realizado por meio de planilhas. Esta metodologia era pouco produtiva, devido à grande quantidade de informações a serem integradas sem um processo sistêmico, automatizado e dinâmico de gestão orçamentária. Além disso, a desorganização no fluxo das informações dificultava a comunicação e prejudicava o planejamento econômico financeiro da organização. Somando a esses aspectos, a necessidade de descentralização do orçamento, chegou-se à conclusão de que era essencial uma ferramenta para solucionar todas estas questões e eliminar os riscos e incertezas nos processos decisórios.

Projeto

A partir desta conclusão, a EcoRodovias iniciou uma parceria com a Gesplan, buscando melhorias nos processos. Nesse contexto, a execução do projeto ocorre em três frentes:

Acompanhamento do Orçamento Realizado x Orçado e Descentralização
Através da solução GS/Budget, o orçamento, antes centralizado em planilhas, passou a ser elaborado e acompanhado sistematicamente. As informações de realizado x orçado dentro do Gesplan são descentralizadas entre os gestores responsáveis pelas áreas ou centros de custo da organização. O GS/Budget tornou possível o acompanhamento, além dos gastos fixos, das informações de Recursos Humanos e investimentos.

Gestão das Operações Financeiras

A solução GS/Financing foi implantada para realizar simulações e acompanhamento dos contratos de captações, aplicações e mútuos, projetando resultados operacionais de curto, médio e longo prazo. Atualmente, para o acompanhamento das operações financeiras é utilizado o WFN, em plataforma web, tornando ainda mais dinâmica a gestão destas informações.

Planejamento Econômico-financeiro

A solução GS/Plan foi implantada para realizar simulações de mudanças estruturais e organizacionais, como aquisição de empresas, cisões e incorporações, a fim de executar um planejamento tributário e societário consistente com objetivo de maximizar resultados de curto e longo prazo.

Resultado

Como ganhos a serem elencados após a execução do projeto, pode-se mencionar:

  • Maior agilidade e controle na elaboração do planejamento orçamentário, o que permitiu uma redução na variação do Orçado x Realizado, utilizando recursos como o Forecast para minimizar as oscilações durante o ano;
  • Melhora na consistência das informações geradas com base nas regras de negócios de cada empresa do grupo e premissas do cenário, gerando as peças de reportagem para avaliação e controle do planejamento financeiro e tributário;
  • Aumento da eficiência no planejamento tributário e apoio na decisão das regras societárias como o uso de Juros de Capital Próprio, Antecipação de Dividendos e Reserva de Lucro;
  • Simulação de uma nova empresa ou um novo segmento, possibilitando na visão consolidada do grupo a contribuição de resultado positivo ou negativo, apoiando nas decisões de aquisição ou rejeição.

“A solução proporciona segurança e confiança nas decisões estratégicas feitas com base nas simulações e projeções econômico-financeiras para aquisições e investimentos de longo prazo. Dentre as várias análises feitas pelo grupo EcoRodovias, relacionadas às estimativas de seus resultados no exercício, mas também o reconhecimento da legislação vigente, da política adotada e dos resultados da empresa em exercícios anteriores. Este, entre outros recursos utilizados na solução Gesplan, nos ajuda a consolidar nossas boas práticas na gestão financeira e governança.”

 

Fabio Trugillo
Gerente Corporativo de Planejamento Financeiro

A Pague Menos, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, implementou a solução WFN Financing para a gestão dos contratos financeiros

Todo o processo de implementação, incluindo cadastros e validação dos contratos, parametrizações contábeis e criação de dashboards financeiros, foi executado em menos de dez dias, de forma remota, sem a necessidade de deslocamentos de consultores ou do cliente.

A Gesplan investiu em novas tecnologias aproveitando toda a expertise de diversos projetos realizados em mais de 15 anos, o que tornou o produto robusto, ágil e mais fácil de operar, seguindo protocolos modernos de segurança. A solução em nuvem não exigiu nenhum investimento da Pague Menos em equipamentos ou instalações físicas e conta a integração contábil e financeira com o ERP SAP.

“A plataforma online de cálculo e controle de dividas e aplicações da GESPLAN veio trazer a dinamicidade e praticidade que a Pague Menos estava buscando. Altamente funcional, a GESPLAN compilou e organizou nossas dezenas de planilhas anteriormente usadas em uma única plataforma e, ainda, nos ofereceu uma visão gerencial para análise através dos seus dashboards. Por fim, e o mais importante, foi que a solução nos trouxe uma confiança na mensuração dos nossos saldos contábeis.”

 

Gleycianne Brígido Rabelo
Planejamento e Relações com investidores